Quem é e o que faz um planejador financeiro

O planejador financeiro é o profissional que presta serviços de gerenciamento e orientação para várias áreas das finanças pessoais e familiares. Leia o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Escrito por

Compartilhe:

A carreira de planejador financeiro vem crescendo significativamente no Brasil na última década. Então, se você está interessado em seguir essa carreira, neste artigo você vai entender: 

  • o que faz um planejador financeiro; 
  • onde esse profissional trabalha; 
  • quais são as principais habilidades e conhecimentos o planejador financeiro precisa ter; 
  • como se tornar um planejador financeiro; 
  • quanto ganha um planejador financeiro. 

Quem é o planejador financeiro?

Planejadores financeiros são profissionais especializados em ajudar pessoas e famílias a atingirem seus objetivos financeiros. Para tanto, eles trabalham com seus clientes para entender suas necessidades e objetivos, avaliar sua situação financeira atual e desenvolver um plano personalizado. Ou seja, tudo isso para ajudá-los a alcançar os seus objetivos financeiros. 

Os planejadores financeiros são responsáveis por ajudar seus clientes a gerenciarem suas finanças de maneira mais eficaz, fornecendo conselhos em áreas como: 

  • Gestão de dívidas e educação financeira; 
  • Gestão de ativos e investimentos; 
  • Planejamento de aposentadoria; 
  • Gestão de riscos e seguros; 
  • Planejamento Fiscal (impostos e taxas); 
  • Planejamento Sucessório. 

📰 Saiba mais:

Como comparar e escolher títulos públicos para investir?

Como escolher as ações e montar uma carteira?

Embora muitas pessoas ainda desconheçam as funções do planejador financeiro, ele praticamente revira a vida financeira do cliente pelo avesso. Dessa forma, ele coleta todas as informações possíveis, traçando planos nas áreas financeiras e construindo o planejamento financeiro que guia pessoas e famílias para: 

  • Uma vida mais equilibrada; 
  • Conquistar sonhos e objetivos; 
  • Não ter dúvidas sobre o destino do dinheiro no fim do mês; 
  • Cortar gastos desnecessários; 
  • Se distanciar de juros e dívidas; 
  • Redução do estresse do dia a dia. 

Quem é a Planejar?

A Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) é responsável pela certificação mais demanda no setor, a CFP (Certified Financial Planner). Assim, segundo a Planejar, o processo de planejamento financeiro passa por 6 etapas: 

Quer saber mais sobre planejamento financeiro, consulte o site da Planejar em plajenar.org/planejamento-financeiro/ 

A contratação de um planejador financeiro pode ser extremamente benéfica para qualquer pessoa que esteja buscando organizar suas finanças e alcançar seus objetivos financeiros. Isso ocorre porque esse profissional é altamente qualificado e experiente em ajudar pessoas e famílias no gerenciamento de suas finanças pessoais de maneira eficaz. 

Acima de tudo, esse profissional pode ajudar a identificar metas financeiras e desenvolver um plano estratégico personalizado (seguindo a figura acima) para atingi-las. E essas metas passam pela acumulação de patrimônio, aposentadoria, adoção de seguros para reduzir riscos, pagamento de tributos, além de mecanismo para doação e herança. 

Onde posso trabalhar como planejador financeiro?

O planejador financeiro pode trabalhar de forma independente, em empresas especializadas em investimentos, corretoras de valores, bancos e até mesmo em empresas de consultoria. Adicionalmente, áreas que tratam de clientes com alta renda devem, obrigatoriamente, possuir uma parte de seu quadro de colaboradores certificados como planejadores financeiros. 

É bom lembrar que a demanda por esses profissionais tem crescido significativamente nos últimos anos. Isso se deve ao aumento da conscientização das pessoas sobre a importância de se planejar financeiramente e ao crescimento do mercado financeiro no Brasil. 

Quais são as principais habilidades e conhecimentos que um planejador financeiro precisa ter?

