CDBs com liquidez diária para a sua reserva de emergência

Aprenda a construir a sua reserva de emergência com CDBs de liquidez diária. Saiba o que são esses CDBs, a importância da reserva de emergência e como montar a sua, considerando liquidez, objetivos e tributação.

Escrito por

Compartilhe:

Se você está lendo este texto é porque você sabe ou já ouviu falar da importância da reserva de emergência. Além disso, você tem a intenção de formar a sua utilizando CDB. 

Então, você está no lugar certo. Neste artigo nós abordaremos o necessário para você começar a montar a sua reserva de emergência utilizando CDBs com liquidez diária. 

Durante os próximos minutos você aprenderá sobre: 

  • O que são CDBs com liquidez diária; 
  • A importância da reserva de emergência; 
  • Vantagens dos CDBs com liquidez diária para a reserva de emergência; 
  • Como montar uma reserva de emergência com CDBs com liquidez diária; 
  • Considerações importantes. 

O que são CDBs com liquidez diária 

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com liquidez diária são investimentos de renda fixa oferecidos por bancos e instituições financeiras. Sendo assim, eles representam uma alternativa para quem busca uma reserva de emergência com acesso rápido aos recursos. 

Esses CDBs permitem ao investidor resgatar o valor investido a qualquer momento, sem a necessidade de aguardar prazos específicos. Dessa forma, a liquidez diária significa que o dinheiro fica disponível para saque imediato, proporcionando flexibilidade e segurança para enfrentar imprevistos financeiros. 

Assim como acontece com todo os CDBs, os CDBs com liquidez diária oferecem remuneração por meio de taxa de juros. Essa taxa de juros pode ser pré-fixada ou pós-fixada, atrelada a algum índice de referência, como a Taxa DI. Essa remuneração é acrescida ao valor investido ao longo do período de aplicação. Ou seja, você não precisa reaplicar os juros recebidos, pois a reaplicação é automática, no esquema de “juros sobre juros”. 

É importante destacar que, mesmo com a liquidez diária, os CDBs podem ter características diferentes, como prazos mínimos de carência ou condições específicas para resgate. 

Quando o CDB possui carência, isso significa que você só terá direito a resgatar o valor aplicado após um determinado período. De outra forma, findado o período de carência você começará a ter o benefício da liquidez diária, antes disso, não. 

Às vezes, o CDB oferece liquidez diária, mas apenas a partir de certo montante. Dessa forma, para poder resgar os valores aplicados, o investidor precisará obedecer ao montante mínimo. 

Por isso, é fundamental verificar as condições de cada oferta antes de investir para formar a sua reserva de emergência. 

A importância da reserva de emergência 

A reserva de emergência é um fundo financeiro essencial para lidar com imprevistos e emergências. Sendo assim, ter uma reserva adequada pode trazer segurança e tranquilidade em momentos de crise. 

Antes de mais nada, uma reserva de emergência consiste em uma quantia disponível para cobrir despesas inesperadas, como perda de emprego, doenças ou acidentes. Ela atua como uma rede de segurança financeira, e dessa forma, evita que você tenha que recorrer a empréstimos ou comprometer investimentos de longo prazo. 

Uma calculadora sobre múltiplas cédulas de dinheiro representando a necessidade de uma reserva de emergência

A importância de ter uma reserva de emergência está em garantir a sua estabilidade financeira e evitar o endividamento excessivo. Assim, ela proporciona uma sensação de controle sobre suas finanças, permitindo que você enfrente crises com mais tranquilidade, mantendo seu padrão de vida e honrando seus compromissos. 

Ao criar uma reserva de emergência, recomenda-se ter o equivalente de três a seis meses das suas despesas básicas guardado. Esse valor pode variar de acordo com o perfil e as circunstâncias individuais. 

Mas deixar o dinheiro guardado debaixo do colchão não é uma opção viável por conta da inflação. E é necessariamente nesse cenário que os CDBs com liquidez diária podem ser uma ótima opção para a formação da sua reserva de emergência. 

Vantagens dos CDBs com liquidez diária para a reserva de emergência 

Os CDBs com liquidez diária são uma opção atrativa para compor a reserva de emergência devido a diversas vantagens que oferecem. Conheça essas vantagens a seguir. 

Acesso rápido aos recursos 

Esses CDBs permitem o resgate dos fundos a qualquer momento, proporcionando liquidez imediata para enfrentar situações emergenciais sem restrições ou penalidades. 

