Como estudar para a prova da ANCORD: 5 dicas matadoras

Leia o artigo e aprenda a estudar para a prova da ANCORD, uma das mais temidas do mercado financeiro, e obtenha sucesso no exame!

Escrito por

Compartilhe:

A ANCORD é uma certificação financeira exigida para profissionais que querem atuar como agente autônomo de investimentos. Entretanto, muitos candidatos temem essa prova, composta por 80 questões. Mas, se esse é o seu caso, não se preocupe! Neste artigo, você aprenderá cinco dicas essenciais de como estudar para a prova da ANCORD e atingir um resultado positivo. Boa leitura!

Conheça a prova da ANCORD

Antes de tudo, o primeiro passo para se preparar bem para uma prova é entender tudo sobre ela. Por isso, é muito importante você saber que o teste para a certificação ANCORD é pago, tem 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada; que a duração do exame é de 2h30; e que, recentemente, tornou-se possível prestá-lo virtualmente. Isso mesmo: você consegue fazer a prova em casa!

Se você optar por fazer o teste digitalmente, saiba que um fiscal acompanhará sua prova on-line. Esse fiscal é quem controla toda a sua operação, e que para realizá-la você precisa de um notebook com acesso à internet, sistema Windows 10 e microfone e câmera habilitados. Além disso, é importante destacar que é necessária uma boa iluminação no local que você usará para fazer sua prova.

A versão on-line acontece em um ambiente virtual próprio da ANCORD, que é preciso baixar e instalar em até dois dias úteis antes da data do exame.

Caso você prefira prestar a prova presencialmente, é preciso se atentar muito bem ao horário e ao local, para evitar atrasos. Para ambos os modelos, você realizará sua inscrição no site da ANCORD. Também no site, é possível conferir todas as informações referentes ao regulamento do exame.

📰 Saiba mais:

Como um assessor de investimento ganha dinheiro?

Entenda como é calculado o resultado da prova

Para passar na prova e obter a certificação ANCORD é preciso atingir ao menos 70% de acertos. Contudo, é importante saber que em 4 módulos há a exigência de um acerto mínimo de 50%. São eles: A Atividade do AAI; Lavagem de Dinheiro; Mercado de Capitais e Mercado de Derivativos.

Então, não adianta acertar os 70% se, em alguma dessas 4 áreas o candidato não obtiver o acerto mínimo de 50% nas questões.

5 dicas de como estudar para a prova da ANCORD

Agora que você já sabe como funciona a prova da ANCORD, confira dicas de como acertar nos estudos para obter a sua certificação.

1. Dê atenção a todos os tópicos exigidos na prova

Como falamos acima, a ACORD divide o exame por sessões, cada uma relacionada a um tópico de estudo. No regulamento da prova, você pode conferir cada um desses tópicos.

Dê atenção a todos enquanto você se prepara, pois todos são importantes tanto para a obtenção de um bom resultado, quanto para sua formação como agente autônomo.

2. Reserve um tempo para estudar todos os dias

Para você absorver verdadeiramente o conteúdo, é importante ter dedicação e frequência. Os candidatos que querem passar em uma prova desafiadora como essa, portanto, devem estudar todos os dias e, preferencialmente, criar um cronograma para que nenhum dos tópicos de conhecimento passe muito tempo sendo ignorado.

O ideal é que em cada um dos dias você possa fazer aulas, estudar o conteúdo e, ainda, reservar um tempo para testar seu nível de conhecimento em simulados que trazem perguntas reais de edições anteriores da prova.

3. Treine a execução da prova, levando em consideração o tempo

Existem pessoas que demoram mais e outras que levam menos tempo para realizar exames. Mas, independentemente de qual seja o seu caso, é fundamental que você faça simulados levando em consideração as 2h30 nas quais a prova precisa ser prestada. São menos de dois minutos para cada questão.

É muito comum que os candidatos se percam, deixando de responder questões por falta de tempo, já que estão nervosos. Portanto, não marque essa bobeira! Calcule muito bem a quantidade de minutos que você pode dedicar a cada uma das perguntas e monte um planejamento mental para o dia do teste.

Ao se deparar com uma questão muito difícil, o ideal você pode marcá-la, seguir para a próxima questão e retornar a ela depois. Na maioria das vezes, ficar muito tempo olhando para uma pergunta vai ser infrutífero e te fará perder minutos preciosos. Refresque a cabeça em outros tópicos e volte a ela mais tarde.

4. Reserve o dia anterior para preparar o corpo e a mente

Se você seguir a recomendação de estudar todos os dias, estará bem preparado a ponto de que o último dia antes do exame não fará tanta diferença assim — e se você não se preparou o suficiente, acredite, também não será na véspera que conseguirá resolver esse problema.

O mais inteligente, portanto, é preparar o seu corpo e a sua mente para o momento da prova. Procure ter um dia tranquilo, se alimente bem, descanse e controle a ansiedade. Se precisar, aproveite para revisar apenas alguns assuntos-chave, para que estejam bem frescos na memória.

5. Escolha um curso preparatório matador

Deixamos para o final da lista a dica mais importante de todas! Escolha um curso preparatório para a certificação ANCORD realmente eficiente, que seja capaz de fundamentar o seu conhecimento para muito além da prova, para que você possa atuar de maneira consistente no mercado de trabalho.

A MELVER nasceu para transformar a sociedade por meio da capacitação e do empoderamento de profissionais para o mercado financeiro. Com cinco opções de cursos voltados especificamente à obtenção das certificações financeiras mais importantes, além de 10 cursos livres, a empresa se orgulha de ser o início de uma trajetória de sucesso para os alunos.

Além do selo MELVER ser amplamente reconhecido no mercado pela sua excelência, a parceria com grandes instituições do mercado financeiro, tanto para a realização de treinamentos quanto para o recrutamento de alunos, é um dos nossos grandes diferenciais.

Plano de Formação de Assessores XP

📰 Leia mais:

Melhor Simulado ANCORD

Tudo sobre a prova da ANCORD

Conheça o curso para certificação ANCORD da MELVER

Como você percebeu, estudar para a prova da ANCORD exige dedicação e um bom material de estudos. O curso preparatório para certificação ANCORD da MELVER é um dos carros-chefe da empresa. Seu conteúdo é abordado em mais de 140 aulas objetivas, divididas em 23 módulos que tratam de temas essenciais para o bom desempenho na prova e no exercício das atividades como assessor de investimentos. Alguns deles são:

  • A atividade do agente autônomo de investimentos;
  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Economia;
  • Gestão e Análise de Risco;
  • Mercado de Capitais;
  • Mercado Futuro.

As aulas ainda ensinam aos alunos a desenvolverem habilidades fundamentais para o cargo e para o exame, como a resolução de problemas complexos. Por fim, todos os cursos da MELVER oferecem suporte técnico e de conteúdo, e-books exclusivos e centenas de simulados para que você teste o seu nível de conhecimento ao decorrer de todo o cronograma de estudos.

📰 Leia mais:

Oferta Pública: conheça a maior operação do mercado financeiro

Oferta Pública de Aquisição: quando uma companhia fecha o seu capital

Tá esperando o quê? Acesse agora a página do curso para certificação ANCORD da MELVER, faça a sua matrícula e dê esse passo importantíssimo para transformar o seu futuro!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.