Diversificação de investimentos: entenda o que é e como fazer

A diversificação de investimentos é importante para que você não aposte todos os seus recursos em uma mesma aplicação, o que aumenta o risco. Leia o artigo para entender sobre o assunto!

Escrito por

Compartilhe:

A diversificação de investimentos é uma estratégia fundamental para investidores de todos os níveis de experiência, que consiste em espalhar seus recursos em diferentes tipos de aplicações. 

O objetivo é minimizar os riscos de perda e maximizar o potencial de ganhos dos investimentos, já que cada tipo de ativo tem perfis de risco e de retorno diferentes. 

Apesar de entender a importância desta estratégia, muitos investidores, especialmente iniciantes, têm dúvidas de como adotá-la. Leia este artigo para entender:

  • o que é diversificação de investimentos;
  • qual é a importância da diversificação de investimentos;
  • como diversificar seus investimentos.

O que é a diversificação de investimentos

Como foi dito na introdução do artigo, a diversificação é uma estratégia de aplicações que consiste na distribuição dos recursos em diferentes tipos de investimentos — como ações, fundos, renda fixa, imóveis e títulos públicos, entre outros. Seu objetivo é reduzir o risco total de uma carteira, mantendo ou aumentando seu potencial de retorno.

A ideia por trás da diversificação de investimentos é que cada aplicação tem seu próprio perfil de risco e de retorno. Alguns deles podem, por exemplo, apresentar excelente desempenho durante determinado período, enquanto outros ficam abaixo do esperado. Dessa forma, se todo o seu dinheiro estiver alocado em um desses que apresentam desempenho ruim, você pode perder muito patrimônio.

A história mostra que é muito difícil observar perdas, em um determinado ciclo, em todas as categorias de ativos. Assim, surge a necessidade da diversificação.  

📰 Saiba mais:

Renda Fixa x Renda Variável: Equilibrando seus Investimentos

Qual é a importância da diversificação de investimentos

A estratégia de diversificação de investimentos é fundamental para investidores de todos os níveis de experiência, porque nenhum investimento é completamente seguro e rentável o tempo todo.

Como dissemos no tópico acima, é comum que algumas aplicações apresentem desempenho abaixo do esperado durante determinado período, enquanto outras podem estar em alta. Por isso é tão importante diversificar o destino do seu dinheiro, para ajudar a mitigar o risco de perdas.

Além disso, distribuir seus recursos em diferentes categorias de aplicações é interessante, porque os investimentos se correlacionam de forma diferente entre si. Isso quer dizer que, às vezes, um investimento estará em alta justamente, porque outro estará em baixa. 

Por fim, a diversificação também pode ajudar a minimizar os efeitos de mudanças na política monetária, como as mudanças na taxa de juros ou na inflação. Isso ocorre, pois cada tipo de investimento responde de maneira diferente às mudanças na política monetária, e a diversificação ajuda a equilibrar a carteira e a minimizar os riscos associados a essas variações.

Como diversificar seus investimentos

Agora que você já entendeu o que é a diversificação de investimentos e qual a importância desta estratégia, confira um passo a passo de como começar a segui-la:

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a investir, é importante definir seus objetivos de investimento. Você está buscando rendimentos regulares para complementar sua renda? Está economizando para a aposentadoria? Você está procurando maximizar seus ganhos de capital? Saber seus objetivos ajudará a orientar suas decisões de investimento.

2. Conheça o seu perfil de risco

É importante entender o quanto de risco você está disposto a assumir em seus investimentos. Avalie sua tolerância ao risco antes de começar a investir para garantir que seus investimentos estejam alinhados com suas expectativas e com seus objetivos.

📰 Leia também:

Como lidar com clientes de cada um dos tipos de perfil de investidor

3. Comece diversificando por classe de ativos

Existem diferentes maneiras de diversificar seus investimentos, e uma forma simples é começar buscando classes de ativos diversas, como ações, títulos de renda fixa e fundos imobiliários. Isso ajudará a minimizar o risco total da carteira. 

Lembre-se de avaliar cuidadosamente cada uma delas e escolher aquelas que estão alinhadas com seus objetivos e perfil de risco.

4. Considere também a diversificação geográfica

Se você investe apenas no mercado financeiro brasileiro,  é hora de considerar a diversificação geográfica. Investir em diferentes mercados pode ajudar a minimizar o risco de uma localização em particular, que está, inevitavelmente, sob risco de intempéries políticas, econômicas e sociais. O mercado americano é o primeiro a ser considerado. 

5. Pesquise sobre diferentes empresas e setores

Investir em diferentes empresas e setores também pode ajudar a diversificar seus investimentos. Realize pesquisas para identificar os que estão mais alinhados com seus objetivos e com seu perfil de risco. O setor elétrico, por exemplo, é conhecido como grande pagador de dividendos. Isso ajuda quem quer construir uma fonte de renda passiva.

6. Avalie regularmente sua carteira

Lembre-se de que a diversificação não é uma estratégia estilo “configure e esqueça”. É importante avaliar regularmente sua carteira de investimentos para garantir que ela ainda esteja alinhada com seus objetivos e com seu perfil de risco. Lembre-se, também, de fazer ajustes sempre que necessário.

Se interessou pelo tema deste artigo? Então, aproveite para ler também o nosso conteúdo sobre o que é e como investir em ETFs e tenha mais opções para incluir na sua carteira!

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.