Vantagens de trabalhar no mercado financeiro: saiba por que migrar para essa área

Alta remuneração, bons benefícios, networking… Leia o artigo para saber mais sobre essas e outras vantagens de trabalhar no mercado financeiro.

Escrito por

Compartilhe:

O mercado financeiro é um setor que tem atraído muitos profissionais em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia e a globalização, essa área vem se tornando cada vez mais dinâmica e oferece diversas oportunidades de carreira em bancos, corretoras e fundos de investimento, dentre outras possibilidades.

Neste artigo, listamos algumas das principais vantagens de trabalhar no ramo e falamos sobre como elas podem contribuir para o crescimento profissional e pessoal de quem opta por atuar neste segmento.

Entenda o que é mercado financeiro

Imagine um mercado municipal, onde os mais diversos produtores estão reunidos para vender seus itens. O mercado financeiro é muito parecido! Embora não demande necessariamente um espaço físico e os produtos oferecidos sejam mais abstratos, assim como os mercados comuns, o financeiro é um ambiente destinado a compra e venda, nesse caso, dos chamados ativos mobiliários e de moedas estrangeiras.

Bastante diversificado, o mercado financeiro é dividido em quatro tipos:

Mercado de câmbio

Tem como objetivo a troca de moedas. Aqui, as principais instituições são as corretoras de câmbio, as casas de câmbio e os bancos de câmbio, além dos grandes bancos múltiplos.

📰 Saiba mais:

Mercado de câmbio: guia rápido para assessores de investimento

Mercado de crédito

No qual os investidores emprestam dinheiro e cobram taxas por isso. Assim, grandes bancos, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos digitais e financeiras são as principais instituições atuantes.

Mercado monetário

Onde ocorrem todas as transações de curtíssimo prazo entre bancos.

Mercado de capitais

Onde acontecem as intermediações entre investidores e empresas que precisam de recursos. Bancos múltiplos, bancos de investimento, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, além de empresas que necessitam de recursos, são os principais players.

Assim como em qualquer outro setor, os profissionais atuam nos mais diversos níveis de cargos e responsabilidades, bem como em diferentes empresas.

Principais vantagens de trabalhar no mercado financeiro

Trabalhar no mercado financeiro oferece a grande oportunidade de construir uma carreira sólida e lucrativa, além de, em muitos casos, garantir mais autonomia, liberdade geográfica e tempo. Conheça algumas das vantagens de atuar nesse segmento.

Ótima remuneração

Já vamos começar com uma das vantagens mais importantes, afinal quem é que não trabalha buscando a realização financeira, não é mesmo? O mercado financeiro é uma ótima opção para profissionais capacitados que queiram alavancar seus ganhos.

A área é conhecida por oferecer salários elevados e bônus generosos, que aumentam à medida que a pessoa se especializa  e avança em suas responsabilidades e cargos.

Além disso, vale lembrar que estar próximo da circulação do dinheiro e se capacitar com esse tipo de conhecimento ajuda muito, é claro, na hora de cuidar dos próprios rendimentos. Tem muita gente com dinheiro por aí que não faz ideia de como investi-lo e fazê-lo trabalhar sozinho, lidar diariamente com esse mercado oferece muitas oportunidades de aprendizado nesse sentido.

Benefícios trabalhistas diferenciados

Além da alta remuneração e dos bônus, profissionais que atuam como contratados em empresas do ramo financeiro costumam contar com benefícios como:

  • excelentes planos de saúde;
  • auxílio-maternidade;
  • auxílio-creche;
  • previdência privada.

Mais autonomia e liberdade

As possibilidades de trabalhar como contratado de uma instituição financeira estão longe de ser as únicas opções no mercado financeiro. Nesse sentido, bons profissionais têm muitas chances de se sobressair trabalhando de maneira autônoma e, com isso, conquistar a própria liberdade geográfica e, até mesmo, de tempo.

Aprendizado e crescimento constante

Pessoas que gostam de monotonia e zona de conforto não conseguem se encaixar nesse mercado, que é extremamente dinâmico. Quem gosta de estar em constante movimento, aprendizado e crescimento, no entanto, certamente encontra nessa área um solo extremamente fértil.

Para ser um profissional de êxito no mundo dos investimentos, é necessário manter-se constantemente atualizado sobre os rumos do mercado, suas tendências e regulamentações, e descobrindo a todo tempo como recalcular rotas e lidar com as adversidades.

Essa rotina, certamente, cria profissionais cada vez mais resilientes, preparados para lidar com os mais diversos tipos de desafios, o que traz ganhos não apenas profissionais mas, também, pessoais.

Possibilidade de experimentar diferentes áreas

Outra grande vantagem do dinamismo do mercado financeiro é a possibilidade de, dentro de um mesmo setor, experimentar diferentes áreas tanto para encarar novos desafios quanto para descobrir qual delas é a sua favorita.

Assessor de investimento, gestor de risco, planejador financeiro. Ou seja, são muitas as demandas do mercado por profissionais capacitados.

📰 Saiba mais:

Guia básico de profissões do mercado financeiro

Networking

O networking é essencial para se desenvolver profissionalmente e ter acesso a oportunidades cada vez melhores, e esse é mais um quesito no qual o mercado financeiro é prolífico.

O dia a dia de trabalho oferece a oportunidade de estabelecer contatos valiosos com clientes e colegas influentes e criar relações extremamente úteis para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Desvantagens de trabalhar no mercado financeiro

Finalmente, é preciso falar também dos maiores desafios de trabalhar no mercado financeiro, que não necessariamente precisam ser encarados como desvantagens, e sim como uma peneira para filtrar os melhores profissionais: a competitividade é muito alta, bem como o nível de responsabilidade e a pressão.

Não é à toa, no entanto: lidar com o dinheiro e o patrimônio de outras pessoas não tem como ser um trabalho leviano, e essas “desvantagens” são necessárias para que apenas pessoas realmente capacitadas consigam ocupar boas posições.

📰 Leia mais:

Uma das formas de fazer esse filtro é por meio das certificações necessárias para se trabalhar em cada tipo de cargo. Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia também o nosso artigo sobre as certificações financeiras e as áreas mais bem remuneradas.

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.