Conheça Raony Rossetti, CEO e fundador da MELVER

Após uma trajetória bem-sucedida na XP, Raony decidiu empreender e fundou a MELVER, uma empresa inovadora que tem conquistado reconhecimento e sucesso. A MELVER, sob a liderança visionária de Raony, tem revolucionado a indústria financeira com suas soluções diferenciadas e tecnologicamente avançadas.

Escrito por

Compartilhe:

Raony Bourscheidt Rossetti nasceu em 23/02/1987 em Mogi Mirim, no interior de São Paulo. Ele teve uma infância típica de menino do interior, jogando bola, brincando no mato e andando de bicicleta. 

Sempre inquieto em busca de conhecimento, ele se destacava entre os melhores alunos da turma. Seu avô tinha um ferro-velho, onde Raony adorava passar o tempo desmontando carros e com as mãos sempre sujas de graxa. Assim, ele aprendeu desde cedo a importância do trabalho árduo. Como sempre esteve imerso no mundo das máquinas, decidiu estudar engenharia mecânica.

Raony Rossetti e seu avô no ferro-velho

Raony e a importância dos estudos

Raony se mudou do interior para São Paulo para estudar na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Segundo ele mesmo relata, sair de casa pouco antes de completar 18 anos foi uma das melhores decisões que ele tomou, pois passou a encarar a vida de frente, na cidade grande, longe da proteção dos pais. 

Raony descobre a bolsa de valores

Aproveitando uma oportunidade de intercâmbio, Raony foi para a Alemanha estudar engenharia na Hochschule Bremen. Durante esse período, fez estágio na Robert Bosch em Durlach, uma pequena cidade próxima a Karlsruhe. Ainda nesse período, em uma noite qualquer, na casa de um amigo, ele se deparou com um home broker, o que marcou o início de sua jornada no mercado financeiro, segundo Raony. 

Encantado com o sobe e desce da bolsa de valores, Raony passou a acompanhar o Ibovespa (veja mais sobre o Ibovespa em nosso artigo e no vídeo da série Mercado em 3 minutos) e o DAX, que é o principal índice do mercado de ações alemão. Recebeu um convite para dar continuidade à sua jornada na Alemanha e aceitou. Nesse meio tempo, voltou ao Brasil com a intenção de ficar apenas três meses, período que seria usado para resolver suas pendências e encaminhar a transferência, antes de retornar definitivamente à Alemanha. 

Chegando ao Brasil com seu último salário como estagiário, que era de 800 euros, Raony, encantado com a Bolsa de Valores, decidiu investir. Assim, comprou uma Call, achando que era uma ação. Foi desse modo que ele descobriu o mercado de opções, no qual se tornou um grande especialista.

📰 Saiba mais:

Ibovespa: a referência do mercado de ações brasileiro

Índice DAX: Índice do mercado alemão

Introdução ao mercado de opções

Em seguida, Raony entrou no site da antiga BM&FBovespa e encontrou uma lista com todas as corretoras. Sem exceção, enviou seu currículo para todas elas. Foi aprovado no processo seletivo do Credit Suisse, que era um dos mais difíceis na época. Além disso, no mesmo dia em que foi aprovado, foi chamado para conversar na XP, uma corretora pouco conhecida naquela época. 

A história de Raony Rossetti na XP

Raony escolheu a XP, fazendo uma escolha não óbvia para a maioria das pessoas. Ou seja, abriu mão de trabalhar em um dos maiores bancos de investimento do mundo, na época, para atuar em uma empresa nova no mercado financeiro brasileiro. Isso aconteceu em 2008. 

Inicialmente, ao chegar à XP, planejava ficar apenas três meses, pois tinha a intenção de retornar para a Alemanha. No entanto, maravilhado com a empresa, decidiu permanecer no Brasil e não voltou para a Europa. 

Desse modo, Raony começou sua jornada na XP como estagiário na mesa institucional e, em seguida, assim que foi efetivado, se tornou broker. Os brokers da mesa institucional eram responsáveis pelo atendimento de grandes clientes, como tesourarias e fundos de investimento. O termo “broker” é utilizado para designar operadores de renda variável. 

Raony na mesa de operações da XP

Canal do Raony no YouTube  Canal do Raony no YouTube                Instagram do Raony              Linkedin do Raony    Linkedin do Raony

Operações de grandes investidores para pessoas físicas

No início, ele ficou intrigado ao perceber que os assessores de investimento e as pessoas físicas não realizavam as mesmas operações com opções que os grandes traders, gestores e tesoureiros faziam. Por essa razão, decidiu começar a dar aulas sobre opções em diferentes locais pelo Brasil. 

Raony criou, então, uma área dedicada a fornecer liquidez aos investidores que demonstraram interesse no assunto. Desse modo, nasceu uma das áreas mais relevantes da XP, chamada de Produtos Estruturados. O objetivo desta área era de oferecer as diversas operações com opções utilizadas pelos clientes institucionais para os assessores de investimento, a fim de que eles pudessem oferecê-las aos seus próprios clientes. 

📰 Saiba mais:

Quem é e o que faz um assessor de investimento

De estagiário a sócio

Destacou-se rapidamente na XP, sendo efetivado após um ano e tornando-se sócio da empresa em um curto período. Nessa época, a equipe da XP estava dividida entre São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, em meados de 2013 e 2014, chegou-se à conclusão de que seria mais eficiente para a empresa ter todas as áreas localizadas na mesma cidade, ou seja, em São Paulo. Como Raony era o profissional de São Paulo mais próximo daqueles que estavam no Rio, devido à área de Produtos Estruturados, ficou encarregado de liderar a migração das áreas relacionadas à renda variável. Assim, tornou-se head de RV – renda variável. 

