Como criar um Pix?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre como criar um Pix e utilizá-lo. O Pix é simples, seguro, ágil e para ter um basta cadastrar uma chave Pix na instituição financeira na qual você é cliente. Saiba mais neste artigo.

Escrito por

Compartilhe:

O Pix já faz parte da rotina de milhões e milhões de brasileiros por ser uma solução rápida e eficiente de transações eletrônicas financeiras. Assim, esse sistema de pagamentos do Banco Central que foi lançado em 2020 com o propósito de simplificar as transferências de valores com segurança, baixo ou nenhum custo, bem como para ser usado de forma instantânea está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Veja o que você conhecerá neste artigo:  

  • como aproveitar o Pix;  
  • o que é uma chave Pix;  
  • como começar a usar o Pix.  

Como aproveitar os benefícios do Pix? 

Para quem quer utilizar o Pix, basta criar uma chave Pix e cadastrar na instituição financeira que é cliente e que aderiu ao sistema. Assim, qualquer pessoa física ou empresa que tenha uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em um banco, bem como em cooperativa ou fintech participante do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) pode criar uma chave Pix e realizar transações por meio desse sistema.   

Entretanto, é importante lembrar que cada instituição financeira tem suas próprias regras e limites para o uso do Pix. Portanto, é importante consultar os termos e condições da sua instituição financeira para saber mais detalhes.   

O que é uma chave Pix? 

Uma chave Pix é um identificador único que pode ser associado a uma conta bancária para receber transferências instantâneas por meio do sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o Pix.   

Existem alguns tipos de chaves Pix: o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o número de celular, o e-mail, bem como uma sequência aleatória de números gerada pelo BC para cada transação Pix.   

As chaves são cadastradas pelos clientes em suas respectivas instituições financeiras e, então, permitem que as transações sejam realizadas sem a necessidade de informar o número da conta bancária, agência, bem como outros dados que você precisaria informar em outras transações como, por exemplo, TED e DOC. 

Cadastrando a chave Pix 

Primeiro, o usuário precisa cadastrar a chave Pix, o que faz necessário que ele possua uma conta bancária em uma instituição financeira que aderiu ao serviço. O processo de cadastro da chave Pix varia um pouco de acordo com cada instituição financeira, mas geralmente segue os seguintes passos:  

  • Inicialmente, acesse o aplicativo do seu banco ou instituição financeira; 
  • O passo seguinte é procurar pela opção de cadastro de chave Pix; 
  • Em seguida, selecione o tipo de chave que deseja cadastrar (CPF, e-mail, telefone ou chave aleatória);  
  • Então, informe os dados solicitados para a chave escolhida;  
  • Por fim, confirme as informações e finalize o cadastro.  

As instituições financeiras permitem o cadastro de mais de uma chave Pix, então é possível cadastrar várias opções para receber e realizar pagamentos. Entretanto, lembre-se de que cada chave só pode ser cadastrada em uma conta bancária, portanto, é importante verificar se as informações incorporadas estão corretas antes da finalização do cadastro. 

Realizando uma transação com o Pix 

Para fazer uma transação usando o Pix é simples:   

  • Primeiro, abra o aplicativo do seu banco ou instituição financeira e selecione a opção “Pix”;   
  • A seguir, escolha a opção paga pagar com Pix ou enviar um Pix. Você vai precisar informar a chave Pix do destinatário e digitar o valor desejado de transferência;  
  • Após preencher esses dados, confirme se todas as informações estão corretas, se não estiver, volte e corrija o que for preciso;   
  • Por fim, com tudo certo, informe a senha ou use a biometria para a confirmação.   

Entretanto, lembre-se que após confirmada a transação não há a possibilidade de seu cancelamento pelo aplicativo, uma vez que se trata de uma transação instantânea. 

Existe alguma possibilidade de cancelar um Pix? Saiba tudo neste artigo da MELVER. 

Assim, se a transação for concluída com sucesso, você receberá uma confirmação no aplicativo do banco ou instituição financeira. Entretanto, lembre-se de que para usar o Pix, tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter cadastrado uma chave Pix. Além disso, é importante verificar se as informações do destinatário estão corretas antes de confirmar uma transação.  

Leia mais:

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e continue com a MELVER para mais textos sobre o Pix e outros assuntos relacionados ao mercado financeiro.  

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.