Conheça o Mercado de Opções, suas vantagens e desvantagens

O mercado de opções é o local em que são negociadas opções de compra e venda de ações e de outros ativos, em um prazo determinado, por um preço preestabelecido. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto!

Escrito por

Compartilhe:

Não é só de compra e venda direta de ações que vivem os investidores da bolsa de valores. Conheça o mercado de opções para se proteger das flutuações da bolsa. Leia este artigo para entender:

  • o que é o mercado de opções;
  • os tipos de contrato de opções;
  • as diferenças entre opções americanas e europeias;
  • o funcionamento da compra e venda de opções;
  • as vantagens e desvantagens desse mercado.

O que é o mercado de opções

Quem compra uma opção adquire o direito de comprar ou vender ações em um momento determinado, com preço preestabelecido. O mercado de opções é o lugar no qual esse tipo de negociação acontece.

Entenda os tipos de opções

Existem dois tipos de opções. Entenda cada um deles:

Opção de compra (ou call)

Nesse caso, a pessoa que compra a opção (chamada de titular) paga um valor (chamado de prêmio) para adquirir o direito de comprar a ação mais tarde, por um preço estabelecido, chamado de strike.

O vendedor (ou lançador) recebe esse valor e passa a ter, então, a obrigação de vender a ação pelo preço combinado quando a hora chegar.

Opção de venda (ou put)

Nesse tipo de contrato, quem quer vender a ação por um preço preestabelecido é quem paga um valor (prêmio) para ter esse direito.

Quando chega o momento determinado, no entanto, ele não é obrigado a vender, mas caso queira, o vendedor da opção (lançador) possui a obrigação de comprar as ações por ele vendidas, já que recebeu um prêmio por isso.

📰 Saiba mais

O mínimo que você precisa saber sobre opções. Mas não tinha a quem perguntar

Entenda os códigos – tickers – das opções

Conheça as diferenças entre opções americanas e europeias

Além dos dois tipos diferentes de opções, existe, ainda, uma diferenciação de categoria entre as próprias opções:

  • opções americanas: o titular pode ser exercer o direito a qualquer momento antes do prazo determinado, se essa for sua vontade.
  • opções europeias: o titular só pode exercer a opção na sua data determinada.

Como funciona a compra e a venda de opções

A melhor forma de explicar como funcionam as transações no mercado de opções é por meio de exemplos, e é isso que vamos fazer. Para facilitar, utilizamos valores baixos, apenas a título de ilustrar a situação.

Imagine, então, que você é o dono de uma ação que, atualmente, vale 300 reais. Uma pessoa quer comprá-la daqui a 1 ano, e, de acordo com a análise do cenário, acredita que, quando esse momento chegar, ela estará valendo 700 reais.

No entanto, ela quer comprar por 500 reais — e, então, paga a você o valor de um prêmio para assegurar que ela poderá comprar pelo preço preestabelecido, no prazo determinado.

Para calcular o valor do prêmio da opção, leva-se em consideração tanto os valores intrínsecos e extrínsecos da ação quanto a relação entre oferta e demanda do ativo no momento.

Suponhamos que, no caso exemplificado aqui, o prêmio seja de 100 reais:

  • Valor da ação hoje: 300 reais
  • Valor do prêmio: 30 reais
  • Valor presumido da ação em 1 ano: 700 reais
  • Valor que o comprador quer pagar na ação: 500 reais

O comprador da opção, então, paga ao detentor da ação 100 reais para poder comprar as ações por 500 reais daqui a 1 ano. O comprador da opção quer que a ação, na verdade, esteja valendo 700 ou 1.000, assim ele pode comprá-la por 500.

Por outro lado, o vendedor da opção tem a obrigação de vender, já que foi recebeu antecipadamente por isso com o valor do prêmio.

Com esse exemplo, é possível perceber que o mercado de opções é uma forma de investir mais indicada para quem já tem maior conhecimento sobre investimentos, a ponto de conseguir fazer análises mais certeiras para o futuro e lucrar com essas transações.

Vantagens e desvantagens do mercado de opções

Para quem entende o mercado financeiro a ponto de fazer análises coerentes, investir no mercado de opções é uma ótima estratégia para usar as flutuações da bolsa a seu favor. Assim, antes de investir propriamente na ação, investe-se na sua tendência de alta ou baixa.

Essa é uma forma do investidor aumentar a rentabilidade da sua carteira por meio do controle das zonas de lucro ou prejuízo e, outra vantagem interessante, é que com isso é possível aumentar a renda a curto prazo.

Em geral, ações mais rentáveis são estratégicas a longo prazo e, por isso, o mercado de opções se torna uma saída para movimentar o dinheiro mais rapidamente.

📰 Leia também:

Como Ser Um Assessor de Investimentos de Sucesso.

Assessor de Investimento Especialista em Opções: Estratégias para Melhores Resultados

Titular (direito) x Lançador (obrigação)

É importante entender, no entanto, que esse tipo de transação oferece riscos diferentes para o titular (quem compra a opção) e para o lançador (quem vende). É mais seguro ser o titular, porque como é ele quem paga o prêmio, ele pode desistir da compra ou venda caso essa deixe de fazer sentido quando chegar o momento. Nesse caso, o máximo que ele pode perder é o valor do prêmio.

O lançador, por sua vez, recebeu o valor do prêmio e, portanto, é obrigado a cumprir com seu compromisso, seja de vender, seja de comprar. É por isso que essa parte interessada deve analisar a situação de forma ainda mais cautelosa, pois é quem mais tem chances de sofrer perdas grandes.

Se você leu este artigo até o final, é porque está interessado em aprender mais sobre o mercado financeiro e o universo dos investimentos, certo? Caso esteja pensando, também, em fazer carreira na área, não deixe de conferir o nosso Guia de profissões do mercado financeiro!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.