É possível cancelar um pix?

Existem algumas situações em que é possível reaver o valor enviado por engano em um pagamento Pix, porém, não é simples. Saiba mais sobre essa possibilidade neste artigo.

Escrito por

Compartilhe:

O Pixé um dos métodos de pagamento eletrônico mais populares no Brasil. Lançado em novembro de 2020, ele permite que os usuários façam transferências instantâneas de dinheiro entre contas bancárias usando apenas algum dado do destinatário seja CPF, telefone ou e-mail. 

O Pix é rápido, fácil de usar e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Porém, pode acontecer de você enviar um Pix por engano, se arrepender de alguma compra ou simplesmente decidir cancelar a transação. Por isso, neste artigo, você saberá mais sobre:  

  • como funciona o Pix; 
  • possibilidades de cancelamento do Pix;  
  • o que fazer para cancelar um Pix.  

Como funciona o Pix? 

Antes de saber se é possível cancelar um Pix, é importante entender como ele funciona. Quando um usuário faz uma transferência via Pix, o dinheiro é debitado imediatamente da conta do remetente e creditado instantaneamente na conta do destinatário. Ou seja, em poucos segundos, o dinheiro sai da sua conta e vai para a conta de outra pessoa ou empresa. Dessa forma, segundo informações do Banco Central, a única maneira de interromper a operação é antes de sua confirmação.  

Para justificar, a instituição defendeu que a existência da opção de cancelamento “criaria uma situação de incerteza sobre o caráter definitivo do pagamento”, o que não seria desejável para os utilizadores.  

📰 Saiba mais:

Como funciona o Pix?

Então, quando é possível cancelar um Pix? 

Existem algumas situações em que é possível cancelar uma transação do Pix. Vejamos: 

Por engano 

A primeira possibilidade é se a transferência foi feita por engano, ou seja, se o usuário digitou a chave do destinatário incorretamente. Então, nesse caso, o usuário pode entrar em contato com quem recebeu o valor. Se conhecer a pessoa, é mais fácil, se não, ele deve tentar o e-mail ou o telefone, caso um destes seja a chave Pix. 

Entretanto, vale lembrar que apenas o beneficiado tem uma solução, que é a funcionalidade “devolver valor”, disponível na plataforma. Por outro lado, é possível também tentar entrar em contato com o banco ou com a instituição financeira responsável pela transação e informar o que houve, na tentativa de conseguir o contato do remetente ou o cancelamento da operação.  

Fraude ou roubo 

Não somente quando comete um engano, você também pode cancelar uma transação do Pix em caso de fraude ou roubo de dados.   

Ou seja, quando um usuário tiver sua conta bancária invadida e uma transferência Pix for feita sem sua autorização, ele deve entrar em contato com o banco ou com a instituição financeira para solicitar o cancelamento da operação. Portanto, nesses casos, o consumidor pode acionar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é uma ferramenta na qual o banco em que o Pix foi feito envia um pedido de estorno para quem recebeu o pagamento errado. Dessa forma, a instituição financeira realiza uma análise de segurança, com prazo de sete dias úteis para o resultado.   

Se o problema for confirmado, a instituição financeira terá 72 horas para avisar o cliente beneficiário que ele deverá devolver o Pix e, então, que ele terá 24 horas para a devolução. Entretanto, se o cliente se recusar, o usuário em questão poderá ser processado criminalmente por apropriação indébita, conforme consta no Artigo 169 do Código Penal.  

Arrependimento de uma compra 

Outra situação de devolução de Pix é em caso de compras on-line feitas por meio desse sistema de pagamento. O Código de Defesa do Consumidor diz que você tem até sete dias para se arrepender de uma aquisição feita pela internet. Portanto, se esse for o caso, você tem o direito do reembolso total do valor.  

Cancelar um Pix agendado 

Existe também a possibilidade de cancelar um Pix agendado. Esse procedimento é simples e pode ser realizado no próprio aplicativo da instituição financeira. Dessa forma, basta buscar na área do aplicativo Pix por “agendamentos” e selecionar aquele que deseja anular. Contudo, é preciso atenção, pois esse cancelamento só pode ser concluído um dia antes da data prevista para o envio do valor. 

Fique ligado! 

Agora você já sabe que é possível cancelar uma transação com Pix em caso de erro ou fraude. Além disso, você também viu que, quando ocorrer, é importante agir com rapidez e seguir as orientações do banco ou da instituição financeira responsável pela transação.  

Entretanto, para evitar qualquer uma dessas situações, você deve tomar algumas medidas de segurança:  

  • Primeiro, cadastre chaves Pix apenas em bancos ou instituições financeiras verificadas;  
  • Além disso, ative o recurso de confirmação da transação, que solicita ao usuário a confirmação de uma transferência antes de finalizá-la;  
  • Adicionalmente, confira todos os dados antes de finalizar e inserir sua senha eletrônica, autorizando a transação;  
  • Não clique em links suspeitos;  
  • Finalmente, não forneça seus dados para pessoas ou sites que você não conhece.  
Leia mais:

O Pix é seguro?

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e continue com a MELVER para mais textos sobre o Pix e outros assuntos relacionados ao mercado financeiro.  

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.