Como passar na certificação CPA-10? Confira 4 dicas

Leia o artigo para entender como estudar para obter a certificação CPA-10 e começar a trabalhar na distribuição de produtos de investimento.

Escrito por

Compartilhe:

Lidar com dinheiro, especialmente o dos outros, demanda muito conhecimento e responsabilidade. Portanto, as certificações são a maneira de mostrar que um profissional está habilitado a prestar esse tipo de serviço. Por isso, quem quer trabalhar no mercado financeiro precisa saber que muitos cargos  exigem uma certificação específica, obtida mediante uma prova.

A porta de entrada para trabalhar na área de investimentos é a CPA-10, emitida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Com ela, é possível atuar na distribuição de produtos de investimento. A prova é reconhecida por apresentar um nível inicial de complexidade, perfeita para quem está ingressando no mercado.

Quer saber como estudar e passar na certificação CPA-10? Então, siga com a MELVER neste artigo para conferir quatro dicas!

O que é a certificação CPA-10 e como conquistá-la

Emitida pela ANBIMA, a CPA-10 é a certificação mínima para quem quer começar a trabalhar no mercado financeiro. Obtê-la é necessário para atuar com a distribuição de produtos de investimento em bancos e outras instituições financeiras.

Para conquistá-la é preciso ter ensino médio completo e passar em uma prova composta por 50 questões. A prova tem uma duração máxima de 2h. O requisito mínimo para aprovação é acertar ao menos 70% das perguntas.

📰 Leia também:

O que é certificação cpa 10 ou cpa 20?

A inscrição é realizada no site da ANBIMA e, mediante o pagamento da taxa, é possível agendar o exame de acordo com a disponibilidade do calendário de provas.

4 dicas para passar na prova da certificação CPA-10

Agora que você já entendeu qual é o objetivo da certificação CPA-10 e quais são as principais questões burocráticas relacionadas à prova para obtê-la, confira dicas de como estudar para CPA-10 e passar na prova!

Segue nossa recomendação de como estudar para CPA-10:

  1. Confira todo o conteúdo da prova.
  2. Faça simulados.
  3. Escolha bem a data da prova.
  4. Faça um curso preparatório.

A seguir, detalhamos cada um desses pontos.

1. Confira todo o conteúdo contemplado pela prova

O primeiro passo para começar a estudar para a prova de cada uma das certificações do mercado financeiro é saber exatamente qual é o conteúdo que pode cair nela. Portanto, certifique-se de fazer uma leitura completa do edital do exame para obter essas informações.

Os 7 módulos cobrados na prova são:

  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor;
  • Noções de Economia e Finanças;
  • Princípios de Investimento;
  • Fundos de Investimento;
  • Instrumentos de Renda Variável e de Renda Fixa;
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL.

A partir disso, faça um planejamento de estudos que contemple todo o conteúdo. Programe o tempo necessário para ler sobre o assunto, fazer exercícios e reler para tirar as principais dúvidas.

Não subestime nenhum dos tópicos, porque além de todos estarem presentes na prova, absorvê-los adequadamente é muito importante para obter o nível de conhecimento requisitado para sua atuação profissional. Lembre-se sempre: o objetivo final nunca deve ser a prova em si, e sim a prática responsável da sua função, após a aprovação.

2. Faça simulados

Fazer simulados é uma tarefa essencial na sua jornada de estudante, para entender se o seu conhecimento do conteúdo está sendo bem aplicado ao tipo de perguntas da prova e, além disso, aprender a controlar o tempo necessário para fazê-la na íntegra.

O resultado obtido nos simulados também é um guia que mostra o quão pronto você está para prestá-la e quais são os tópicos mais sensíveis, para que você possa direcionar melhor o seu tempo de dedicação.

3. Escolha bem a data da sua prova

O ideal é que você comece a se preparar antes de marcar a prova, porque só quando iniciar seus estudos compreenderá melhor o tempo que precisará para se organizar devidamente.

Depois de conferir todo o conteúdo e montar o seu planejamento de estudos, faça o possível para agendar a prova para pouco tempo após o término desse plano: dessa forma, os tópicos estarão frescos na sua memória e, ao mesmo tempo, fica uma brecha de tempo para ser utilizada em caso de atrasos no planejamento.

4. Faça um curso preparatório

Nem todo mundo consegue ser autodidata ou manter a disciplina necessária para estudar por conta própria, e também é difícil encontrar conteúdo de qualidade espalhado pela internet. Por isso, escolher um bom curso preparatório para a certificação CPA-10 é um passo fundamental para conquistar a aprovação.

Além disso, como falamos mais acima, o objetivo final do aprendizado nunca deve ser passar numa prova, mas sim compreender o conteúdo de maneira aprofundada e prática o suficiente para que você possa cumprir com excelência a sua função de trabalhar com produtos de investimento.

É importante lembrar, ainda, que investir em um bom curso preparatório pode te poupar dos gastos e da ansiedade de precisar prestar a prova mais de uma vez antes de finalmente passar.

A MELVER é uma empresa que nasceu com o objetivo de empoderar profissionais e transformar positivamente a sociedade por meio de cursos do mercado financeiro. O curso preparatório para a CPA-10 é inteiramente on-line e conta com mais de 100 aulas que você pode ver e rever quantas vezes quiser durante todo o prazo de vigência da matrícula. É possível, também, fazer simulados para testar sua preparação para a prova e assistir a centenas de resoluções das questões em vídeo.

Para obter mais informações e adquirir o curso, acesse a página da certificação CPA-10 em nosso site e comece já a transformar a sua carreira!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.