Os quatro estágios de uma visita de vendas na assessoria de investimentos

No processo de captação e conversão, o assessor terá mais eficiência se respeitar os quatro estágios da visita de venda: abertura, investigação, demonstração de capacidade e obtenção de compromisso.

Escrito por

Compartilhe:

Você já sabe que a assessoria de investimento é predominantemente uma carreira comercial. O profissional tem como uma de suas principais atividades prospectar clientes e, sendo assim, uma das principais habilidade do assessor deve ser o foco em vendas, principalmente na venda grande, que é a abertura de conta de um cliente. Neste artigo, você encontrará os quatro estágios de uma visita de vendas na assessoria de investimento: 

  • Abertura; 
  • Investigação; 
  • Demonstração de capacidade; 
  • Obtenção de compromisso (fechamento).

A visita de vendas

Está mais difícil conquistar espaço na agenda de potenciais clientes para marcar uma visita de vendas na assessoria de investimento. A maioria dos assessores prefere o contato olho no olho, o que é muito importante e desejável em qualquer segmento comercial, mas, principalmente na realidade pós pandemia, muitas visitas têm sido feitas por telefone ou videoconferência.  

O ideal é que a visita de vendas aconteça da forma que gera mais conexão. Por isso, é preferível o presencial, pois para vender soluções de alta complexidade, como no caso dos investimentos, a aproximação estreita a relação de confiança e a percepção é de maior capacidade técnica para entender as necessidades específicas do cliente e pensar em uma solução mais adequada. 

Mas se não tiver outro jeito, não podemos subestimar as videoconferências, os telefonemas, as mensagens. O problema é que a probabilidade de fechamento de uma venda grande diminui com o uso dessas ferramentas, e aquele lead que era considerado promissor pode acabar sendo desperdiçado.

📰 Leia também:

Como fazer a organização da sua agenda de assessor

Estágio 1 – Abertura

É na abertura que você, como assessor, deve estabelecer uma boa conexão com o cliente. É também nesse momento que deve ficar claro quem é você e o porquê de você estar ali, sem falar ainda de serviços ou produtos, mas sim da sua autoridade como profissional.

Posteriormente, você deve conquistar o direito de fazer perguntas, pois as perguntas são ferramentas cruciais para o fechamento da venda grande.

Você deve ser objetivo, mas com fluidez na comunicação. Ao se apresentar e apresentar o seu escritório e a instituição financeira que representa, deixe o cliente falar também. Muitas pessoas querem falar de si e dos problemas que enfrentam, e quanto mais a pessoa falar, mais o assessor terá informações para entender melhor o cliente.

Como sabemos, a importância da primeira impressão que causamos é crucial. Assim, você deve se atentar à sua imagem e a tudo que está ligado a ela, como cheiro, cabelo, vestimentas e principalmente a linguagem corporal.

Estágio 2 – Investigação

Na assessoria de investimento, dizemos que a venda grande é a abertura de conta. A chegada ao estágio dessa conversão só é possível por meio das perguntas de investigação. Esse é o estágio crucial do processo, porque é aqui que vamos entender as dores do possível cliente e como elas podem ser explanadas de forma explícita e implícita. Isso significa que você terá que interpretar as necessidades do lead por meio das informações apresentadas.  

É de extrema importância que as perguntas tenham lógicas e que conduzam o cliente para que ele chegue à conclusão que precisa de suas soluções. Se o assessor pular etapas e já partir para a apresentação de produtos e serviços, o cliente poderá trazer objeções e sentir que você, assessor, está interessado apenas na venda, e não em resolver os problemas que ele tem. As objeções podem ser bem difíceis de contornar e, muitas vezes, é aqui que inicia o fracasso da venda.

Estágio 3 – Demonstração de capacidade

No estágio 3, o assessor demonstra a solução para os problemas relatados pelo cliente, apresentando os serviços e produtos ofertados. Você deve trazer uma lista detalhada de possíveis serviços e produtos, dominando cada mínimo detalhes, pois o cliente precisa sentir segurança em sua capacidade de assessorar o patrimônio que ele possui. Lembre-se: capacidade gera confiança.  

Quando o assessor conduz bem o estágio de investigação e demonstra capacidade em resolver o problema do cliente, dificilmente a próxima fase acabará mal. O fechamento da venda está por vir no estágio 4.

Estágio 4 – Obtenção do compromisso (fechamento)

Essa é a fase final dos estágios da visita de venda. Aqui, o assessor buscará um compromisso com o potencial cliente, podendo ser um próximo encontro ou mesmo o objetivo final, que é a abertura ou a transferência de conta.

Você deve verificar se sanou as principais preocupações do lead e reafirmar os benefícios dos seus serviços. Se a visita não saiu como desejada, mas você entende que a pessoa é sim um cliente em potencial, busque por um compromisso menor, mesmo que seja apenas um próximo contato, mas consiga o compromisso. 

A abertura de conta em uma corretora de valores não tem custo; explique para o prospect. Caso consiga a abertura de conta mesmo sem a transferência de recursos, você alcançou uma meta importante e o relacionamento só tende a crescer. Isso, porque o controle do relacionamento está, agora, muito mais nas suas mãos do que nas mãos do cliente. Ainda que sem a custódia, você terá um motivo para repassar informações e nutrir esse relacionamento até estabelecer uma relação de confiança para que ele transfira o patrimônio para a sua instituição. 

📰 Saiba mais:

ANCORD: guia completo da certificação mais procurada do mercado financeiro

Como um assessor de investimento ganha dinheiro?

Respeite o tempo do seu cliente

Vale lembrar que a maturação do processo de vendas na assessoria de investimento é diferente de cliente para cliente. Alguns assessores mais perspicazes e calculistas, às vezes, passam meses “paquerando” possíveis clientes com grandes patrimônios, até conseguir fechar a venda grande. Pode demorar, mas o resultado final compensa. Assim, é mandatório ao assessor cultivar o relacionamento com essas pessoas e sempre manter ativa a sua base de contatos.

E aí, gostou dos insights? Pretende se tornar um assessor e migrar para a profissão que mais cresce no mercado financeiro? A MELVER prepara você desde a sua aprovação na prova da ANCORD até o caminho para a sua formação em assessoria. Seja um MELVER e conquiste o mercado financeiro.

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.