Quem é e o que faz um assessor de investimento

Entenda o que é e o que faz o assessor de investimento, uma das profissões que mais crescem no mercado financeiro brasileiro.

Escrito por

Compartilhe:

O assessor de investimento é uma figura importante no mercado financeiro, responsável por intermediar a distribuição de produtos financeiros aos seus clientes. Se você está interessado em seguir essa carreira, neste artigo você vai entender:

  • o que faz um assessor de investimento;
  • quais são as principais habilidades e conhecimentos que esse profissional precisa ter;
  • como se tornar um assessor de investimento.

Quem é o assessor de investimento?

Um assessor de investimento é o profissional do mercado financeiro que atua de forma independente e tem a função de intermediar a distribuição de produtos financeiros, como ações, fundos de investimento, ou ativos de renda fixa entre as instituições financeiras e os seus clientes. Ele atua de forma parecida a de um corretor, ajudando os clientes a escolher os produtos que mais se adequam aos seus objetivos financeiros.

Os assessores são sócios de escritórios de investimento e prestam serviços de forma autônoma a clientes de instituições financeiras, principalmente corretoras e distribuidoras de valores mobiliários. Eles devem, principalmente:

  • Prospectar (conseguir) e captar clientes para essas instituições e, consequentemente para os seus próprios escritórios;
  • Apresentar todas as informações disponíveis sobre os produtos e serviços oferecidos pela instituição financeira que representam;
  • Auxiliar os clientes na transmissão de suas ordens de negociação.

Quais são as principais habilidades e conhecimentos que um assessor precisa ter?

Para exercer sua função, o assessor precisa ter conhecimentos sólidos sobre o mercado financeiro e sobre os produtos que comercializa. Além disso, é importante que ele tenha habilidades de comunicação e negociação, pois precisa transmitir informações claras e precisas aos clientes e ajudá-los a tomar decisões financeiras conscientes.

Outra característica importante de um assessor de investimento é a sua capacidade de compreender as necessidades e expectativas de cada cliente. É preciso levar em conta o perfil de risco, o objetivo financeiro e o prazo de investimento para oferecer soluções personalizadas.

Assessor de investimento conversando com cliente mulher para entender as necessidades dela
Além disso, um assessor também precisa estar atualizado sobre as tendências e regulamentações do mercado financeiro. É importante que este profissional tenha conhecimento aprofundado sobre produtos financeiros, como ações, títulos públicos, fundos de investimento, entre outros, para que possa orientar de forma eficaz seus clientes.

Um aspecto importante na carreira de Agente Autônomo de Investimento é a ética e a transparência. Este profissional precisa ser claro e objetivo na comunicação com seus clientes, explicando de forma clara as vantagens e riscos de cada investimento. Além disso, é fundamental que ele mantenha sigilo sobre as informações e dados dos seus clientes, preservando a confiança que eles depositam nele.

Qual a diferença entre um assessor e analista de investimento

É muito comum que iniciantes no mercado financeiro confundam as duas profissões. Mas vamos simplificar:

Analista de investimento:

O analista de investimento faz o estudo (análise) das empresas através de relatórios, análises de balanço, análise técnica. Ele pode incluir, nessa análise, informações macro e microeconômicas. Além disso, o analista pode elaborar carteiras recomendadas.

Assessor de investimento:

Por outro lado, o assessor de investimento não pode fazer análise de ações nem participar da elaboração de carteiras. Mas, depois das resoluções CVM 178 e 179, o assessor de investimento pode fazer indicação de produtos de investimento.

Como se tornar um assessor de investimento? 

Para atuar como Assessor de Investimento, é preciso se credenciar na ANCORD (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias) e se registrar na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Para o credenciamento na ANCORD é necessário a aprovação em uma prova de 80 questões, com acerto mínimo de 70% em algumas áreas como Economia, renda fixa, renda variável, derivativos e outros tópicos do mercado. Uma análise documental também é feita pela ANCORD.

📰 Saiba mais:

ANCORD: guia completo da certificação mais procurada do mercado financeiro

Como estudar para a prova da ANCORD: 5 dicas matadoras.

Evento presencial na MELVER: Formação de Assessores de Investimento

 

O mais interessante é que, diferente de outras áreas do mercado financeiro, não é necessário ter ensino superior ou mesmo experiência prévia na área comercial.

Com o credenciamento e registro, o assessor pode entrar na sociedade de um escritório ou formar o seu próprio escritório. Aí, com uma carteira de clientes ativa, o profissional deve buscar constantemente novos negócios para expandir seus resultados, já que a sua remuneração é variável e depende dos seus próprios esforços.

 

A carreira do momento no mercado financeiro

Ser assessor é uma boa opção para aqueles que buscam uma carreira desafiadora e dinâmica no mercado financeiro. Além disso, é possível trabalhar de forma independente, planejando o próprio horário de trabalho e acompanhando de perto o desenvolvimento de seus clientes. O salário deste profissional varia de acordo com a sua carteira de clientes e o volume de negociações realizadas, podendo ser bastante atrativo. Portanto, estamos falando de uma carreira que, mesmo inserida no mercado financeiro, é estritamente comercial.

Embora seja uma carreira desafiadora, ela também pode ser muito recompensadora. Dependendo da sua habilidade de negociação, o trabalho também permite que o profissional desenvolva suas habilidades de comunicação e tenha a possibilidade de atuar em uma área dinâmica e inovadora.

Saiba Como fazer a inscrição para a prova da ANCORD – Guia completo e saia na frende.

📰 Saiba mais:

Como é a remuneração do assessor de investimentos

Fee fixo: vantagens para clientes e assessores para saber mais.

📰 Leia mais:

Novas regras para assessoria de investimentos

Pessoas politicamente expostas

Ficou interessado? Quer mais informações sobre a prova ou já foi aprovado na prova da ANCORD? Procure o suporte da MELVER e conheça o curso que mais aprova na ANCORD, além do RH que mais pluga assessores aos melhores escritórios do Brasil.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.