CPA-10: Posso fazer a prova da certificação em casa?

Neste artigo você saberá muito mais sobre a CPA-10, como a prova é estruturada e se é possível realizar essa prova no conforto da sua casa. Não perca!

Escrito por

Compartilhe:

O CPA-10 é uma certificação importante para profissionais que desejam atuar no mercado financeiro, especialmente em instituições bancárias. Assim, muitos candidatos se questionam se é possível realizar a prova do CPA-10 no conforto de suas casas, evitando deslocamentos e reduzindo custos. 

Neste artigo, abordaremos essa questão e as possibilidades relacionadas ao exame. 

O que é a certificação CPA-10? 

A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) é um exame oferecido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Portanto, essa certificação destina-se a profissionais que atuam em instituições bancárias, especialmente aqueles que têm contato direto com clientes em agências. 

Profissional CPA-10 trabalhando

Seu objetivo é certificar esses profissionais proporcionando conhecimentos essenciais sobre produtos financeiros, bem como ética e legislação. Além disso, a certificação traz orientações sobre como atender os clientes de forma adequada. Portanto, para obter a CPA-10, o candidato precisa passar em uma prova, que aborda conceitos teóricos e práticos relacionados aos temas mencionados. 

É importante ressaltar que a certificação tem validade de cinco anos. Após esse período, o profissional precisa realizar um novo exame ou buscar certificações de níveis superiores. A própria ANBIMA oferece essas certificações, como no caso da CPA-20 ou a CEA (Certificação de Especialista em Investimentos). 

Como é a prova da CPA-10?

A prova da CPA-10 possui 50 questões e uma duração de até 2 horas. Assim, para obter aprovação, o candidato precisa acertar pelo menos 70% dessas questões. 

As questões dividem-se nos seguintes módulos: 

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; 
  • Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor; 
  • Noções de Economia e Finanças; 
  • Princípios de Investimento; 
  • Fundos de Investimento;  
  • Instrumentos de renda variável e renda fixa; 
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL. 

Importante ressaltar que, como o conteúdo é estritamente teórico, não há necessidade do uso de calculadora. 

Antes de fazer a prova o candidato deve fazer a inscrição pelo site da ANBIMA e efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 250 a R$ 300. Por fim, após a confirmação do pagamento, o candidato terá até 180 dias para agendar sua avaliação. 

Se você pensa em se tornar um profissional certificado, leia atentamente o edital e confira atentamente as regras e prazos para realização do exame.  

Mulher realizando prova CPA-10 pelo computador

A prova do CPA-10 pode ser feita em casa?

E agora chegamos à pergunta que não quer calar: a prova da CPA-10 pode ser feita em casa, no seu computador?  

Embora o processo de inscrição e agendamento seja feito online, ainda não há a opção de realização da prova em locais não recomendados. A certificação CPA-10 é disponibilizada para os candidatos em todos os estados brasileiros, principalmente capitais, mas apenas nos centros de prova. Você pode acessar a lista completa das cidades no site da ANBIMA. 

A certificação requer um controle rígido para garantir a segurança e a idoneidade do exame. Portanto, a avaliação precisa ser feita presencialmente, em locais designados pela instituição, para assegurar a integridade do processo. 

Homem estudando para fazer a prova CPA-10

Vale ressaltar que a disponibilidade de datas e horários é bastante dinâmica. Ou seja, você terá variadas opções para realização do exame, a depender do momento em que realizar seu agendamento. 

Um conselho importante: programe-se para chegar no local da prova com antecedência mínima de meia hora. Pesquise o endereço e o melhor trajeto assim que fizer seu agendamento e saia de casa com tempo para evitar imprevistos. De preferência, reserve um dia específico só para fazer a prova. 

Mas não desista por isso…

Embora a prova do CPA-10 não possa ser feita em casa, vale ressaltar que a certificação é uma excelente oportunidade para profissionais do mercado financeiro. Se você quer se destacar e ampliar suas oportunidades de carreira, vale o esforço. 

A preparação adequada é fundamental para obter sucesso no exame e conquistar a CPA-10. 

Portanto, para aqueles que desejam obter essa certificação, é essencial dedicar tempo aos estudos, buscar materiais de qualidade e se preparar adequadamente para a prova. O esforço valerá a pena, pois a CPA-10 é reconhecida e valorizada no mercado, abrindo portas para novas oportunidades e crescimento profissional. 

E não se preocupe. Prepare-se com a maior edfintech do mercado financeiro brasileiro. Na MELVER os materiais são os mais atuais do mercado, e na CPA-10 você tem acesso a mais de 700 questões comentadas e com vídeo. 

Leia mais:

CPA-10 ou ANCORD: qual certificação escolher?

Vem com a gente. 

Vem com a MELVER. 

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.