Reuniões e contatos digitais na assessoria de investimento

Os contatos digitais são ágeis e, por isso, muito presentes no dia a dia do assessor de investimentos. Videoconferências, mensagens de WhatsApp e e-mails corporativos são os mais utilizados. Cada um deles tem a sua recomendação para uso profissional e você precisa dominar o seu uso.

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Os contatos digitais já estavam no nosso dia a dia, em um avanço acelerado. Porém, com a chegada da pandemia, esse avanço disparou ainda mais. O mundo corporativo foi amplamente impactado, substituindo o contato presencial pelo on-line, como forma de não parar as negociações, principalmente na assessoria de investimento e no mercado financeiro como um todo. 

Sendo assim, os assessores de investimento tiveram que se adaptar cada vez mais e mais rápido ao mundo e usar mais os contatos digitais na assessoria de investimento. Mesmo que as reuniões presenciais ainda sejam o melhor contato com o cliente, há modelos de assessoria 100% digital e muitos profissionais utilizam bastante o contato on-line para otimizar o tempo e não perder oportunidades. Para que você entenda ainda melhor esse processo, poderá acompanhar neste artigo: 

  • Reuniões digitais; 
  • Contatos por WhatsApp;
  • Uso de e-mails corporativos. 

Como fazer reuniões digitais na assessoria de investimentoassessores participando de vídeo chamada

Parece ser contraditório, mas reuniões digitais, às vezes, necessitam de mais preparação do que os encontros presenciais. Isso, porque no digital algumas particularidades precisam de atenção, como sigilo de informações do contato, privacidade, domínio de aplicativos e softwares de videoconferência, qualidade de áudio e vídeo, cenário, entre outros. 

As plataformas mais utilizadas para reuniões on-line são o Zoom, Microsoft Teams e Google Meets. Obviamente, é recomendado que se faça o teste de vídeo e de áudio antes da reunião. Deixar para a última hora pode intensificar o estresse e a ansiedade, além de aumentar as chances de que ocorra algum problema, atrapalhando a reunião. 

Cuidados nas reuniões on-line

Durante a reunião, quando não for a sua vez de falar, a regra é desativar o som para evitar que algum ruído do seu ambiente atrapalhe a fala do outro. O cuidado com o vídeo também deve ser observado e, dependendo da situação, é melhor desativar a câmera temporariamente, embora isso seja uma exceção, já que o ideal é que o assessor esteja presente e atento o tempo todo. 

E não é porque a reunião é digital que não devemos nos importar com a nossa imagem. Geralmente, a câmera enquadra o rosto e os ombros, portanto tenha zelo e cuidado com o que vai mostrar. Atente-se à limpeza pessoal e à maquiagem – cuidado com excessos. 

Você irá se comunicar também por gestos e comportamento, por isso não se reprima tanto. Fale em o bom tom de voz, mas com cuidado para não demonstrar arrogância ou tom de superioridade. 

Enquadre bem a câmera para que você apareça com uma imagem clara e nítida, sem se afastar para não perder a luminosidade. Observe também o cenário, pois ele faz parte da imagem e da mensagem que se está sendo transmitida. 

Mantenha sempre o contato visual ao longo do encontro digital. É bastante indelicado quando a outra parte percebe que está “falando sozinha”. Evite distrações e o risco de ser chamado à atenção na frente de todos. 

Como utilizar o WhatsApp na assessoria de investimento 

O WhatsApp facilitou muito o contato com as pessoas no nosso dia a dia. Nos negócios não foi diferente e, por isso, o app é muito utilizado na rotina do assessor. 

Por se tratar de um contato ágil, muitas pessoas acabam se esquecendo que a assessoria ainda apresenta um conceito de formalidade. Então, contenha-se: cumprimentos formais e texto polido nunca trarão problemas. 

Cuidados ao usar whatsapp

Alguns outros cuidados devem ser tomados. Por exemplo, se o assunto é urgente, escolha fazer uma ligação ao invés de mandar uma mensagem de WhatsApp. Por mais que o envio da mensagem seja instantâneo, nem sempre as pessoas estarão disponíveis para responder a qualquer momento. Lembre-se, o contato é digital, mas o relacionamento é baseado na confiança que o cliente deposita no assessor de investimento.

Cliente usando aplicativo de mensagem no celular

Outro erro comum é cobrar respostas ‘imediatas’ só porque o aplicativo mostra que a mensagem foi entregue e lida. Cada pessoa tem o seu tempo; não é porque houve a leitura que a mensagem precisa ser respondida no mesmo momento. Dê um tempo significativo para cobrar um retorno e faça isso de forma elegante. 

Quando enviar uma mensagem, seja objetivo e tente abordar todo o assunto de uma vez, ao invés de enviar várias mensagens. Fale o que precisa e aguarde o retorno pacientemente. Use áudios apenas quando a fala traduzir melhor o que você pretendia passar digitando. E, quando for escutar áudios, lembre-se de que nem todos são obrigados a ouvir e que o remetente da mensagem também não precisa ser exposto. Então, ouça os áudios de forma privada. 

O uso de emojis também deve ser ponderado para não trazer muita informalidade à comunicação. Nem pense em encaminhar piadas, memes ou correntes. Por último, para tornar a comunicação mais amigável, evite digitar em caixa alta ou usar pontos de exclamação, como se estivesse gritando. 

Uso de e-mail corporativo 

Dentre os recursos de comunicação digital que abordamos, o e-mail é o mais antigo, mas ainda muito presente no dia a dia dos assessores. Muitos o tratam como ferramenta de comunicação oficial quando abordam ou documentam algum registro formal. assessor usando e-mail corporativo

Esse meio de comunicação, por ser utilizado de forma mais profissional, tem menos registros de mau uso, porém é sempre bom lembrar algumas recomendações. 

Geralmente, iniciamos um e-mail com um novo assunto expressando uma saudação, que é dispensada em caso de réplica durante o dia de trabalho. Sobre o assunto, é importante lembrar de preenchê-lo, sendo bem objetivo e claro quanto ao conteúdo do e-mail. 

E para o conteúdo, trabalhamos como em uma redação, com começo, meio e fim. Portanto:

  • Iniciamos com uma saudação e introdução; 
  • Discorremos sobre o assunto; 
  • Na conclusão, ou pedimos algo ou sintetizamos o conteúdo. 

Jamais devemos utilizar a informalidade das redes sociais em e-mails corporativos. Após escrever o e-mail faça uma revisão, atente-se ao português e finalize com uma expressão formal e sua assinatura. Se preferir, peça para algum colega realizar a leitura antes do envio. 

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