Cliente em frente a um caixa eletrônico depois de efetuar saque representando a necessidade de liquidez diária dos CDBs

Segurança garantida 

Os CDBs são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) em até R$ 250.000 por CPF e por instituição financeira. Dessa forma, é imperativo dizer que o CDB com liquidez diária é perfeito para formar reserva de emergência, pois, a segurança é garantida. 

Aquele que está formando uma reserva de emergência busca acima de tudo uma proteção para o patrimônio. 

Rentabilidade satisfatória 

Mesmo com a alta liquidez, os CDBs com liquidez diária ainda oferecem uma remuneração competitiva em comparação a outras opções de investimento de curto prazo. Isso possibilita o crescimento do capital ao longo do tempo. 

Em outras palavras, a sua reserva de emergência ainda vai lhe dar retorno e crescer ao longo do tempo. 

Diversidade de prazos e valores 

Os CDBs com liquidez diária são disponibilizados em diferentes prazos e valores mínimos de investimento, permitindo adequar a aplicação às suas necessidades individuais e preferências. 

Acesso facilitado 

Muitas instituições financeiras oferecem a possibilidade de investir em CDBs com liquidez diária de forma simples e conveniente. Isso pode ser feito por meio de plataformas digitais, proporcionando facilidade de acesso e gerenciamento dos investimentos. 

Tributação 

Um aspecto que você deve tomar cuidado é a tributação. No CDB com liquidez diária podem incidir dois tributos: o IR e o IOF. 

Ambos possuem alíquotas regressivas. Ou seja, conforme o tempo passa, você recolhe menos tributos. 

Se quiser saber mais sobre a tributação de CDBs, consulte o nosso artigo Monte uma Carteira Conservadora com CDBs. 

Como montar uma reserva de emergência com CDBs com liquidez diária 

Por fim, chegamos naquilo que mais importa: como montar uma reserva de emergência com CDBs com liquidez diária. 

Montar uma reserva de emergência com CDBs com liquidez diária é um processo que requer planejamento e cuidado. Seguindo algumas etapas simples, você pode construir uma reserva sólida e acessível quando necessário. 

Defina seu objetivo 

Determine o valor que deseja acumular na reserva de emergência. Como dissemos anteriormente, recomendamos ter o equivalente a três a seis meses de cobertura das despesas que sustentam o seu estilo de vida. 

Avalie sua capacidade de investimento 

Analise seu orçamento e identifique o valor mensal que você pode destinar para investir em CDBs com liquidez diária. Quanto menor for o valor poupado, maior será o tempo para a formação da sua reserva de emergência. 

Pesquise instituições financeiras 

Busque por instituições confiáveis que ofereçam CDBs com liquidez diária e compare as taxas de remuneração e condições oferecidas. Fique atento às condições de resgate, pois, muitas afirmam oferecer CDBs com liquidez diária, porém, adicionam condições que tornam o resgate inviável. Sendo assim, fique atento! 

Diversifique seus investimentos 

Considere distribuir seu capital em diferentes CDBs com liquidez diária de instituições financeiras diferentes, visando diversificar os riscos e maximizar os retornos. 

É certo que existe a proteção do FGC, porém, essa proteção pode contar com alguma burocracia até acontecer, o que fere o conceito de emergência que se procura. Além disso, a proteção do FGC é limitada a até R$ 250.000,00 por CPF. Sendo assim, assim que você superar esse montante, a proteção será limitada. 

Além disso, é sempre inteligente diversificar seus investimentos. Diversifique! 

📰 Saiba mais:

Diversificação Inteligente: invista em ETFs de Renda Fixa

Diversificação de investimentos: entenda o que é e como fazer

Acompanhe e atualize 

Monitore regularmente seus investimentos em CDBs com liquidez diária, verificando as taxas oferecidas e mantendo-se informado sobre eventuais mudanças no mercado. 

Não se comprometa com decisões ruins. Se um CDB não está remunerando como devia, ou se você encontrou um melhor, troque! Contudo, lembre-se do efeito que a tributação pode ter caso você resgate um CDB muito cedo. 

Esperamos que com essas dicas você consiga formar a sua reserva de emergência utilizando o CDB com liquidez diária. 

Última dica: utilize os recursos com responsabilidade. Respeite o propósito da reserva de emergência e utilize os fundos somente em situações realmente urgentes e imprevistas. 

Continue com a gente para mais conteúdo sobre o mercado financeiro. Continue com a MELVER!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.