Banco ou corretora: qual é o melhor para investir?

Neste artigo, exploramos as diferenças fundamentais entre investir por meio de bancos ou corretoras de valores. Abordaremos a natureza das duas instituições, diferenças nas plataformas, variedade de produtos e serviços e como fazer a escolha certa para seus objetivos financeiros.

Escrito por

Compartilhe:

Na sua família ou no seu círculo de amigos, você tem noção de quantas pessoas têm dinheiro investido em algum banco? Provavelmente todas, não é? E em uma corretora de valores? Você conhece muita gente do seu círculo que investe nesse tipo de instituição? Provavelmente não, correto? Isso porque, devido à grande presença histórica em todas as regiões do Brasil, os bancos criaram uma ligação cultural com o brasileiro que é difícil de desfazer. Nesse artigo, discutiremos se é melhor investir em banco ou corretora.

Além disso, a comodidade de utilizar uma mesma instituição para realizar todos os serviços financeiros possíveis é um diferencial para escolha. Portanto, por essas razões, muitos dos brasileiros optam por realizar investimentos utilizando os bancos.

Acontece que, para investimentos, eles muitas vezes não oferecem os melhores serviços, devido a uma série de fatores. E esses fatores estão ligados à própria natureza de uma instituição bancária e ao seu leque de serviços.

Nesse artigo você conhecerá as principais diferenças entre investir o seu dinheiro por meio de um banco ou por meio de uma corretora de valores. E eu garanto que você vai se surpreender.

Natureza das duas instituições

Por qual motivo os bancos não oferecem os melhores serviços de investimentos? Como já falamos, isso se deve principalmente à natureza da instituição bancária. Ou seja, os bancos não têm como principal finalidade a realização de investimentos, diferentemente das corretoras de valores.

investir em banco ou corretoraOs bancos têm sua origem voltada à guarda do dinheiro e à concessão de crédito. Foi por esse motivo que essas instituições surgiram, muito tempo antes das primeiras corretoras. Com o desenvolvimento financeiro, os bancos passaram a ofertar outros produtos, assim como também investimentos. No Brasil, por exemplo, um dos principais produtos de investimento ligado aos bancos foi a caderneta de poupança.

Queridinha dos brasileiros, a poupança, apesar da baixíssima rentabilidade, continua sendo uma das preferidas do investidores brasileiros. A segurança, a cultura e a comodidade dessa modalidade de investimento são alguns dos motivos que a fazem ser muito utilizada. Esse direcionamento por parte dos bancos para produtos como a poupança ou mesmo títulos de capitalização, é um exemplo de como eles podem deixar a desejar quando se fala em leque de produtos de investimento.

Nos Estados Unidos, os bancos são utilizados exclusivamente para a concessão de crédito e financiamentos. A maioria esmagadora dos americanos realiza os seus investimentos usando corretoras e distribuidoras de valores.

Já as corretoras e distribuidoras…

As corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, por sua vez, surgiram especificamente para servir o mercado de capitais. Diante disso, seu modelo de remuneração já surgiu variável, seguindo porcentagens dos ganhos das operações dos clientes. Por essa razão e pela expertise das corretoras sobre os diferentes produtos de investimento, elas ofertam ao investidor algo mais próximo das suas necessidades.

Mas o que é uma corretora? Em resumo, corretoras e distribuidoras não fornecem crédito, mas são especializadas em ações, renda fixa, derivativos e tudo aquilo que é relacionado ao universo dos investimentos.

Diferenças na plataforma

Profit

Um ponto que pesa bastante a favor das corretoras são as suas plataformas de investimento, os famosos home brokers. Na comparação entre bancos e corretoras, as plataformas das corretoras de valores levam muita vantagem quando falamos dos recursos disponibilizados.

Além dessa vantagem, o fato de você ter uma conta em uma corretora possibilita a realização de investimentos por meio de plataformas específicas e completas. O Pro, por exemplo, possibilita que o investidor tenha recursos avançados de análise, ampla variedade de indicadores e execução rápida de ordens.

Se você investe por meio de bancos, não consegue ter acesso direto a esse tipo de avanço. Ao investir utilizando plataformas de bancos, é possível somente que você faça investimentos simples em renda fixa, com serviços limitados no que se refere à renda variável.

Variedade de produtos e serviços

A variedade de produtos e serviços de cada instituição é bem diferente, devido à natureza de cada instituição, como já aprofundado anteriormente. Pelo escopo de atuação, os bancos possuem uma gama muito mais variada de produtos e serviços do que as corretoras. Entretanto, se o seu real interesse é investimento, as corretoras possuem grande vantagem na variedade de produtos.

Variedade de produtos e serviços: bancos

Os bancos ofertam serviços de conta corrente, depósitos bancários, poupança, seguros, consórcios, previdência privada, cartões de crédito e outros serviços financeiros. Além disso, também ofertam produtos de investimento em renda fixa, como CDBs, LCAs e LCIs. Um produto muito vendido pelos bancos são os títulos de capitalização, que são oferecidos como investimento, mas estão enquadrados como seguro privado pela SUSEP.

📰 Saiba mais:

LCA ou CRA? Você conhece as diferenças?

LCI ou CDB? Qual escolher?

Conheça os principais tipos de FIIs

Como investir R$ 300,00 por mês para aposentadoria

Variedade de produtos e serviços: corretoras

As corretoras, por sua vez, ofertam produtos e serviços financeiros voltados completamente à realização de investimentos. Desse modo, é possível atuar no mercado de renda variável, comprando ou vendendo ações, por exemplo. Além disso, outro tipo de investimento que somente pode ser feito através de corretoras é o empréstimo de ativos e o uso de outros ativos como garantias em operações. Por meio das corretoras, também, é possível operar no mercado de opções e mercados futuros, além do mercado de renda fixa convencional, como CDBs.

As principais atividades de uma corretora já demonstram como o seu leque de produtos e serviços é vasto:

  • Compra e venda de títulos e valores mobiliários por conta própria e de terceiros;
  • Operações em bolsas de mercadorias e de futuros por conta própria e de terceiros;
  • Intermediação da oferta pública e a distribuição de títulos e de valores mobiliários no mercado;
  • Operações em bolsas de valores;
  • Administração de carteiras e custódia de títulos e de valores mobiliários;
  • Emissões de títulos e de valores mobiliários no mercado;
  • Funções de agente fiduciário;
  • Instituição, organização e administração de fundos e clubes de investimento;
  • Intermediação de operações de compra e venda de moeda estrangeira, além de outras operações no mercado de câmbio;
  • Prática de operações de compra e venda de metais preciosos, no mercado físico, por conta própria e de terceiros;
  • Realização de operações compromissadas;
  • Prática de operações de conta margem;
  • Prestação de serviços de intermediação e de assessoria ou assistência técnica, em operações e atividades nos mercados financeiro e de capitais.

Escolha o que faz sentido para você

Como você pode perceber, há uma grande diferença entre investir por meio de bancos e por meio de corretoras de valores mobiliários. Se você almeja criar patrimônio de forma consistente e diversificada, a sua escolha deve ser uma corretora de valores mobiliários.

📰 Saiba mais:

ANCORD: guia completo da certificação mais procurada do mercado financeiro

Preciso de um corretor para comprar ações?

Oferta Pública: conheça a maior operação do mercado financeiro

Como funciona a Conta Digital XP?

Continue com a MELVER para mais conteúdos de qualidade. Invista sempre, invista melhor.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.