Assessor de Investimento: Tudo o que você precisa saber para ser um

Entenda a profissão de assessor de investimentos, qual é o perfil dessa função, as principais atribuições e as habilidades necessárias.

Escrito por

Compartilhe:

O mercado financeiro oferece muitas possibilidades de carreiras promissoras, com alta remuneração, e uma delas é a de assessor de investimento. Para se destacar na profissão, no entanto, é necessário se capacitar para desempenhar um excelente trabalho e aumentar os ganhos dos clientes. Leia este artigo para entender:

  • o que faz um assessor de investimento;
  • como o profissional de assessoria é remunerado;
  • porque se tornar um assessor de investimento;
  • quais são as principais habilidades esperadas do profissional de assessoria;
  • como se tornar um assessor de investimento.

O que faz um assessor de investimento

Esse profissional é responsável por apresentar o mercado financeiro para clientes que querem investir. O assessor atua como sócio de um escritório de assessoria por que deve, obrigatoriamente, estar atrelado a uma corretora, operando como uma ponte entre ela e os investidores. Entre as atribuições do cargo, de acordo com a Resolução CVM 178/2023 estão:

Prospecção e captação de novos clientes

Cabe ao assessor de investimento trazer novos clientes para a sua carteira e, consequentemente, para a corretora.

📰 Saiba mais:

Como aumentar a prospecção de clientes na assessoria de investimento

Recepção, registro e transmissão de ordens para os sistemas de negociação

Como dito acima, o assessor de investimento atua como uma ponte entre os clientes investidores e a corretora. Dessa forma, uma de suas funções é transmitir à instituição financeira as ordens do cliente.   É importante frisar que esse profissional não pode recomendar investimentos ou tomar decisões pelos seus clientes, como faz um analista ou gestor de fundos — ele apenas apresenta as opções e informa à corretora quais foram as decisões tomadas.

Prestação de informações sobre os produtos oferecidos

É função do assessor de investimento apresentar aos seus clientes todos os produtos oferecidos pela corretora que representa.

Como o assessor investimentos é remunerado?

A remuneração (o salário) do assessor de investimento se dá por meio de comissões. Isso significa que o profissional não cobra um valor fixo para executar os seus serviços; ele ganha uma porcentagem do valor dos produtos financeiros que conseguir vender ao cliente.

📰 Saiba mais:

Como é a remuneração do assessor de investimentos

Como um assessor de investimento ganha dinheiro?

Por que se tornar um assessor de investimento?

O dinheiro é o combustível do mundo e, por isso, cada vez mais pessoas se preocupam em encontrar a melhor maneira de aprimorar os seus rendimentos e aumentar o patrimônio. Logo, o cenário está extremamente próspero para o assessor de investimento: profissionais com essa certificação financeira estão entre os mais requisitados do mercado.   Além de a oferta de vagas estar em alta, a remuneração para quem tem boa capacitação na área é excelente e o cargo ainda oferece muita liberdade. Em grande parte dos casos, o assessor pode fazer os seus próprios horários e trabalhar de onde quiser, desde que entregue os resultados esperados.

Quais são as principais habilidades esperadas do assessor de investimento

Quem deseja se tornar um assessor de investimento de sucesso precisa desenvolver algumas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. São elas:

Boa comunicação

Por agir como ponte entre os clientes e a corretora, este profissional precisa saber se comunicar muito bem. Ele precisa se manter em contato constante com os investidores e conseguir contornar momentos de maior estresse.

📰 Saiba mais:

Reuniões na assessoria de investimento: quais são e como se preparar para elas

Reuniões e contatos digitais na assessoria de investimento

Proatividade

Como uma das funções principais do assessor de investimento é a prospecção de novos clientes, a proatividade é fundamental. Além disso, essa habilidade é muito necessária para que ele se mantenha constantemente atualizado sobre as novidades e tendências do mercado, o que também é fundamental nesse cargo.

Autogerenciamento

A liberdade para trabalhar demanda muita responsabilidade e capacidade de autogerenciamento. Alguém que não tenha foco, organização e disciplina terá dificuldades para se destacar na área.

Habilidades de venda

A responsabilidade final do assessor de investimento é vender os produtos e serviços da corretora aos clientes, e, por isso, o profissional deve desenvolver habilidades de persuasão e vendas.

Como se tornar um assessor de investimento?

É claro que as soft skills citadas no tópico anterior são importantes, mas nem só delas é feito um profissional capacitado. Quem quer se tornar um assessor de investimento bem-sucedido precisa ter um amplo conhecimento do mercado financeiro, estudar para obter a certificação exigida para essa área, se registrar na CVM e, é claro, se vincular a uma corretora.

O Exame de Certificação AI, popularmente conhecido como prova da ANCORD, é o pré-requisito necessário para a certificação do Assessor de Investimento. Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD) é a responsável pela elaboração do exame. Para obtê-la, é necessário realizar uma prova com 80 questões e acertar ao menos 70% delas.

📰 Saiba mais:

Entenda o que e qual o papel da ANCORD

Como dissemos antes, a conquista da certificação é obrigatória para que seja possível ao profissional realizar o seu registro na CVM, mas ela não faz, sozinha, um bom profissional. Por isso, aqueles que querem se destacar de verdade devem se dedicar muito aos estudos para ter um sólido conhecimento do mercado financeiro e de suas funções.

📰 Saiba mais:

Como fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro?

O curso preparatório da MELVER conta com 23 módulos que abarcam todo o conteúdo necessário para formar agentes autônomos de sucesso. São mais de 140 aulas e 1.000 questões objetivas on-line, que podem ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar.   Para conferir mais informações, acesse a página do curso preparatório para certificação ANCORD em nosso site e tenha uma jornada de sucesso no mercado financeiro.

Veja mais

Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.
Descubra as métricas da assessoria de investimento para alcançar o sucesso. Conheça as estratégias comerciais diferenciadas e saiba como se destacar no competitivo mercado da assessoria.
Empréstimo ou financiamento? Este guia completo desvenda as diferenças entre essas opções, ajudando você a tomar decisões financeiras informadas. Compreenda taxas, prazos e cenários práticos para uma vida financeira mais segura e planejada.