Home Broker: funcionalidades e vantagens

O home broker é uma plataforma virtual por meio da qual é possível fazer seus investimentos com autonomia. Acesse o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Escrito por

Compartilhe:

Se você costuma investir em ativos do mercado financeiro ou ainda está se planejando para começar, precisa saber tudo sobre o home broker, um software que trouxe mudanças profundas para o cenário de investimentos.

Leia este artigo para entender:

  • o que é o home broker;
  • quais são as funcionalidades do home broker;
  • quais são as vantagens de utilizar o home broker;
  • qual é a diferença entre home broker e broker;

O que é o home broker?

Home broker é um sistema virtual em que é possível negociar ativos financeiros, como ações, fundos imobiliários, ETFs, contratos futuros ou opções. O objetivo do home broker é facilitar o processo de compra e venda, permitindo que investidores atuem sozinhos no mercado, com total autonomia para gerenciar sua carteira e tomar suas decisões.

A plataforma simplifica o processo de compra e venda das ações que estão listadas na Bolsa de Valores e, a partir dela, o investidor consegue cadastrar uma ordem imediata ou programar sua operação — o que pode acontecer, por exemplo, caso a pessoa queira realizar as suas operações fora do horário de funcionamento da Bolsa.

É importante saber ainda que cada instituição financeira ou corretora tem seu próprio sistema e oferece a seus clientes para que possam operar. O investidor pode acessá-lo via computador ou dispositivo móvel, como tablets e smartphones, desde que o aparelho esteja conectado à internet.

Funcionalidades do home broker

As funcionalidades da plataforma home broker vão além da possibilidade de comprar e vender ações sem precisar estar plugado a uma mesa de operações. Você pode acompanhar a variação de cotações de uma ação em tempo real, o que facilita a tomada de decisão.

Depois que uma ordem de compra ou venda é realizada, o investidor também consegue monitorar esse processo pela plataforma para confirmar se ela já foi executada, o que, se a Bolsa está em horário de funcionamento, é praticamente instantâneo. Essa velocidade é essencial para que as melhores oportunidades possam ser aproveitadas.

Outras duas funcionalidades bastante interessantes são a de “stop gain” e “stop loss”, que permitem ao investidor emitir uma ordem que automatize o processo de compra ou venda de uma ação quando ela atingir determinado resultado. Dessa forma, você não precisa estar logado o tempo todo no sistema para vender ou comprar uma ação no momento que reconhece como o mais apropriado, o que minimiza os seus riscos.

Vantagens do home broker

Usar uma plataforma de home broker para investir traz diversas vantagens, sendo as principais delas:

Agilidade

Até a implementação dessa plataforma, investir em uma ação exigia entrar em contato com sua instituição bancária ou corretora e aguardar o atendimento de um operador. Com isso, perdia-se um tempo precioso para aproveitar a oportunidade — já que as movimentações do mercado são rápidas e, muitas vezes, imprevisíveis.

Com o home broker, o processo é muito mais rápido, já que o próprio investidor emite a ordem de compra ou venda quando desejar, sem precisar aguardar qualquer tipo de atendimento.

Autonomia

Essa vantagem está totalmente atrelada à anterior, já que a agilidade está diretamente relacionada à autonomia que o investidor tem de comandar suas próprias operações sem depender de um operador de corretora.

Liberdade geográfica e de tempo

Você pode acessar o sistema virtual a qualquer hora e de qualquer lugar que esteja, desde que tenha um aparelho conectado à internet, tanto para acompanhar as movimentações do mercado e das suas ações quanto para emitir ordens de compra e venda.

Sem a necessidade de comparecer a uma corretora ou, mesmo, de ser atendido por um operador, há um enorme ganho de liberdade. Vale lembrar, no entanto, que fora do horário de funcionamento da Bolsa a sua ordem não será instantânea, e sim, agendada.

Economia

Aprender a operar por meio de um sistema home broker significa economia, já que a taxa de corretagem via plataforma, geralmente, é menor que taxas de operações feitas via mesa (broker).

Qual é a diferença entre home broker e broker?

Para finalizar, não podemos deixar de explicar qual é a diferença entre home broker e o profissional broker, já que é muito comum que as pessoas confundam os dois termos ou, até mesmo, acreditem que são a mesma coisa. Não são!

O broker é um intermediário entre o investidor e suas ações, ou seja, um corretor, que pode ser tanto uma pessoa física quanto uma empresa. O objetivo do broker é interligar os compradores e vendedores dos ativos e atuar como um facilitador da transação.

Essa, portanto, é uma das inúmeras profissões relacionadas às finanças. Quer entender mais sobre o assunto? Aproveite para ler também o nosso guia básico de profissões do mercado financeiro!

📰 Leia também:

Conheça o mercado de opções, suas vantagens e desvantagens

MRP: Conheça o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.