Como trabalhar com investimentos? Confira Dicas

Conheça as razões para trabalhar com investimentos, as habilidades requeridas, cargos disponíveis e as certificações essenciais para essa carreira. Explore mais sobre o tema!

Escrito por

Compartilhe:

O ramo dos investimentos pode abrir portas para um futuro financeiramente sólido e próspero, seja para quem quer começar a investir para si mesmo ou para quem gostaria de trabalhar na área.

Com a popularização das aplicações como forma de aumentar os rendimentos pessoais e o patrimônio, são muitos os interessados e grande parte das pessoas prefere contar com profissionais de confiança para ajudá-las nessa empreitada. Por isso, se o que você busca é uma transição de carreira, as notícias são boas: a demanda está grande!

Leia o artigo para saber:

  • por que trabalhar com investimentos?
  • quais são as habilidades necessárias para trabalhar com investimentos?
  • como trabalhar com investimentos
  • quais são as certificações necessárias para trabalhar com investimentos e como se preparar para obtê-las?

Por que trabalhar com investimentos?

A possibilidade de seguir carreira no ramo dos investimentos vem chamando a atenção de cada vez mais pessoas por conta das chances de ganhos financeiros sólidos e da autonomia.

Trabalhar com gestão de investimentos traz uma grande oportunidade de gerar retornos significativos ao longo do tempo e, além disso, não é incomum que os profissionais da área consigam fazer seus próprios horários e, por isso, trabalhar com muito mais liberdade.

Outro atrativo dessa carreira são os desafios. Para aqueles que não gostam de mesmice no dia a dia, o trabalho com investimentos é um prato cheio, já que demanda tomada de decisões estratégicas e constante necessidade de estudo e adaptação. O mercado financeiro e as condições econômicas mudam do dia para a noite, e é necessário estar constantemente atualizado e pronto para mudar o rumo do barco.

É importante lembrar também que o setor financeiro é parte fundamental da economia global e, por isso, oferece inúmeras possibilidades de carreira e crescimento profissional.

📰 Saiba mais:

Índice de Sharpe: o que é e como ele pode ajudar você a escolher o melhor investimento?

Quais são as habilidades necessárias para trabalhar com investimentos?

Trabalhar com investimentos exige muita responsabilidade, afinal, trata-se de lidar com o patrimônio e o dinheiro de outras pessoas e empresas. Por isso, algumas habilidades são fundamentais, como:

Capacidade analítica

A capacidade de analisar e compreender relatórios financeiros e o cenário econômico como um todo é fundamental, bem como utilizar essas informações para tomar decisões estratégicas.

Conhecimento técnico

Ter um bom nível de conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro também é fundamental para tomar decisões seguras e bem embasadas.

Vontade de aprender

O mercado financeiro traz possibilidades de carreira para os profissionais que abominam o tédio e não gostam de ficar parados. A vontade de aprender, nesse ramo, deve ser constante, já que o cenário está sempre se movimentando e é preciso se manter atualizado.

Gestão de risco

Habilidades de gestão de risco são fundamentais para evitar perdas significativas, já que trabalhar com ações demanda tomar decisões constantemente e repensar caminhos visando um equilíbrio positivo entre possibilidades de ganhos e perdas.

Controle emocional

Por fim, por mais que uma carreira com finanças esteja muito relacionada ao lado racional de uma pessoa, os grandes investidores devem ter o seu emocional sob controle. Os desafios do dia a dia devem ser analisados com muita calma, já que reações tomadas por impulso podem não ser uma boa ideia.

Como trabalhar com investimentos: conheça as possibilidades

Conheça três opções de cargos para trabalhar com investimentos:

Investidor profissional

O investidor profissional é uma pessoa que, por conta de seu nível de conhecimento comprovado na área, tem a possibilidade de investir em produtos mais complexos que não são acessíveis aos não profissionais.

Para se tornar um, é preciso alcançar o nível de mais de 10 milhões de reais em investimentos e se atestar de acordo com os padrões da Comissão de Valores Mobiliários.

Também é possível fazer isso a partir da união com outras pessoas físicas e jurídicas em um fundo ou clube de investimentos.

Assessor de investimentos

Antes, chamado de agente autônomo de investimento, o assessor de investimentos é o profissional responsável por guiar clientes que desejam investir no mercado financeiro. Ele deve estar, obrigatoriamente, atrelado a uma corretora, e trabalhar como uma ponte entre essa empresa e os investidores, apresentando todas as opções disponíveis de acordo com o perfil de cada um, sem fazer recomendações propriamente ditas e nem, jamais, tomar decisões em nome do cliente.

Analista de investimentos

O analista de investimentos, por sua vez, é responsável por fazer análises mais aprofundadas e, a partir delas, oferecer recomendações coerentes para os clientes. Esse cargo é mais avançado e demanda conhecimentos profundos que possam basear a tomada de decisões.

Quais são as certificações financeiras necessárias para trabalhar com investimentos?

Como já foi dito no texto, trabalhar com investimentos exige bastante conhecimento técnico — que deve ser comprovado por meio da obtenção de certificações financeiras. As principais delas são:

Se preparar para elas exige bastante dedicação e estudo, o que é fundamental não apenas para passar nos exames mas, principalmente, para atuar de maneira profissional e comprometida. Por isso, o ideal é contar com cursos específicos da área, oferecidos por instituições renomadas. Quer entender mais sobre o assunto? Então leia também o nosso artigo sobre cursos de certificação do mercado financeiro!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.