O que cai na certificação ANCORD e os temas com acerto mínimo

Neste artigo, apresentamos o que cai na certificação ANCORD. Exploramos a estrutura da prova e mostramos quais os tópicos com exigência de acerto mínimo.

Escrito por

Compartilhe:

Uma das carreiras com maior potencial de crescimento no mercado financeiro é a assessoria de investimento. O assessor é o profissional que carrega a missão de desenvolver a cultura financeira do brasileiro, orientando, informando e ensinando as possibilidades de investimentos. Portanto, neste artigo, você entenderá como é a prova que certifica os assessores de investimento: a prova da certificação ANCORD. Essa certificação é mandatória para o exercício da profissão, mas o que cai na certificação ANCORD?

Embora haja uma grande quantidade de informações, não se preocupe, pois mostraremos nesse artigo os tópicos que caem na prova e quais exigem acerto mínimo.

Informações gerais da prova de certificação ANCORD

A prova de certificação ANCORD tem nível de dificuldade intermediária, não só pela densidade do conteúdo cobrado, mas sobretudo pela extensão. Ela é composta por 80 questões objetivas de múltipla escolha com 4 alternativas cada. A duração da prova é de 2h30.

Você precisará acertar, no mínimo, 70%, o que equivale a 56 questões, que são organizadas em 14 eixos temáticos:

  1. A Atividade do Assessor de Investimento – Resolução CVM 178/2023.
  2.  Lavagem de Dinheiro – Lei nº 9.613/98; Circular BACEN 3.978/20; Resolução CVM 050/21 e Resolução CVM 30/21.
  3. Fundamentos de Economia.
  4. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
  5. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional.
  6. Administração de Riscos.
  7. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.
  8. Fundos de Investimentos.
  9. Outros Fundos de Investimentos Regulados pela CVM.
  10.  Securitização de Recebíveis.
  11. Clubes de Investimento.
  12. Matemática Financeira.
  13. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.
  14. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.

Tópicos com exigência de acerto mínimo

Símbolo de exclamação para chamar atenção para os tópicos com acerto mínimo

A prova da certificação ANCORD exige um acerto de 70% para ser aprovado, além disso existem 4 eixos temáticos nos quais é preciso acertar, no mínimo, 50%. São eles:

  1. A Atividade do Assessor de Investimento – Resolução CVM 178/2023.
  2. Lavagem de Dinheiro – Lei nº 9.613/98; Circular BACEN 3.978/20; Resolução CVM 050/21 e Resolução CVM 30/21.
  3. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.
  4. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica.

Esses temas exigem atenção redobrada, dado que são eliminatórios.

Ah! Importante dizer, você pode realizar o exame da ANCORD de forma presencial, em um centro de aplicação da FGV mais próximo de sua casa, bem como de forma totalmente on-line na sua própria casa. Sendo assim, escolha a forma mais conveniente.

Conteúdo e estrutura da certificação ANCORD

Atenção! Se você é um candidato e pretende realizar a certificação ANCORD, fique alerta com os temas que exigem, no mínimo, 50% acerto, pois eles deverão contar com uma cautela a mais durante os estudos e a realização da prova. Por isso, para você ter uma visão geral do conteúdo cobrado e da estrutura da prova, vamos conhecer, brevemente, cada um dos eixos temáticos.

1. A Atividade do Assessor de Investimento: exige acerto mínimo

O primeiro tema que cai na certificação ANCORD é sobre A Atividade do Assessor de Investimento, mas o nível de dificuldade não é tão desafiador. O tópico trata da função que o profissional vai desempenhar, as vedações, a suspensão e o cancelamento da autorização para exercício da atividade. Além disso, também faz parte desse eixo a remuneração e o agenciamento, além de toda a legislação que rege o assunto.

O candidato terá de responder 12 questões sobre esse tema, que correspondem a 15% do total da prova. Lembre-se de que o módulo Assessor de Investimento exige acerto de no mínimo 50% das questões, o que equivale a responder corretamente pelo menos 6 perguntas.

📰 Saiba mais:

Quem é e o que faz um assessor de investimento

Assessora de investimento apresentando resultados a um cliente

2. Lavagem de dinheiro: exige acerto mínimo

O próximo assunto abordado, na certificação ANCORD, é o mais delicado de toda a prova, tópico que corresponde à Lei nº 9.613/98 e demais legislações que tratam do crime de Lavagem de Dinheiro. A importância se dá por ser um eixo temático de acerto mínimo (50%) composto, porém, de apenas quatro questões.

O candidato deve se atentar, já que precisa acertar ao menos duas das quatro questões. Por ser um percentual pequeno da prova, 5%, é fácil “escorregar” e não conseguir o nível de acerto exigido; o que resulta na reprovação, mesmo que o candidato tenha acertado todas as outras questões da prova. Portanto, é esse o tema que exigirá atenção redobrada do candidato.

📰 Leia também:

O que a série Ozark pode nos ensinar sobre a lavagem de dinheiro?

3. Fundamentos de economia

O tema Fundamentos de Economia conta com apenas duas questões e não exige acerto mínimo. O assunto abordado são conceitos, objetivos e noções gerais de economia; índices e indicadores; e, por fim, as políticas: monetária, fiscal, cambial e de rendas.

4. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional

Mais um tema que cai na certificação ANCORD é Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Nele, existem apenas três questões. O candidato deve conhecer e dominar conteúdos como Composição e Regulação Governamental, Entidades de Apoio, de Serviços e Autorregulação, e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SBP).

