Planejador financeiro: saiba se esta profissão é para você

Leia o artigo para saber quais são as atribuições de um planejador financeiro e o que é necessário para se profissionalizar neste cargo.

Escrito por

Compartilhe:

O mercado financeiro é um ramo extremamente próspero: só no Brasil a busca por investimentos em produtos financeiros cresceu muito nos últimos anos e, por isso, a procura por profissionalização na área anda alta. Quem quer se desenvolver nessa carreira, no entanto, precisa conhecer muito bem cada uma das possibilidades de cargo, entendendo atribuições, habilidades e certificações necessárias.

Leia este artigo para saber tudo o que você precisa sobre a função de planejador financeiro, descobrir se essa é a posição mais adequada para você e como se profissionalizar para esse cargo.

O que um planejador financeiro faz

O planejador financeiro é uma profissão que já está, há algum tempo, em alta na Europa e nos Estados Unidos e, recentemente, vem ganhando o seu espaço também no Brasil. O profissional atua com o objetivo de auxiliar pessoas físicas e jurídicas a controlarem suas finanças, seus investimentos e a gerirem o patrimônio, ou seja, o planejador financeiro se relaciona com o dinheiro e os bens de seus clientes de maneira bastante ampla e estratégica.

Entre suas funções, podem estar, por exemplo:

  • planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo;
  • planejamento fiscal;
  • administração de investimentos;
  • gestão de patrimônios;
  • gerenciamento de riscos;
  • planejamento de sucessão.

Sempre com o objetivo, é claro, de aumentar os lucros, reduzir os gastos e minimizar os riscos.

É importante saber, ainda, que esse profissional pode atuar de forma autônoma ou prestar seus serviços atrelado a uma empresa. De qualquer maneira, é necessário que ele esteja bem próximo de seu cliente e tenha total acesso às movimentações financeiras, para guiar a pessoa em suas escolhas da melhor maneira, de acordo com a situação individual e o cenário econômico.

Como se tornar um planejador financeiro

No tópico anterior, você já entendeu que o nível de responsabilidade de um planejador financeiro é extremamente alto. Por isso, essa não é uma função recomendada para quem quer começar a trabalhar no mercado financeiro, e sim para quem já está atuando na área e deseja progredir em sua carreira.

📰 Leia também:

Guia básico de profissões do mercado financeiro

Planejamento Tributário para investidores: entenda como fazer

Para atuar como planejador financeiro é preciso não apenas obter a certificação CFP, mas, também, comprovar experiência profissional e, ao menos, uma graduação acadêmica de nível superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

A certificação CFP é uma das mais desafiadoras do mercado, mas muito recompensadora: dificilmente um profissional com essa colocação corre o risco de não ser bem colocado em uma instituição financeira de renome.

A Planejar organiza e aplica o exame e, segundo informações do site, em fevereiro de 2023, o exame ocorre três vezes ao ano, nos meses de abril, agosto e dezembro. Adaptado para os padrões brasileiros, o conteúdo da prova testa os conhecimentos do candidato dentro dos requisitos globais para obtenção da certificação.

Para passar no exame, é necessário acertar 70% ou mais em cada um dos seis módulos do exame, que são:

  • planejamento financeiro e ética;
  • gestão de investimentos;
  • planejamento de aposentadoria;
  • gestão de riscos e seguros;
  • planejamento fiscal;
  • previdência complementar;
  • planejamento sucessório.

Nota-se o quanto os módulos estão totalmente alinhados às funções esperadas de um profissional do cargo, descritas no tópico anterior deste artigo. Você poderá fazer o exame completo ou, ainda, no formato modular, dividindo a prova em um, dois ou três módulos.

É importante, no entanto, se atentar ao fato de que, para que seja válida, você deve obter a aprovação nos seis módulos em um prazo de até 24 meses.

Como se preparar para obter a certificação CFP

O primeiro passo para se preparar para uma prova é entendê-la em seus mínimos detalhes. No site da Planejar, é possível baixar o programa completo do exame, bem como um material de orientação de estudos.

Além disso, é preciso adquirir o conhecimento requisitado na prova da maneira mais completa possível e, para isso, você pode realizar o curso preparatório da MELVER. A MELVER é uma empresa que nasceu com o objetivo de empoderar profissionais do mercado financeiro e, por meio disso, participar desse cenário promissor.

Reconhecida no mercado entre as principais instituições, oferecemos cursos preparatórios para as mais diversas certificações financeiras, incluindo a CFP. O curso MELVER para a certificação CFP abarca um conteúdo extremamente completo, com centenas de aulas exclusivas divididas nos seis módulos de conhecimento exigidos no exame.

O aluno conta, ainda, com todo o suporte técnico e de conteúdo necessário, pode fazer simulados atualizados para testar seus conhecimentos e tem acesso a centenas de questões resolvidas e explicadas em vídeo.

Para conferir informações sobre esse e todos os nossos outros cursos livres e preparatórios, acesse o site da MELVER.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.