Índices de mercado – Entenda para que servem e conheça os principais no Brasil e no mundo

Os índices de mercado são uma ferramenta fundamental para avaliar o desempenho de ações no mundo todo. Leia o artigo para entender mais sobre o assunto.

Escrito por

Compartilhe:

Os índices de mercado são uma ferramenta fundamental para avaliar o desempenho dos mercados financeiros em todo o mundo, isso porque são eles que fornecem um panorama geral de como andam a economia e seus diferentes setores.  

Apenas lançando mão da análise trazida por esses índices é possível que os investidores avaliem o desempenho das suas carteiras em relação ao mercado como um todo e consigam tomar decisões mais estratégicas na administração de seus ativos e adição de novos investimentos. 

Os profissionais do mercado financeiro dependem rotineiramente dessas análises para realizar o seu trabalho. Por isso, neste artigo, você vai descobrir: 

  • o que é um índice de mercado; 
  • para que servem os índices de mercado financeiro; 
  • quais são alguns dos principais índices de mercado do mundo; 
  • quais são alguns dos principais índices de mercado do Brasil. 

O que é um índice de mercado? 

Um índice de mercado é uma medida estatística usada para acompanhar o desempenho de um grupo de empresas ou de um setor do mercado financeiro em geral. Portanto, quando se trata do mercado acionário, ele é calculado com base no preço das ações das organizações que o compõem e pode ser ponderado ou não ponderado. 

Um índice ponderado é aquele em que as empresas com maior capitalização, ou seja, as maiores em termos de valor de mercado, têm um peso maior no índice. Por outro lado, em um índice não ponderado, todas as empresas têm o mesmo peso. 

Os índices de mercado financeiro são calculados em tempo real e podem ser encontrados em diversas plataformas, como jornais especializados em finanças, sites e aplicativos de investimento.  

Eles são uma ferramenta essencial para os profissionais da área, como assessores de investimento, gestores de fundos e traders, que usam esses índices para avaliar o desempenho do mercado e fazer previsões sobre os movimentos futuros. 

📰 Leia também:

Vantagens de trabalhar no mercado financeiro: saiba porque migrar para essa área

Índices B3 S&P Dow Jones: a parceria estratégica para os índices na B3

Índice DAX: Tudo o que você precisa saber sobre o índice do mercado alemão

Para que servem os índices de mercado financeiro? 

Os índices de mercado financeiro têm uma série de usos importantes no mundo dos investimentos. Aqui estão os principais: 

Medir o desempenho do mercado 

Um dos principais usos dos índices é medir o desempenho do mercado como um todo, ou de um setor específico, em um determinado período de tempo.  

Eles permitem que os investidores acompanhem as flutuações do mercado financeiro, e verifiquem se suas carteiras de investimentos estão acompanhando o desempenho geral ou não.  

Isso é particularmente importante para os investidores que aplicam em fundos financeiros  ou em ETFs (Exchange Traded Funds), que buscam replicar o desempenho de um índice específico. 

📰 Leia também:

O que é e como investir em ETFs

Duration de Macaulay: manual completo.

Fornecer um ponto de referência para comparação 

Os índices de mercado financeiro também são usados como um ponto de referência para comparação. Isso significa que os investidores podem usar um índice como um benchmark para avaliar o desempenho de seus investimentos.  

Por exemplo, alguém que aplicou em uma carteira de ações pode comparar o retorno da carteira com o retorno do índice de ações, para ver se seus investimentos foram rentáveis em comparação com o mercado como um todo. 

Avaliar o desempenho das empresas 

Os índices de mercado financeiro também são usados para avaliar o desempenho das empresas que compõem cada um deles. Dessa forma, os investidores podem usar os dados do índice para verificar como uma empresa específica está se saindo em relação às outras do mesmo setor.  

Isso é particularmente importante para aqueles que investem em ações individuais, pois assim podem avaliar se uma determinada organização está superando ou ficando aquém do desempenho do setor de maneira geral. 

Identificar as tendências de mercado 

Por fim, um índice de mercado também é usado para identificar as tendências. Os investidores podem analisar o desempenho de um índice em um determinado período de tempo para identificar padrões ou tendências de baixa ou alta.  

Essas informações são utilizadas para que as decisões relacionadas a novos investimentos e administração de carteiras sejam tomadas de forma estratégica.  

Quais são os principais no mundo? 

Existem muitos índices de mercado em todo o mundo, cada um medindo o desempenho de um grupo diferente de empresas ou de um setor específico do mercado financeiro. Alguns dos principais são, só para exemplificar:

  • Dow Jones Industrial Average.
  • NASDAQ Composite. 
  • New York Stock Exchange (NYSE).
  • Shangai Composite.

A seguir, descreveremos brevemente cada um deles.

Dow Jones Industrial Average (DJIA) 

O DJIA é um dos índices de mercado mais antigos e conhecidos do mundo. Ele mede o desempenho das 30 maiores empresas dos Estados Unidos, incluindo marcas como Apple, Caterpillar, Chevron, Cisco-System, bem como Coca-Cola, ExxonMobil e Microsoft. 

NASDAQ Composite 

Esse é um índice de mercado que inclui todas as empresas listadas na bolsa de valores NASDAQ, que é conhecida por reunir muitas empresas de tecnologia, como Amazon, Facebook, Google e Microsoft. 

New York Stock Exchange (NYSE) 

O índice de mercado NYSE acompanha o desempenho de todas as empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York, uma lista que inclui algumas das maiores e mais respeitadas organizações de todo o mundo, como Coca-cola, Walt Disney Company e Johnson & Johnson.  

Ele é ponderado pelo valor de mercado, ou seja, quanto maior a empresa, maior o seu peso no índice. 

Shanghai Composite 

Esse é um índice de mercado da China, que mede o desempenho de todas as empresas listadas na Bolsa de Valores de Shanghai. Ele inclui empresas de uma variedade de setores, como finanças, energia e tecnologia. 

Quais são os principais no Brasil? 

No Brasil, existem vários índices de mercado, cada um com suas particularidades e finalidades. No entanto, podemos definir que os dois principais são: 

Ibovespa 

O Ibovespa é o principal índice de ações do mercado de capitais brasileiro. A composição dele consiste nas empresas com as maiores negociações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Além disso, investidores e traders em geral, consideram que o Ibovespa é um termômetro do mercado de ações no país.  

Ele é ponderado pelo valor de mercado e, atualmente, é composto por cerca de 80 ações de empresas dos mais diversos setores, como bancos, siderurgia e energia elétrica. 

Índice Brasil 100 (IBrX 100) 

O IBrX 100 é um índice que mede o desempenho das 100 ações mais negociadas na B3, e é utilizado como referência para fundos de investimento e outras aplicações financeiras. Ele também é ponderado pelo valor de mercado e é composto por empresas de diversos setores. 

📰 Aprenda mais:

Diversificação de investimentos: entenda o que é e como fazer

ISE: o principal parâmetro de sustentabilidade da B3

Agora que você já entendeu o que são, para que servem e quais são alguns dos principais índices do mercado financeiro do Brasil e do mundo, aproveite para continuar aprendendo sobre o ramo dos investimentos! Leia nosso guia sobre  renda fixa e tire todas as suas dúvidas sobre esse tema. 

 

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.