Índices B3 S&P Dow Jones: a parceria estratégica para os índices na B3

Os Índices B3 S&P Dow Jones são resultado da parceria entre B3 e S&P Dow Jones Índices, fornecendo visão ampla do mercado de ações brasileiro desde 2015. São essenciais para a economia e mercado financeiro do Brasil e do mundo.

Escrito por

Compartilhe:

Os Índices B3 S&P Dow Jones surgiram da parceria entre a B3 e a S&P Dow Jones Índices, líder mundial em índices de investimento. Essa união ocorreu em 2015 e teve como objetivo proporcionar uma visão mais ampla do mercado de ações brasileiro. Desde então, esses índices passaram a influenciar investidores e analistas, tanto nacional quanto internacionalmente.

Os Índices B3 S&P Dow Jones, indiscutivelmente, desempenham um papel crucial na economia brasileira. Investidores utilizam esses indicadores como índice de desempenho geral do mercado de ações. Ao mesmo tempo, fornecem um panorama do mercado brasileiro para investidores ao redor do mundo.

Além disso, esses índices contribuem para o aprimoramento das estratégias de investimento, pois permitem o acompanhamento das tendências do mercado de forma clara e objetiva. É inegável a relevância desses índices para a economia e o mercado financeiro do Brasil e do mundo.

Neste artigo, faremos uma exposição dos seguintes índices:

  • S&P/B3 Beta Elevado
  • Índice S&P/B3 de Empresas Privadas
  • Índice S&P/B3 Valor Aprimorado
  • Índice S&P/B3 Ponderado pelo Inverso do Risco
  • Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade
  • Índice S&P/B3 Momento
  • Índice S&P/B3 Qualidade
  • Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade – Altos Dividendos
  • Índice S&P/B3 SmallCap Select
  • S&P/B3 Ingenius Index

S&P/B3 Beta Elevado

O índice mede o desempenho das ações de empresas brasileiras com maior sensibilidade às mudanças nos retornos do mercado. Portanto, medimos essa sensibilidade pelo beta de cada ação individual. Calculamos o beta por meio de uma linha de regressão dos retornos do título nos últimos 12 meses. Além disso, usamos os rendimentos diários dos preços em comparação com os do S&P Brazil BMI durante o mesmo período (ambos medem em reais).

Os componentes do índice recebem uma ponderação no índice proporcional ao seu beta, sujeitos a um limite de 10%.

Índice S&P/B3 de Empresas Privadas

Este índice mede o desempenho de ações listadas na B3 que não são controladas, direta ou indiretamente, por agentes públicos ou sindicatos. Desse modo, para identificar as empresas privadas, a S&P Dow Jones utiliza as informações entregues pelas empresas à CVM em conformidade com a Resolução CVM 80/2022.

A ponderação dos componentes ocorre com base na capitalização de mercado ajustada ao free float, sendo que o peso máximo permitido por ação é de 10%.

Índice S&P/B3 Valor Aprimorado

Mede o desempenho das ações no mercado brasileiro de valores com uma boa classificação com base na sua pontuação de valor, calculada a partir de:

  • Relação valor contábil-preço;
  • Relação ganhos-preço;
  • Relação vendas-preço.

A ponderação dos componentes do índice se dão pelo produto da sua capitalização de mercado e sua pontuação de valor. Além disso, são sujeitos a uma ponderação máxima de 40% por setor e de 10% por ação, com ponderação mínima de cada empresa a 0,05%.

Índice S&P/B3 Ponderado pelo Inverso do Risco

Mede o desempenho ponderado pelo inverso da volatilidade de ações no mercado brasileiro de valores. Ou seja, a volatilidade é o desvio padrão do retorno diário do preço em reais durante os dias de negociação do ano anterior.

Os ponderação dos componentes é o inverso da sua volatilidade correspondente. Portanto, as ações menos voláteis recebem as menores ponderações, sujeitas a uma ponderação máxima de 10% por ação.

Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade

Mede o desempenho das ações correspondentes aos 25% de menor volatilidade no mercado brasileiro de valores. Ou seja, a volatilidade é o desvio padrão do retorno diário de um título em moeda local durante os dias de negociação do ano anterior.

Os componentes são ponderados com relação ao inverso da sua volatilidade correspondente. Desse modo, as ações menos voláteis recebem as menores ponderações.

Índice S&P/B3 Momento

Mede o desempenho das ações no mercado brasileiro que estiveram no quartil com o melhor desempenho realizado durante o período de análise determinado.

A ponderação dos componentes do índice se dá pelo produto de sua capitalização de mercado pela sua pontuação de momento, sujeitos a restrições por ação.

A ponderação máxima de cada ação é o menor valor entre 9% e três vezes a ponderação por capitalização de mercado no índice.

Índice S&P/B3 Qualidade

Mede o desempenho de ações no mercado brasileiro com uma boa classificação de acordo com sua pontuação de qualidade, calculada a partir de três medidas fundamentais:

  • Retorno sobre o patrimônio líquido;
  • Taxa de acréscimos;
  • Taxa de alavancagem financeira.

Os componentes são ponderados pelo produto da sua capitalização de mercado e a sua pontuação de qualidade. Além disso, tudo é limitado a uma ponderação máxima de 40% por setor e de 10% por ação. A ponderação mínima de cada empresa é 0,05%.

Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade – Altos DividendosGráfico representando a baixa volatilidade do índice

Mede o desempenho das ações com menor volatilidade dentro de um grupo específico de ações com dividendos elevados. Estão sujeitos a requisitos de diversificação e negociabilidade.

A ponderação dos componentes do índice se dá pelo rendimento dos dividendos dos últimos 12 meses. Além disso, estão sujeitos a uma ponderação máxima por ação igual ao menor valor entre 15% e cinco vezes a sua ponderação de liquidez. Já a liquidez é definida pela mediana do valor negociado diário de seis meses.

Índice S&P/B3 SmallCap Select

Mede o desempenho de ações small cap com ganhos positivos, cotadas na B3. Desse modo, os componentes são ponderados pela capitalização de mercado ajustada ao free float.

S&P/B3 Ingenius Index

Mede o desempenho de companhias de tecnologia com alta pontuação de crescimento da S&P DJI e cotadas na Nyse, Nasdaq e na B3. Um bom exemplo são os certificados de depósito brasileiros (Brazilian Depositary Receipts – BDRs).

Os componentes do índice são ponderados pela pontuação do fator Momento da S&P DJI, sujeitos a um limite de ponderação por ação de 20%. As ações no índice são representadas pelos seus respectivos BDRs.

S&P/B3 Índice de Futuros de Taxa de Câmbio

Procura medir o desempenho de uma carteira hipotética que inclui um contrato futuro de moeda com rolagem mensal.

Esperamos que com estes indicadores, você consiga ampliar o seu processo de tomada de decisão. E mais, esperamos que consiga considerar outros fatores que poucos investidores conseguem considerar.

📰 Saiba mais:

Índices de mercado – Entenda para que servem e conheça os principais no Brasil e no mundo

Qual é o papel do beta na análise de ativos?

Duration de Macaulay: manual completo.

Continue com a gente. Continue com a MELVER!

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.