Startups unicórnio: o que são e como investir nelas

Descubra como investir em startups unicórnio. Saiba o que são, quais são as oportunidades e os riscos. A MELVER oferece orientações valiosas para investidores.

Escrito por

Compartilhe:

Se até pouco tempo atrás os empresários sonhavam com sucesso, hoje sonham com unicórnios. Brincadeiras à parte, o termo é utilizado para indicar startups que, em pouco tempo de existência, rompem barreiras importantes, transformam indústrias inteiras e se tornam extremamente valiosas.

Enquanto os donos comemoram os excelentes resultados, investidores ficam atentos para o mercado em busca das opções mais rentáveis para empregar seu dinheiro. É inegável que as startups unicórnio podem ser verdadeiras minas de ouro, mas os riscos e as incertezas também se fazem muito presentes.

Leia este artigo para conferir:

  • o que são startups unicórnio;
  • as maiores startups unicórnio no Brasil e no mundo;
  • como investir em startups unicórnio: dicas e cuidados.

O que são startups unicórnio

Startups são empresas que buscam oferecer serviços inovadores e disruptivos, por meio da tecnologia, para os mais diversos setores. Elas são criadas para resolver problemas específicos do mercado ou suprir necessidades que ainda não são atendidas.

Uma startup unicórnio é aquela que alcança uma avaliação de mercado de 1 bilhão de dólares ainda antes de abrir capital na bolsa de valores. O termo se tornou popular no Vale do Silício, em 2013, e a referência ao animal mitológico está relacionada à raridade deste sucesso estrondoso.

As startups unicórnio se destacam por apresentarem rápido crescimento e grande valor de mercado em curtos períodos, como menos de uma década da fundação.

Startups unicórnio no Brasil e no mundo

Confira, nas tabelas abaixo, alguns exemplos de startups unicórnio do Brasil e do mundo, bem como seus ramos de atuação:

Startups unicórnio – MUNDO
Startup Setor de atuação Ano de fundação País de origem
ByteDance Mídia e entretenimento 2017 China
SpaceX Indústria 2012 Estados Unidos
SHEIN Varejo 2018 China
Stripe Serviços financeiros 2014 Estados Unidos
Canva Tecnologia empresarial 2018 Austrália

É possível perceber, olhando essa lista das 5 startups mais rentáveis do mundo atualmente (agosto de 2023), o quão diferentes podem ser os ramos de atuação, embora a base de todas elas seja a tecnologia.

Confira, agora, a lista das 5 mais rentáveis startups brasileiras.

Startups unicórnio – Brasil
Startup Setor de atuação Ano de fundação
Quinto Andar Serviços imobiliários 2019
C6 Bank Serviços financeiros 2020
Creditas Serviços financeiros 2020
Nuvemshop Varejo 2021
Wildlife Studios Mídia e entretenimento 2019

Além dessas cinco, outras 14 brasileiras figuram na lista de startups unicórnio do mundo, o que coloca o nosso país na 10ª posição do ranking global em 2023.

📰 Leia também:

IA no mercado financeiro: como a tecnologia impacta o setor

Como investir em startups unicórnio: dicas e cuidados

Pensar em aplicar seu dinheiro em uma empresa com altíssimo padrão de crescimento enche os olhos de qualquer investidor. Além da vantagem óbvia do potencial de retorno excepcional, esse lance carrega outros benefícios como:

  • participar de uma mudança transformadora do mercado;
  • ter acesso a tecnologias emergentes;
  • estar na vanguarda de novas tendências;
  • diversificar sua carteira de investimentos, já que esse tipo de aplicação está bem pouco relacionado ao mercado tradicional;
  • ter um contato relativamente próximo com empreendedores disruptivos e aprender com suas experiências.

No entanto, nem tudo são flores. A questão é a seguinte: para surfar na onda do crescimento de empresas como essa, é preciso apostar nelas antes que se tornem, oficialmente, unicórnios, e passem a chamar tanta atenção.

Startups unicórnio: pontos de atenção

Por isso, é preciso ficar bem atento ao mercado para descobrir quem são as possíveis próximas startups a alcançarem este patamar. Quanto antes você investe, é claro, menos você paga para ter maior possibilidade de retorno – e maiores são os riscos.

De forma geral, na teoria, qualquer pessoa que tenha cerca de R$1.000 reais para aplicar já pode apoiar uma empresa como essas. Por exemplo, por meio de plataformas de crowdfunding. Na prática, no entanto, é preciso saber que apostar em startups não é pra todo perfil de investidor. É importante ter um bom patrimônio, disposição para assumir riscos e, é claro, paciência, afinal o retorno pode demorar anos e anos.

Entenda os principais cuidados que você deve tomar para aprender como investir em startups unicórnio:

Lembrar que as chances de erro são maiores que a dos acertos

Olhar uma lista de startups unicórnio que estão avaliadas em bilhões de dólares faz parecer que o caminho é simples. Entretanto, o que não aparece nessa lista são as centenas de negócios que fecham todos os anos, morrendo muito antes de chegar à praia. Só no Brasil, cerca de seis a cada dez empresas encerram suas atividades ainda antes de completar cinco anos de existência.

Isso significa que você pode acertar ao investir em uma startup e dar aquela tacada de mestre que vai revolucionar a sua vida financeira. Entretanto, as chances de errar são muito maiores. O apetite para o risco, no investimento em startups, é fator primordial.

Investigar profundamente

Outro ponto muito importante a ser lembrado é que essas empresas devem ser encontradas ainda fora da bolsa de valores. Por isso, é preciso investigar e estudar a fundo seus planos de negócios, para avaliar o cenário e as possibilidades de que ela cresça e se destaque no mercado.

Estudar atentamente os seus setores de atuação para tentar antever as chances reais da empresa de se destacar como disruptiva, oferecendo soluções inéditas e que atendam a necessidades realmente plausíveis. De forma geral, quanto mais saturado o mercado, menores são as chances de que isso aconteça.

Entender o perfil dos fundadores, suas principais competências e trajetórias no mercado também é de grande importância. Por fim, use uma consultoria jurídica para revisar todos os documentos legais e contratuais do investimento para ter certeza de que seus interesses serão protegidos.

Diversificar os investimentos em startups

Se a diversificação de investimentos é uma estratégia fundamental, não é diferente para aqueles que desejam alcançar o sonho de um rendimento milionário ao apostar em uma startup. Como foi dito no tópico acima, errar é muito mais fácil do que acertar e, por isso, o ideal é dividir sua aplicação de dinheiro em diferentes opções.

Para isso, o investidor deve levar em consideração os setores de atuação das startups e seu tempo de maturação no mercado, buscando empresas que se diferenciam nesses pontos. Por exemplo: apostar em uma opção do mercado financeiro que ainda está na fase de pré-operação e outra de mídia e entretenimento que já está em funcionamento.

A verdade é que todo indivíduo que quer fazer um bom uso do seu dinheiro e multiplicar seu patrimônio por meio da atuação no ramo dos investimentos precisa se dedicar. Se o mercado fosse óbvio e puramente intuitivo, todo mundo ficaria rico — ou ninguém ficaria. Encontrar boas oportunidades para alavancar os seus ganhos e elevar o nível de faturamento exige muito estudo e sagacidade.

Se você procurou este conteúdo, porque está buscando aumentar os seus ganhos ao apostar em diferentes opções de aplicação fora do mercado tradicional, aproveite para ler também o nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens dos fundos de investimentos alternativos.

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.