O profissional precisa ter habilidades técnicas e conhecimentos específicos em finanças, além de habilidades interpessoais e de comunicação. Dessa maneira, algumas das principais habilidades necessárias para essa profissão incluem: 

  • Conhecimento aprofundado do mercado financeiro e dos diversos tipos de ativos e investimentos disponíveis; 
  • Capacidade de analisar a situação financeira dos clientes, incluindo seu perfil de investimento, patrimônio, objetivos e restrições; 
  • Habilidade em elaborar um plano de investimentos personalizado, alinhado aos objetivos e à tolerância ao risco de cada cliente; 
  • Capacidade de comunicar de forma clara e objetiva as informações financeiras e o plano de investimentos aos clientes. Isso os auxilia a entender melhor as oportunidades e riscos envolvidos em cada decisão; 
  • Habilidade em gerenciar relacionamentos e manter a confiança dos clientes. 

Como se tornar um planejador financeiro?

A profissão ainda não é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários. Isso significa que não há uma resolução específica que detalhe os pré-requisitos para a profissão. 

Contudo, a prática de mercado utilizada, principalmente pelas instituições financeiras, exige a certificação CFP. Essa certificação é internacional, oferecida pela Planejar e baseada na FPSB (Financial Planning Standards Board), entidade internacional detentora da marca CFP®. 

Para conseguir a certificação CFP é necessário: 

  • Ensino superior completo em curso reconhecido pelo MEC; 
  • Ser aprovado em exame que avalia o conhecimento técnico do candidato acerca das seis áreas que integram o escopo da Certificação; 
  • Obter aprovação no Curso “Como desenvolver um Plano Financeiro”, oferecido pela Planejar; 
  • Experiência profissional de 5 anos nos últimos 10 anos no relacionamento direto com clientes pessoas físicas. Além disso, essa experiência deve compreender uma ou mais áreas contidas no escopo da Certificação CFP®; 
  • Adesão ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar. 

A Certificação CFP é internacional e o seu exame de qualificação é considerado de nível muito difícil. Portanto, para obter a aprovação o candidato deve alcançar índice de aproveitamento médio igual ou superior a 70% das 140 questões de múltipla escolha. Além disso ele deve observar o acerto mínimo de 50% em cada módulo, para um tempo de prova total de 7 horas. 

O exame avalia o conhecimento técnico sobre as seis áreas que fazem parte do programa de planejador financeiro: 

  • Planejamento Financeiro e Ética; 
  • Gestão de Ativos e Investimentos; 
  • Planejamento de Aposentadoria;  
  • Gestão de Riscos e Seguros;  
  • Planejamento Fiscal;  
  • Planejamento Sucessório. 

Se o candidato preferir, ainda pode optar por realizar os exames modulares, ou seja, cada prova separadamente. Contudo, terá 24 meses para ser aprovado nas 6 áreas. 

Quando ganha um planejador financeiro?

A remuneração varia de acordo com sua experiência, especialização e o tipo de empresa onde trabalha. Assim, em geral, esse profissional pode ganhar algo próximo de R$ 6.500,00 como salário fixo, além de comissão sobre investimentos que ele recomenda para seus clientes. Além disso, há a possibilidade de ganhos adicionais com bônus, participação nos lucros da empresa ou por meio de serviços de consultoria e treinamento para empresas. 

É importante ressaltar que a remuneração desse profissional também pode variar de acordo com o nível de experiência e conhecimento técnico. Portanto, um profissional mais experiente, com uma carteira de clientes bem estabelecida e reputação sólida, pode ter uma remuneração muito mais alta do que um iniciante. 

📰 Saiba mais:

Planejador financeiro: saiba se esta profissão é para você

Planejamento Tributário para investidores: entenda como fazer

Ficou interessado em mais conteúdo relevante do mercado financeiro? Continue com a gente. Continue com a MELVER. 

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.