Inflação e investimentos: veja boas estratégias de proteção

Descubra como a inflação afeta seus investimentos e estratégias para se proteger. Relação entre inflação e poder de compra. Maximizando retornos mesmo em tempos inflacionários.

Escrito por

Compartilhe:

A inflação é assunto que pode dar muita dor de cabeça não apenas para os consumidores mas, também, para os investidores. Para tomar melhores decisões de investimento, você precisa levar em consideração e acompanhar a dinâmica da inflação. Isso é necessário, pois essa dinâmica impacta o resultado das suas operações.

Leia este artigo para entender:

  • como a inflação impacta os investimentos;
  • como se proteger do impacto negativo da inflação nos investimentos.

Inflação e investimentos: entenda a relação e o impacto

A relação entre inflação e investimentos envolve uma série de fatores econômicos, sociais e até mesmo psicológicos. Entenda:

O que é inflação? Efeito sobre o poder de compra

Inflação é o aumento generalizado dos preços de bens e serviços em uma economia.

Quando o nível geral de preços aumenta, o efeito prático na vida das pessoas é a redução do poder de compra do dinheiro ao longo do tempo, o que significa que a mesma quantia de dinheiro pode comprar menos bens e serviços à medida em que os preços sobem.

Isso afeta os investidores, já que a rentabilidade de uma aplicação deve superar a taxa de inflação para que ela seja vantajosa. Investimentos que não conseguem superar ou ao menos acompanhar a inflação resultarão em perdas de rentabilidade real , mesmo que o valor nominal aumente.

Impacto nas taxas de juros

A política monetária do país, geralmente, se alinha à inflação, o que resulta na necessidade de ajustes nas taxas de juros. Portanto, em períodos de inflação alta, os bancos tendem a aumentar as taxas para conter o aumento de preços, o que afeta os investimentos de diversas maneiras.

Títulos de renda fixa prefixados, por exemplo, emitidos em períodos de inflação, podem ter retornos que se tornam menos atraentes quando as taxas de juros sobem.

Alocação de ativos

Alguns ativos têm histórico de desempenho melhor durante períodos de inflação, enquanto outros são prejudicados. Por isso, o ideal é que a análise da situação atual afete suas estratégias de alocação de ativos.

Opções como imóveis e commodities, por exemplo, têm sido considerados bons refúgios contra a inflação.

Riscos e volatilidade

Um cenário de inflação aumenta a incerteza econômica e, consequentemente, a volatilidade dos mercados financeiros. As flutuações de preços nos produtos e serviços afetam a confiança dos investidores e acabam levando a mudanças bruscas nos preços dos ativos. Isso deve ser um ponto de atenção especialmente para os investidores mais conservadores, que buscam estabilidade e previsibilidade.

📰 Leia também:

Como lidar com clientes de cada um dos tipos de perfil de investidor

Como se proteger do impacto negativo da inflação nos investimentos

Inflação e investimentos: como se proteger

Agora que você já entendeu a relação entre inflação e investimentos, ficou claro o quanto se proteger desses efeitos negativos nas aplicações é fundamental para preservar o seu poder de compra ao longo do tempo. Confira as principais estratégias de como fazer isso:

Investir em ativos reais

Ativos reais são investimentos tangíveis, como imóveis, terras e ouro, que, por terem valor intrínseco, podem se beneficiar com a inflação. Eles têm o histórico de manter ou até mesmo aumentar seu valor durante períodos de alta inflação, uma vez que a demanda por eles permanece constante. Por isso, investir nesse tipo de ativo pode ser especialmente vantajoso em períodos turbulentos.

Comprar ações de empresas sólidas

Apostar em ações de empresas sólidas e bem estabelecidas também é uma estratégia eficaz de proteção contra a inflação. Isso porque essas organizações conseguem ajustar seus preços de produtos e serviços de acordo com a inflação e, dessa forma, têm maior probabilidade de manter seus lucros em dia e valorizar suas ações.

Setores como o de energia, de utilidades e de bens de consumo tendem, inclusive, a melhorar seu desempenho em períodos de alta inflação, uma vez que o preço é facilmente repassado para os consumidores.

Aplicar em títulos que acompanham a inflação

Existem determinados tipos de títulos de governo que são indexados à inflação. Isso significa que o seu valor nominal é ajustado para acompanhar a taxa e, assim, garantem que os retornos ao investidor se mantenham alinhados a ela, protegendo seu poder de compra.

É preciso ter em mente, no entanto, que na maioria dos casos os retornos não são tão altos quanto o de outras possibilidades. Por isso, eles devem ser utilizados de maneira estratégica.

Diversificar a carteira

A diversificação de investimentos é uma estratégia fundamental por vários motivos, inclusive para reduzir os riscos e se proteger da inflação. Uma carteira diversificada ajuda a minimizar o impacto negativo, porque, quando uma classe de ativos é afetada, outras podem compensar essas perdas.

Manter investimentos de longo prazo

Por fim, é importante saber que a inflação costuma ter impacto mais significativo em investimentos de curto prazo. Os de longo prazo, como aqueles que visam a aposentadoria, têm mais tempo para se recuperar das flutuações da inflação e, por isso, mantê-los no seu horizonte é uma estratégia eficiente de minimizar os efeitos negativos sobre sua carteira e seu poder de compra.

📰 Saiba mais:

O que é a Metodologia de Investimentos Buy and Hold?

Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira também o nosso artigo sobre as melhores estratégias de investimento de longo prazo!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.