Inovações criadas por Raony

A partir desse momento, seu crescimento na sociedade se acelerou, deixando de ser apenas um especialista em renda variável para se tornar líder de várias equipes.

Sempre buscando aprendizado, analisando o mercado e acompanhando as práticas das corretoras internacionais e das diversas bolsas de valores, Raony implementou várias inovações. Entre elas, destacam-se:

  • Sistema de risco: Ao assumir a área, o controle de risco era realizado manualmente, com o suporte de algumas planilhas. Raony promoveu uma transformação completa nessa área, tornando-a totalmente automatizada. 
  • Plataformas de operações: Ele liderou a integração de várias plataformas de negociação na XP, visando atender às demandas de diversos tipos de traders e investidores. 
  • Algoritmos: Raony desempenhou um papel fundamental ao trazer soluções que permitiram aos investidores individuais no Brasil automatizar suas ordens de negociação. 
  • RLP (Retail Liquidity Provider): Raony foi um dos maiores responsáveis pelo RLP, que trouxe impactos significativos na negociação dos minicontratos.  

Lidando com a concorrência

Em 2014, a XP comprou a corretora Clear. A Clear chamou a atenção do mercado, pois trazia soluções tecnológicas bem diferentes das existentes até então. Dois anos depois da aquisição, Raony assumiu essa corretora. 

Em seguida, dois anos depois, em 2016, a XP comprou a corretora Rico. Raony, que já liderava as corretoras XP e Clear, também assumiu a Rico. 

A sua missão era simples de ser entendida, mas muito desafiadora de ser executada. Precisava fazer com que as três corretoras ficassem nas três primeiras posições do volume negociado no mercado à vista e na quantidade de contratos negociados no mercado futuro. 

Raony, sem dúvida, preocupava-se com a concorrência. No entanto, em vez de apenas observar o que as outras corretoras estavam fazendo, ele buscava constantemente o novo, desenvolvendo soluções, experiências e produtos inéditos. Mais do que antecipar as tendências, ele aspirava criá-las. Assim, contribuiu para o crescimento da XP, atingindo a meta de ocupar o topo do ranking no mercado financeiro e se tornar uma das maiores referências em renda variável da história do país. 

Raony conquista o mercado internacional

No final de 2018, após 10 anos de trabalho no mercado financeiro brasileiro, Raony recebeu um convite para atuar na XP em Nova York, no cargo de CIO (Chief Information Officer). Seu principal objetivo nesse novo desafio era transformar a XP em um relevante IDB (Interdealer Broker) global de câmbio e derivativos. Desse modo, Raony passou a liderar profissionais sediados não só na Índia e nos Estados Unidos como também no Reino Unido e no Brasil. Essa experiência enriquecedora ampliou seu conhecimento no mercado financeiro. 

Raony e sua equipe em Gandinagar, Índia

Em Nova York, Raony criou, coordenou e se tornou o principal instrutor de um programa de pós-graduação. Encantado com o setor educacional, após o IPO da XP, Raony chegou à conclusão de que deveria seguir outro caminho. Ele queria empreender no ramo educacional, formando pessoas para trabalhar no mercado financeiro e capacitando indivíduos a investirem seus recursos de forma mais eficaz. 

A criação da MELVER

Como executivo e sócio relevante, Raony teve de cumprir um período de dois anos de não competição. Dessa forma, durante esse período, aproveitou para fundar a MELVER em parceria com sua esposa, Jaqueline Bourscheidt Rossetti, e seu amigo, Nasser Bassyouny Said. 

Fundadores da MELVER

Raony considera que esses dois anos cumprindo o acordo de não competição foram preciosos, pois permitiram que ele construísse a MELVER com calma, sem pressa para lançá-la no mercado. Além disso, foram anos maravilhosos para desfrutar do tempo com seu filho Pedro e sua filha Manuela. 

Finalmente, em fevereiro de 2022, o mercado teve conhecimento da MELVER, uma empresa que trouxe uma nova abordagem ao aprendizado nas finanças. Assim, em apenas seis meses, a MELVER contribuiu para a contratação de mais de 1.500 pessoas no setor de assessoria de investimentos e qualificou dezenas de milhares de investidores. 

Após 5 meses de seu lançamento, começaram as negociações para a realização de um M&A com a Nelogica, uma das maiores plataformas de investimento da América Latina, famosa por ter criado a plataforma Profit. Em janeiro de 2023, foi anunciada a aquisição de 15% das ações da MELVER pela Nelogica. 

📰 Leia mais:

O mínimo que você precisa saber sobre opções — mas nunca teve a quem perguntar

Como trabalhar no mercado financeiro: habilidades e certificações

Guia básico de profissões do mercado financeiro

Diferenças entre petróleo Brent e WTI

Agora, a MELVER está empenhada em diversos projetos, abrangendo áreas como educação, tecnologia e recursos humanos. Ao conhecer Raony, é perceptível sua inquietude e determinação incansável. Ele é um profissional cativante que inspira aqueles ao seu redor a se tornarem pessoas melhores, a descobrirem sua melhor versão. Não é por acaso que a empresa que ele fundou se chama MELVER, MELhor VERsão.

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.