Como trabalhar no mercado financeiro: habilidades e certificações necessárias

Trabalhar no mercado financeiro é o passo que vai transformar a sua vida e as suas finanças. Leia o artigo e saiba como migrar para esse ramo!

Escrito por

Compartilhe:

O processo de desbancarização que vem ocorrendo nos últimos anos, no Brasil, impulsionado pelo surgimento das fintechs, aumentou a relevância do trabalho das corretoras, distribuidoras e plataformas de investimento, bem como o dos profissionais do ramo.   Possibilidades de atuação como de assessor de investimentos, especialista e planejador financeiro passaram a atrair cada vez mais os olhares de pessoas que desejam alcançar maior liberdade e rentabilidade em suas carreiras.   Mas, afinal, como trabalhar no mercado financeiro? Leia este artigo para saber como migrar para essa área e quais são as habilidades e as certificações necessárias.

Formação para trabalhar no mercado financeiro

É muito comum que estudantes ou profissionais de áreas como economia, contabilidade e administração sintam uma inclinação mais natural para trabalhar com o mercado financeiro e já tenham adquirido conhecimentos muito relevantes para atuar no ramo. Não contar com uma dessas formações prévias, no entanto, não é um impedimento.   Isso porque a atuação em grande parte das funções não exige uma formação acadêmica específica. Em vez disso, exigem as chamadas certificações financeiras, que são emitidas por diferentes instituições, mediante provas.   Além disso, algumas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, também são fundamentais para quem quer alcançar o sucesso no mercado financeiro.

Quais são as soft skills mais importantes para trabalhar no mercado financeiro

A habilidade comportamental mais importante para quem deseja migrar para o mercado financeiro é a resiliência. É preciso ser forte e resistente para passar da fase da arrebentação, que é o início da carreira. Habilidades comerciais e de persuasão também são grandes diferenciais, especialmente para um cargo como o de assessor de investimentos.   A curiosidade e, aliada à ela, a vontade de se atualizar constantemente também são extremamente necessárias, já que os cenários estão em constante movimento e é preciso se manter sempre muito bem-informado.

Pode até soar engraçado, mas, apesar de lidar diretamente com a matemática, as atuações do mercado financeiro não são apenas ciências exatas e 2+2 nem sempre é igual a 4: tudo pode mudar do dia para a noite. Por isso, a capacidade de resolver problemas, se readaptar e propor novas estratégias com agilidade também é fundamental.   Por fim, mas não menos importante, a boa comunicação é fundamental, já que os profissionais estão em constante contato com seus clientes e com as plataformas de investimentos.

Como se preparar adequadamente para obter as certificações do mercado financeiro?

Agora que você já sabe quais são as soft skills mais importantes para quem quer trabalhar no mercado financeiro e que as certificações financeiras são obrigatórias para atuar no ramo, vai descobrir como se preparar para obtê-las.   Primeiramente, confira uma lista das principais certificações e os cargos que as demandam:

  • CPA-10 – distribuidor de produtos de investimento;
  • CPA-20 – distribuidor de produtos de investimento para clientes de alta renda;
  • ANCORD (AI) – assessor de investimento;
  • CEA – especialista em investimentos;
  • CFP – planejador financeiro.
  • CNPI – Analista de investimentos.

📰 Saiba mais:

CPA-10: Posso fazer a prova da certificação em casa?

CEA: conheça os módulos mais difíceis

Apesar de as provas para obtê-las levarem a fama de serem bastante complexas, garantir uma certificação não significa que você será um bom profissional — e, como em todas as áreas, são aqueles que atuam com excelência que conseguem se destacar e alcançar os melhores postos e resultados.   O ideal, portanto, é se preparar para a prova por meio de conteúdos realmente completos, optando por cursos que possibilitem o seu desenvolvimento, e não apenas a “decoreba” de conceitos que têm grandes chances de serem esquecidos após o exame.   Além disso, assim como o nome de uma universidade famosa tem seu peso no currículo de um médico, a instituição que você escolhe para se profissionalizar no mercado financeiro também faz toda a diferença.

Prepare-se com a MELVER

A MELVER nasceu para transformar a sociedade nos âmbitos individual e coletivo por meio do empoderamento de profissionais do mercado financeiro. Seus cursos são extremamente reconhecidos no ramo e a parceria com as mais diversas empresas tanto para o treinamento quanto para o recrutamento de alunos possibilitam o rápido ingresso no mercado.   Muito além do conteúdo, os diversos cursos para obtenção de certificação financeira da MELVER oferecem também:

  • o desenvolvimento das habilidades necessárias;
  • e-books exclusivos
  • simulados atualizados para treinamento;
  • centenas de questões de provas anteriores resolvidas em vídeo;
  • suporte técnico e de conteúdo 7 dias por semana.

 

📰 Leia mais:

Assessor de Investimento — Tudo o que você precisa saber para ser um profissional de sucesso

Quem é e o que faz um analista de valores mobiliários

Quem é e o que faz um consultor de valores mobiliários

Certificações financeiras: conheça as áreas mais bem remuneradas

Após a conclusão do curso, o aluno recebe o certificado digital de conclusão com o selo MELVER e já tem, de cara, além da ótima formação, esse diferencial. Para conhecer mais cada uma das opções, leia o nosso artigo sobre cursos do mercado financeiro e dê o próximo passo para transformar a sua carreira!

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.