Quem é e o que faz um consultor de valores mobiliários

O consultor de valores mobiliários é o profissional que presta serviços de orientação, recomendação e aconselhamento sobre investimentos. Leia o artigo e entenda mais.

Escrito por

Compartilhe:

O consultor de valores mobiliários é um dos profissionais mais necessários e demandados do mercado financeiro. Se você está interessado em seguir essa carreira, neste artigo você vai entender:

  • o que faz um consultor de valores mobiliários;
  • onde esse profissional trabalha;
  • quais são as principais habilidades e os conhecimentos que esse profissional precisa ter;
  • como se tornar um consultor;
  • quanto ganha um consultor de valores mobiliários.

Consultor falando com clientes

Quem é o consultor de valores mobiliários?

O Consultor de Valores Mobiliários, também conhecido como consultor de investimentos, segundo a Resolução CVM 19/2021, é o profissional que realiza a prestação dos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente.

Em resumo, o consultor de valores mobiliários é um profissional que trabalha assessorando e orientando investidores na escolha dos melhores produtos financeiros de acordo com seu perfil e com seus objetivos. Portanto, ele pode atuar em diferentes áreas do mercado financeiro, como corretoras de valores, asset management, bancos e empresas de consultoria em investimentos.

O principal objetivo do consultor é ajudar seus clientes a investirem com segurança e rentabilidade, sempre considerando o risco de cada operação e o perfil de seus clientes. Para isso, ele precisa ter conhecimentos sólidos, por exemplo, sobre o mercado financeiro, das principais modalidades de investimento e das técnicas de análise de risco.

Onde posso trabalhar?

Existem diversas opções de empresas nas quais um consultor de valores mobiliários pode trabalhar. As principais são:

  • Corretoras de valores – são empresas especializadas em intermediar a compra e venda de ações e outros ativos financeiros. Além disso, muitas corretoras também oferecem serviços de assessoria em investimentos para seus clientes, contratando consultores de valores mobiliários para essa função;
  • Asset management são empresas especializadas em gestão de ativos, que oferecem diferentes soluções para administração e gestão de ativos de pessoas físicas e jurídicas;
  • Bancos – muitos bancos possuem áreas de private banking ou de gestão de patrimônio, nas quais oferecem serviços de consultoria em investimentos para seus clientes com mais recursos. Nesses casos, portanto, os consultores de valores mobiliários atuam ajudando esses clientes na gestão de seus investimentos de forma mais eficiente;
  • Empresas de consultoria em investimentos – são empresas especializadas em prestar serviços de assessoria em investimentos para clientes de diferentes perfis e objetivos. Portanto, os consultores de valores mobiliários nessas empresas têm a missão de ajudar seus clientes a escolherem as melhores opções de investimento. Além disso, o consultor de valores mobiliários também pode trabalhar de forma autônoma, sem estar, necessariamente, ligado a uma pessoa jurídica.

Quais são as principais habilidades e conhecimentos que um consultor precisa ter?

Para se destacar na carreira de consultor de valores mobiliários, é preciso ter algumas habilidades e conhecimentos fundamentais. Vejamos alguns deles:

  • Conhecimento sólido sobre o mercado financeiro e as principais modalidades de investimento – o consultor de valores mobiliários precisa conhecer bem o funcionamento do mercado financeiro, as opções de investimento disponíveis e as características de cada uma delas. Ele precisa saber explicar de forma clara e objetiva as vantagens e as desvantagens de cada opção para os seus clientes;
  • Habilidade em análise de risco – o consultor de valores mobiliários precisa ser capaz de analisar o risco de cada operação de investimento e orientar seus clientes na escolha dos produtos financeiros que melhor se adequam ao perfil de risco de cada um;
  • Boa comunicação – o consultor de valores mobiliários precisa ser um bom comunicador, capaz de explicar conceitos complexos de forma clara e objetiva para seus clientes. Além disso, ele precisa ser um bom ouvinte, para entender as necessidades e os objetivos de cada cliente;
  • Ética profissional – o consultor de valores mobiliários precisa agir sempre com ética e transparência em todas as suas operações, garantindo a segurança e a confiança de seus clientes e atuando para que os seus clientes estejam em primeiro lugar.

Como se tornar um consultor de valores mobiliários?

Para atuar como consultor de valores mobiliários é preciso seguir alguns pré-requisitos, entre eles:

  • Ter graduação em curso superior;
  • Obter aprovação em exame de qualificação reconhecido pela CVM;
  • Ter reputação ilibada;
  • Não estar impedido de administrar seus bens ou deles dispor em razão de decisão judicial ou administrativa.

E as certificações que provam a qualificação reconhecida pela CVM são:

  • CEA (Certificação de Especialista em investimentos ANBIMA);
  • CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento da APIMEC);
  • CFP (Certified Financial Planner), organizado pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros;
  • CGA (Certificação de Gestores da ANBIMA);
  • Level III do CFA (Programa de Certificação Chartered Financial Analyst);
  • Exam 1 e Exam 2 do final level do programa de certificação internacional para profissionais de investimentos organizado por quaisquer dos membros da ACIIA (Association of Certified International Investment Analysts).

Curso presencial MELVER

Qual é a remuneração de um consultor?

A remuneração desse profissional pode variar bastante de acordo com a empresa na qual ele trabalha, a sua formação, a sua experiência e o seu desempenho. No mercado financeiro brasileiro, a média salarial de um consultor de valores mobiliários é próxima de R$ 6 mil.

É importante lembrar que o salário pode ser composto também por bonificações e comissões, dependendo da empresa na qual o consultor trabalha. Além disso, consultores autônomos podem ter uma remuneração variável de acordo com a quantidade e qualidade de serviços prestados aos seus clientes.

Ficou interessado na carreira de consultor? A MELVER oferece os cursos preparatórios de certificação CEA e CNPI que vão permitir que você atue na carreira. Conheça os cursos e os modelos de assinatura e venha agora para comunidade que está revolucionando o mercado financeiro.

📰 Leia mais:

Wealth Management: Como Funciona a Gestão de Grandes Fortunas

CFA: o topo de linha das certificações do mercado financeiro

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.