Certificação CEA: confira dicas de como obtê-la

A certificação CEA é obrigatória para profissionais do mercado financeiro que querem atuar como especialistas de investimentos. Leia o artigo e entenda como obtê-la.

Escrito por

Compartilhe:

Nos últimos anos, o mercado financeiro vem chamando a atenção por possibilitar a construção de carreiras sólidas e com chances de altíssima remuneração. Quem quer trabalhar na área, no entanto, deve começar compreendendo bem quais são os principais cargos e as certificações financeiras necessárias para atuar em cada um deles.

A certificação CEA é uma das mais importantes, e é obrigatória para todo profissional que deseja trabalhar como especialista em investimentos. Leia este artigo para entender:

  • as principais informações sobre a certificação CEA;
  • o que é necessário para obtê-la;
  • dicas de como passar na prova.

Certificação CEA: principais informações

CEA é a sigla para Certificação ANBIMA de especialistas em investimentos e, portanto, seu nome já deixa claro, sua emissão é responsabilidade da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Seu objetivo é habilitar profissionais do mercado financeiro para atuarem como especialistas em investimentos.

Certificação CEA: especialistas em investimentos

Isso significa que ela é uma certificação obrigatória para quem quer trabalhar na função de recomendar produtos de investimentos para clientes e assessorar gerentes de contas. Além disso, consultores de valores mobiliários também têm obrigação, segundo a CVM, a ter essa certificação.

O que é necessário para obter a certificação CEA

A obtenção certificação CEA ocorre, exclusivamente, por meio de uma prova da ANBIMA composta por 70 questões que abrangem sete áreas de conhecimento, que são:

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
  2. Princípios básicos de economia e finanças;
  3. Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos;
  4. Fundos de investimento;
  5. Produtos de previdência complementar;
  6. Gestão de carteira e risco;
  7. Planejamento de investimento.

O exame é realizado nos centros de prova da FGV, mediante pagamento (em 2023, o valor é de R$630,00) e agendamento no site da ANBIMA. Tem 3h30 de duração e é necessário acertar ao menos 70% das perguntas para obter a aprovação. Você poderá utilizar uma calculadora financeira, desde que não seja alfanumérica.

Você poderá ver seu resultado provisório na tela do computador, imediatamente após o encerramento do exame. Já o resultado oficial bem como as estatísticas da, você receberá por e-mail em até 15 dias.

📰 Saiba mais:

Convexidade: além da Duration

Dicas de como passar na prova da certificação CEA

Agora que você já entendeu as informações práticas relacionadas à obtenção da certificação CEA, chegou a hora de conferir dicas de como passar na prova. Atente-se a esses pontos:

Conheça todas as informações sobre a prova

O primeiro passo que deve ser seguido para quem quer prestar um exame com segurança é munir-se de todas as informações possíveis sobre a prova. No site da ANBIMA, é possível baixar o edital atualizado de todos os testes de certificação realizados pela instituição. Esse documento é essencial para que todos os candidatos entendam exatamente quais são as regras e as minúcias.

Ler e reler o edital é muito importante para não confundir e acabar prejudicado por pequenos detalhes.

Estabeleça um plano de estudos

A prova da certificação CEA não é fácil, por isso, os candidatos precisam de muita dedicação e disciplina para compreender bem todos os conteúdos contemplados. Diante disso, o ideal é começar o processo estabelecendo um plano de estudos.

Para tanto, analise a sua agenda e verifique quanto tempo você consegue reservar por dia ou por semana para se dedicar a esse objetivo. Analise todos os tópicos que podem cair na prova para entender em quais deles você tem mais dificuldade, dessa forma, poderá priorizá-los.

Não se esqueça da importância de reservar tempo o suficiente para conseguir estudar e revisar cada uma das áreas de conhecimento. A boa notícia é que a prova não tem uma data predefinida. É você quem irá agendá-la e, portanto, pode marcá-la para o momento que fizer mais sentido – de acordo com seu cronograma de estudos.

Uma dica importante é não agendar a prova com pouquíssimo tempo de antecedência, na afobação de obter o certificado o mais rápido possível. Sem o tempo necessário de estudo, são grandes as chances de não passar e, dessa forma, você precisará investir o dinheiro da inscrição novamente.

Por isso, planeje-se e entenda qual será o tempo necessário para estudar bem todo o conteúdo e, só então, faça seu agendamento.

Faça um curso preparatório de qualidade

Como já foi dito no artigo, o conteúdo da prova é complexo e, para obter o conhecimento necessário, você não precisa (e nem deve) ser autodidata. Contar com um curso preparatório de qualidade faz toda a diferença — não apenas na obtenção da certificação, mas também na sua preparação como profissional.

Os cursos para certificações financeiras da MELVER são referência no mercado, não apenas entre os alunos que já obtiveram sucesso, mas também entre as instituições financeiras.

No curso preparatório para a certificação CEA, você tem acesso a sete módulos, que esmiúçam todas as áreas de conhecimento abrangidas na prova por meio de mais de 280 aulas objetivas. No conteúdo, você também tem acesso a mais de 1000 questões resolvidas em vídeo e pode fazer simulados atualizados para testar seu nível de preparação para o exame.

📰 Leia mais:

Todas as aulas são on-line e você pode assistir e rever quantas vezes quiser pelo prazo de vigência da matrícula. Conheça o curso preparatório para certificação CEA da MELVER e dê esse passo sólido no desenvolvimento de sua carreira!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.