CPA-20: o que é e como tirar essa certificação

Descubra como se preparar efetivamente para a certificação CPA-20 no mercado financeiro. Leia dicas valiosas, faça simulados e conheça cursos especializados.

Escrito por

Compartilhe:

O mercado financeiro vem chamando cada vez mais a atenção de pessoas que buscam uma carreira sólida e bem-remunerada — mas para ingressar e se desenvolver nela, é preciso comprovar o seu conhecimento.

Se lidar com o próprio dinheiro já exige bastante responsabilidade, cuidar do patrimônio dos clientes é ainda mais delicado e, por isso, diferentes posições no mercado financeiro exigem a conquista de certificações específicas. A CPA-20 é uma delas.

Leia este artigo para entender:

  • O que é a CPA-20;
  • Como obter a CPA-20;
  • Como passar na prova da CPA-20.

O que é a CPA-20

CPA-20 é a sigla para Certificação Profissional ANBIMA série 20. Os profissionais que querem atuar na distribuição de produtos de investimento para clientes de varejo de alta renda, private, corporate e investidores institucionais requisitam essa certificação.

Como obter a CPA-20

CPA-20: como tirar essa certificação

A única maneira de conquistar a certificação CPA-20 é passando no exame da ANBIMA. A prova possui 60 questões e você precisa acertar ao menos 70% delas, ou seja 42 questões ou mais. As áreas de conhecimento avaliadas são:

A prova é realizada nos centros da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem duração de 2h30. A inscrição e o agendamento devem ser realizados no site da ANBIMA e, em 2023, o valor é de R$360,00 para os associados da instituição e de R$430,00 para não associados. Como não há necessidade, não é permitido usar calculadora financeira para a realização do exame.

Imediatamente após a conclusão do exame, é possível conferir na tela do computador o resultado provisório. O resultado oficial é enviado por e-mail em até 15 dias.

Como passar na prova da CPA-20

O primeiro passo para obter a certificação CPA-20 é se atentar às informações práticas acima, mas, além disso, aqui estão outras dicas que podem te ajudar a alcançar melhores resultados na prova:

Leia o edital da prova

É muito comum que, em meio à ansiedade, muitos candidatos de uma prova não leiam o edital na íntegra e, sim, passem apenas o olho correndo. Essa é a primeira falha que você pode cometer! Entender exatamente como funciona a prova, bem como seu conteúdo, é o primeiro passo para se preparar bem e não cometer erros básicos que podem te fazer reprovar.

Primeiramente: esteja familiarizado com o que é a ANBIMA. Entender a instituição responsável pela prova é fundamental. Depois disso, baixe o edital no site e leia-o inteiramente, mais de uma vez, se precisar, tirando dúvidas sobre os pontos mais importantes.

Crie um planejamento de estudos

Criar um cronograma de estudos é muito importante para que você reserve o tempo necessário na sua rotina para aprender todo o conteúdo necessário. A prova não é fácil, justamente porque seu objetivo é garantir que os profissionais que obtiverem a certificação estejam realmente aptos a atuar na função de distribuidor de produtos de investimento para clientes de alta renda.

Sendo assim, não pense que dar uma olhadinha no conteúdo na semana do exame vai te garantir um bom resultado. Você vai precisar estudar! Entenda como vai conseguir fazer esses encaixes na sua agenda e, a partir disso, descubra quanto tempo você precisa de preparação, antes de agendar o exame.

Dessa forma, você evita gastar dinheiro à toa com uma inscrição precipitada (que provavelmente resultará em reprovação) e presta a prova apenas de maneira mais assertiva, quando já estiver preparado o suficiente.

Faça simulados

CPA-20: faça simulados da prova

Compreender bem o conteúdo não significa que você está preparado para fazer uma prova! Portanto, lembre-se de que para se sair bem, é importante entender o estilo das questões e, até mesmo, o tempo que você leva para lê-las e respondê-las.

Por isso, fazer simulados para testar sua preparação para o exame é muito importante. Encontre questões de provas anteriores e tente responder 60 delas no período de 2h30. Aprender a equilibrar bem o tempo é essencial para alcançar bons resultados.

Matricule-se em um bom curso preparatório

Guardamos para o final do artigo a melhor notícia de todas: você não precisa aprender esse conteúdo sozinho, pesquisando de forma aleatória na internet. O ideal é contar com um bom curso preparatório, que abarque tudo o que você precisa saber de forma didática, com professores renomados e muito reconhecimento no mercado.

A MELVER oferece diferentes cursos voltados para as certificações financeiras, incluindo a CPA-20. Tenha acesso a mais de 150 aulas, divididas em sete módulos, bem como materiais extras para estudos e centenas de questões comentadas em vídeo para que você consiga aprender de maneira direcionada e se sentir preparado para o exame.

Além de muito mais chances na sua prova de certificação, seu estudo na MELVER te oferece um certificado digital de excelência, reconhecido por diversas instituições financeiras no mercado — afinal, mais do que passar no exame, temos certeza de que você quer desenvolver uma carreira sólida, com base em muito conhecimento e profissionalismo.

📰 Saiba mais:

CPA-20: uma análise detalhada dos módulos mais difíceis

CPA-10, CPA-20 e CEA: Qual certificação escolher?

Dê já esse passo que vai transformar o seu futuro, conheça o curso para a certificação CPA-20 da MELVER.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.