Como fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro?

Explore a transição de carreira para o mercado financeiro, descubra suas oportunidades e desafios. Saiba como planejar, adquirir certificações e construir um perfil forte com a MELVER, líder em cursos preparatórios para certificações financeiras.

Escrito por

Compartilhe:

Se até as gerações anteriores o ideal de carreira da maioria dos indivíduos era se formar em uma faculdade e trabalhar por anos e anos na mesma especialidade, de preferência de forma concursada e vitalícia, é inegável que isso mudou atualmente.

Grande parte das pessoas passou a enxergar a vida profissional como um caminho repleto de possibilidades e desafios. Portanto, isso dá margem à busca de novos horizontes e à exploração de diferentes áreas.

Quem está querendo passar por uma transição de carreira pode ser impulsionado por uma série de motivos. Por exemplo, a busca por mais realização pessoal, o desejo ganhos maiores, a vontade de explorar novos talentos. Bem como a necessidade de se adaptar às mudanças constantes do mercado de trabalho atual.

Nesse cenário, o mercado financeiro tem sido cada vez mais atrativo para profissionais de diferentes áreas prévias. Se você tem vontade de transicionar sua carreira para esse ramo, leia o artigo e entenda:

  • as oportunidades do mercado financeiro;
  • como fazer sua transição de carreira para o mercado financeiro.

Entenda as oportunidades do mercado financeiro

Se você está pensando em começar um processo de transição de carreira, mas ainda não sabe muito sobre as vantagens de trabalhar no mercado financeiro, precisa entender que esse ramo oferece muitas oportunidades de construir uma trajetória sólida, lucrativa e, em muitos casos, autônoma.

A flexibilidade é um benefício que tem pesado cada vez mais na busca dos profissionais de hoje em dia, que querem conquistar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Grande parte dos cargos do mercado financeiro permite liberdade de tempo e liberdade geográfica. Por exemplo, assessores, especialistas e consultores de investimentos, além de planejadores financeiros conseguem, muitas vezes, trabalhar remotamente e com alta flexibilidade de horários.

As vastas opções de atuação dessa área também permitem que ela atraia (e conquiste) diferentes perfis de profissionais.

📰 Leia também:

Guia básico de profissões do mercado financeiro

Soft skills: o que são, sua importância e como adquiri-las no mercado financeiro

Seja influencer no mercado financeiro

Seja influencer no mercado financeiro

Como fazer sua transição de carreira para o mercado financeiro

Antes de tudo é importante saber que qualquer transição de carreira exige muito planejamento, reflexão e organização. Mudar de área é bastante desafiador, pois envolve deixar pra trás toda a familiaridade com o ramo. Além disso, muitas vezes, significa abandonar uma trajetória já bem estabelecida, para se aventurar em territórios desconhecidos. Para isso, a autoavaliação e a preparação são fundamentais.

Antes de embarcar em uma transição, reflita sobre suas habilidades, seus interesses e suas metas profissionais. Faça uma boa pesquisa sobre a área que te atrai para ter uma ideia de quais capacidades exigidas já são do seu conhecimento e quais precisarão ser trabalhadas.

No caso específico do mercado financeiro, além de habilidades, você vai precisar de certificações que comprovam que você está apto para atuar em determinadas funções, e obtê-las exige uma boa dedicação aos estudos. Além disso, é essencial prestar atenção em:

Networking

Construir uma rede de contatos é importante em qualquer profissão e no mercado financeiro mais ainda. Para isso, comece desde cedo a participar de conferências, workshops e encontros relacionados ao setor. Apostar em um bom perfil do Linkedin também faz muita diferença, pois essa rede social é extremamente relevante para a área.

Aproveite esse espaço para compartilhar conhecimentos, certificados, estudos e, é claro, seguir profissionais e empresas do mercado financeiro que você admira, para estar cada vez mais em contato com esse universo e com as pessoas que estão nele.

Experiências

Lembre-se de que, por mais que você já esteja em um ponto alto de sua trajetória atual, apostar numa transição de carreira exige pisar um tanto no freio. Não tenha vergonha nenhuma de começar do zero, pelo contrário: isso é muito importante para que você ganhe experiência.

Considere, então, a possibilidade de buscar estágios, trabalhos temporários e projetos freelancers em empresas financeiras ou mesmo departamentos financeiros de outras organizações. Mesmo as pequenas oportunidades, que parecem irrelevantes, são essenciais no início da carreira para aumentar sua experiência prática e sua exposição ao ambiente e aos profissionais da área.

Querer colocar o carro na frente dos bois logo no início da jornada nem sempre vai te trazer bons resultados.

Cursos

Transição de Carreira para o Mercado Financeiro: Cursos

Por fim, além das soft skills que devem ser desenvolvidas, pois são necessárias para profissionais do mercado financeiro, são diversos os conhecimentos específicos da área que precisam ser estudados. Para aprendê-los, é essencial contar com cursos de qualidade como seus aliados.

A MELVER é uma empresa de referência em cursos preparatórios para as certificações financeiras, oferecendo aulas de altíssima qualidade, suporte de professores renomados e a possibilidade de fazer simulados atualizados para testar seus conhecimentos antes das provas.

Além de preparar os profissionais para os exames, os cursos da MELVER os capacitam verdadeiramente para atuar com excelência no mercado. Por isso, instituições de renome procuram nossos alunos que têm grandes chances de se destacar.

Está querendo dar esse novo passo na sua vida e fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro? Não deixe de contar com a MELVER. Aproveite para conhecer já o nosso curso preparatório para a CPA-10, a certificação inicial para quem quer trabalhar na área.

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.