📰 Saiba mais:

Sistema Financeiro Nacional: entenda sua composição

5. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional

Esse eixo também conta com apenas três questões. Os estudos, aqui, estarão voltados às instituições financeiras como bancos, corretoras, cooperativas etc. Ademais, mercados regulamentados de Valores Mobiliários e das bolsas internacionais também fazem parte do tópico.

6. Administração de Risco

Múltiplas tomadas elétricas ligadas juntas representando a falta de administração de risco

Agora, pode ser que a dificuldade da prova aumente um pouco, já que o assunto será Administração de Risco. Este tema terá quatro questões, que correspondem a 5% da prova. Entretanto, mesmo que não tenha exigência mínima de acerto, é um tema que preocupa alguns candidatos por sua complexidade, tendo em vista que contempla alguns conceitos de risco e teorias de diversificação de carteiras. O conteúdo exigirá conhecimento também sobre Value at Risk (VaR), duration, túneis de negociação, limite de oscilação, atividades e modelo de liquidação e compensação da clearing.

7. Mercado de capitais: exige acerto mínimo

Logo em seguida está o Mercado de Capitais compondo nada mais nada menos do que 25% do total da prova. Em outras palavras, serão 20 questões com exigência mínima de acerto de 10 questões. Esse tema aborda muito do que o assessor de investimento precisará para a prática da sua rotina. O conteúdo estará recheado de ativos financeiros, diferenças de mercados, aspectos tributários, regulamentos e procedimentos. É inquestionável o valor dos outros temas, mas entender bem o mercado de capitais ajudará muito o assessor quando estiver atuando, o que explica a representatividade do total de questões.

📰 Saiba mais:

Conheça os segmentos de listagem da B3

Como funciona o acordo dos acionistas em uma SA?

8. Fundos de Investimentos

Os fundos de investimentos estão representados com 4 questões. É considerado um tema tranquilo, mas é preciso se atentar às diferenças e particularidades de cada fundo, já que isso costuma ser bastante cobrado.  

9. Outros fundos de investimentos

Com apenas duas questões, o conteúdo sobre Outros Fundos de Investimento Regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aborda, por exemplo, assuntos de Fundos de Investimento Imobiliário, Investimento em Empresas Emergentes, Investimento em Participações e, finalmente, Investimento em Direitos Creditórios.

10. Securitização de recebíveis

Embora seja mais um tema que cai na certificação ANCORD, esse assunto é muito pouco explorado. Cairá apenas uma questão sobre ele, que costuma ser sobre os tipos de recebíveis e os riscos envolvidos neste tipo de investimento. Entretanto, não ignore completamente, pois cada questão que você acertar é importante.

📰 Saiba mais:

O que é e como funciona uma operação de securitização?

11. Clubes de investimentos

A prova contém apenas duas questões sobre esse tema, os tópicos mais comuns são: informações básicas sobre assunto, como o objetivo de criação de um clube, características gerais e as suas vantagens. 

12. Matemática financeira

Imagem de uma calculadora HP 12c, indicando que o tema pode ser complexo, mas é permitido usar uma

Gostando ou não de matemática, o candidato deverá passar pela matemática financeira, assunto que representa 5% (cinco por cento) do total da prova, ou seja, quatro questões. Não possui exigência mínima de acerto. Pode ser que seja um assunto um pouco mais difícil para quem não simpatiza com os números e as contas. É provável que você faça parte desse grupo, mas saiba que a calculadora financeira colabora bastante para resolvermos as questões, e o melhor, ela pode ser utilizada para a realização da prova. Portanto, busque aprender os conceitos abordados e como eles estão relacionados com a solução na calculadora financeira, pois vai lhe ajudar bastante na hora de resolver as questões desse módulo.

📖 Capacite-se:

Confira nosso curso Dominando a HP 12C.

13. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica

Este bloco de conteúdo contém sete questões, em meio a uma grande quantidade de conteúdo. O candidato deve demonstrar conhecimento sobre produtos financeiros, como ações e títulos de renda fixa. Contempla, ainda, modalidades operacionais, como day trade e swing trade, bem como a forma com que os lucros são tributados. 

14. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica: exige acerto mínimo

Muitos candidatos consideram esse o módulo mais difícil que cai na certificação ANCORD. Pois além do candidato já estar bastante cansado, o conteúdo costuma ser o mais desafiador.

Ele contempla o mercado de opções, futuros, termo, finalizando com swaps. São 12 questões, ou seja, 15% de todo conteúdo programático da certificação ANCORD. Entretanto, possui exigência mínima de 50% de acerto. Logo, você precisará acertar ao menos 6 (seis) questões para ser aprovado.

As questões costumam ser bem elaboradas, misturando os diversos tipos de derivativos em um mesmo exercício. São muito utilizadas situações nas quais há a necessidade de fazer uma operação de hedge.

Nós estamos aprovando centenas de pessoas por mês na certificação ANCORD, e você poderá estudar conosco sem custo algum. Basta se inscrever gratuitamente no Plano de Formação Assessores MELVER. Ao fazer isso, você receberá, automaticamente, acesso ao curso. Mas não deixe de olhar a sua caixa de spam, pois os seus dados de acesso podem ter ido para lá.

Estaremos ao seu lado para ser aprovado na certificação ANCORD. Em nosso curso gratuito, você terá acesso a videoaulas, e-books, mapas mentais, lives, bem como listas de exercícios e simulados. São muitos objetos de aprendizagem para deixá-lo preparado para iniciar a sua jornada em assessoria de investimento.

📰 Saiba mais:

Simulados da prova da ANCORD.

ANCORD: guia completo da certificação mais procurada do mercado financeiro

Assessoria de investimento é a profissão que mais cresce no mercado financeiro.

Bons estudos!

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.