O que é o bookbuilding: como funciona a coleta de intenções de investimento

O processo da construção do bookbuilding envolve a coleta de intenção de um ativo por potenciais investidores. O processo é feito de tal forma que espera-se que o preço da ação seja justo para atender a demanda dos investidores e o interesse da instituição emissora.

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O bookbuilding é uma coleta de intenção de compra dos investidores. O bookbuilding ou livro de ordens faz parte das etapas do processo de IPO – oferta pública inicial que tem como objetivo abrir o capital da empresa para ter títulos negociáveis na bolsa de valores.

O processo da construção do bookbuilding envolve a coleta de intenções de potenciais investidores a fim de determinar a demanda pelo ativo e, assim, estabelecer um preço justo.

Para isso, os gestores dos investidores enviam as ordens de demanda aos coordenadores que recebem, processam e armazenam as ordens até a consolidação do preço.

Na etapa da preparação, a empresa  prepara um prospecto, que é um documento que fornece informações sobre o ativo, como  descrição da estrutura, características da oferta e os seus riscos.

O prospecto tem a finalidade de atrair os investidores. Sua divulgação ocorre, geralmente, antes do início do processo de bookbuilding. A empresa também pode selecionar investidores institucionais que serão para participarem da apresentação da oferta através do roadshow, palestras ou eventos com essa finalidade específica.

É interessante frisar que na estruturação da oferta, especialmente na oferta-base, a empresa define o intervalo de preços das ações conforme a situação da empresa e o momento do mercado. Na sequência, o investidor potencial  vai indicar a sua disponibilidade de compra através das ordens de demanda.

Geralmente, as ordens relacionadas à demanda dos investidores institucionais são enviadas aos coordenadores. Cada coordenador recebe as ordens e as consolida para a etapa de precificação.

Sobre a coleta de intenções de investimento

Por exemplo, uma empresa estabeleceu preços indicativos na faixa entre R$10,00 e R$15,00 por ação. Então, os investidores institucionais ou de varejo dão lances dentro dessa faixa de preço e informam quantas ações  gostariam de comprar e qual o valor que estão dispostos a pagar. Cada investidor pode optar em diferentes valores da ação.

Depois que cada investidor fez seu lance, ele repassa a ordem para o coordenador. Então, o papel do coordenador é receber essas ofertas, processar e armazenar as ordens. À medida que os coordenadores vão recebendo as ordens vai se formando o livro de ordens, ou seja,  o bookbuilding até se consolidar a etapa de precificação.

O livro de ordem  é considerado fechado quando já foi definido o valor e a quantidade de ações. Além disso, os coordenadores também definem a quantidade exata para distribuir aos investidores institucionais e os investidores de varejo. Finalmente, os coordenadores distribuem a parcela institucional  e a B3 é responsável pela distribuição no varejo.

A definição do preço justo deve atender à demanda dos investidores e garantir que a empresa ou instituição emissora obtenha o retorno desejado. A definição do preço justo acontece junto com o coordenador da oferta que geralmente é um banco de investimento.

Se a demanda for maior do que a oferta, a empresa pode emitir um lote adicional, desde que tenha sido previsto na preparação da oferta-base. Se ocorrer o contrário, a demanda for menor do que a oferta, a empresa pode optar em cancelar a oferta ou reduzir o preço na oferta-base.

O processo de bookbuilding pode ocorrer de forma privada ou pública. No caso de um bookbuilding privado, as coletas das ofertas ocorre com um grupo restrito de investidores, geralmente, instituições financeiras. No caso de um público, qualquer investidor poderá enviar ofertas.

Por que é importante ter o bookbuilding?

De forma resumida, o bookbuilding é um processo importante para garantir que os ativos sejam precificados de forma justa e transparente. O processo ajuda a proteger os interesses tanto dos investidores quanto das empresas ou instituições emissoras.

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