Guia básico sobre o mercado futuro: o que é e como funciona

Saiba por que o mercado futuro, embora seja um mistério para muitos, conquistou o coração dos traders.

Escrito por

Compartilhe:

Investir é, inevitavelmente, lidar com incertezas futuras. Por mais que se baseie em dados, fatores imprevisíveis podem mudar muito os rumos e o humor do mercado e é impossível afirmar com certeza absoluta como será o dia de amanhã.

Quanto mais conhecimento uma pessoa obtém sobre o mercado financeiro, mais ela consegue usar as análises de perspectivas futuras para investir melhor o seu próprio dinheiro. No caso de profissionais, mais conhecimento permite apresentar as melhores estratégias para seus clientes.

O mercado futuro, certamente, faz parte disso. Quem sabe lidar com ele consegue fazer o dinheiro render muito mais, comprando ou vendendo antecipadamente de acordo com a análise precisa das tendências.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia este artigo!

O que é o mercado futuro?

O mercado futuro é um ambiente de negociações focado em contratos futuros que envolvem mercadorias físicas como as commodities, ou ativos financeiros, como o dólar ou mesmo juros e índices. Seu objetivo primário, inclusive, é a proteção contra as oscilações desse tipo de bem. Aliada à boa liquidez, o que transformou o mercado futuro em um queridinho para os traders que desejam ganhar muito dinheiro em curto prazo.

Sua principal diferença em relação ao mercado à vista é que:

No mercado futuro firma-se o compromisso de comprar ou vender os contratos de determinados ativos por um preço pré-determinado em uma data futura.

Exemplo: um negociante de milho pode fechar um contrato de venda do resultado de uma safra para o momento de sua colheita, pelo preço X.

Nesse caso, a depender das variações de valor desse produto no mercado, tanto o vendedor quanto o comprador podem, no mínimo, se proteger:

  • se o produto perder o valor de mercado, o vendedor consegue vendê-lo pelo preço combinado;
  • se o produto ganhar valor de mercado, o comprador consegue comprá-la pelo preço combinado.

É por isso que é preciso estar muito ligado às tendências do mercado para fazer boas apostas. Mesmo assim, saber que sempre se conta com um elemento surpresa.

📰 Saiba mais:

IND e WIN: conheça os contratos futuros de Ibovespa

DOL e WDO: conheça os contratos futuros de dólar

Ajuste diário em contratos futuros: como funciona o mecanismo?

Qual é a diferença entre mercado futuro e mercado de opções?

Talvez você conheça o mercado de opções na bolsa de valores e esteja se perguntando qual é a diferença entre ele e o mercado futuro. Essa dúvida é bastante comum, já que ambos servem para negociar contratos de compra e venda que só serão executados no futuro.

A diferença aqui é que, em um contrato realizado no mercado futuro, existe a obrigatoriedade de compra e venda para ambos os envolvidos. Por outro lado, no mercado de opções, o titular da opção (ou seja, quem paga por ela) tem o direito de desistir da negociação.

Como funciona o mercado futuro

Para negociar um contrato no mercado futuro, a parte interessada deve depositar um valor que é chamado de margem de garantia. Aquele que acredita que o ativo terá seu valor elevado no futuro será o comprador do contrato, enquanto o agente que acredita na queda do valor do ativo (seja ela uma commodity, juros, dólar ou índice) será o vendedor do contrato.

A partir disso, durante todo o período que corre até o encerramento do prazo acontecem os ajustes diários, ou seja todos os dias aqueles que tiveram resultados positivos são creditados em suas contas; aqueles que perderam são debitados.

A última etapa é a do encerramento, que deverá ser realizada em sua data limite ou, caso seja de interesse do titular da negociação, antes dela. É neste momento que são realizados os ajustes finais e, então, é feita a liquidação financeira, invertendo-se as posições: quem comprou será liquidado com uma venda; quem vendeu será liquidado com uma compra.

Quais são os principais objetivos de quem lida com mercado futuro?

Como foi dito acima, o objetivo primário do mercado futuro é proteger o mercado de commodities da variação de seus valores, regulados pelo mercado internacional.

📰 Saiba mais:

Conheça os principais contratos de commodities da B3

Por que o preço do petróleo Brent e WTI influenciam a economia?

Diferenças entre petróleo Brent e WTI

Tributação sobre contratos futuros: como funciona?

No entanto, esse ambiente se tornou muito frutífero para os especuladores, já que ele é extremamente propício para a alavancagem — ou seja, os altos ganhos em curtos prazos. Isso se deve ao fato de que o investidor não precisa ter a posse dos valores totais dos contratos, mas sim de uma pequena parte, o que chamamos de alavancagem.

Outro personagem que marca presença nesse tipo de negociação é o arbitrador. Seu objetivo é apontar distorções de preço entre o mercado à vista e o mercado futuro e, assim, indicar o momento perfeito para apostar nessa segunda opção, quando ela se torna muito valiosa.

Se você chegou até o fim deste artigo, certamente está interessado no universo do mercado financeiro e quer obter mais conhecimento sobre ele. Pode ser que você atue apenas com aspirações individuais, com o objetivo de fazer o próprio dinheiro render, mas você já pensou em criar, a partir disso, uma carreira extremamente promissora?

As possibilidades de atuação no ramo são vastas e estão super em alta! Para entender mais sobre essas opções, leia o nosso guia básico de profissões do mercado financeiro.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.