Como fazer PIX com Cartão de Crédito

O PIX com cartão de crédito é possível e é oferecido por Nubank, Recarga Pay, Digio, Banco BV e Picpay. Ao utilizar o PIX com cartão de crédito, o cliente deve considerar: a taxa de juros, o planejamento financeiro e a oportunidade de amortização.

Escrito por

Compartilhe:

O PIX é uma modalidade de pagamento instantâneo, que permite transferências e pagamentos em tempo real, sem a necessidade de intermediários, criada pelo Banco Central do Brasil em 2020. 

Você informa a chave PIX da pessoa, que pode ser o seu telefone, e-mail, CPF, ou algum outro código criado por ela, e pronto, qualquer valor pode ser transferido instantaneamente utilizando apenas o aplicativo do seu banco. 

Mas se o PIX é uma forma de transferência instantânea, dá para fazer com o cartão de crédito? 

Essa resposta e muito mais você acompanhará neste artigo. 

PIX e cartão de crédito, uma mistura que combina! 

Em tese ainda não é possível realizar um PIX diretamente com o cartão de crédito. Isso porque o PIX funciona apenas com contas correntes e de pagamento, não com cartões de crédito. 

Mas isso não significa que não existem maneiras de utilizar o cartão de crédito para fazer um PIX. Uma opção é utilizar o limite de crédito disponível para transferir dinheiro para a sua conta corrente ou de pagamento, e então realizar o PIX. 

Então, como funciona? 

Funciona assim: você realiza o PIX no valor que desejar, o que vai deixar a sua conta no vermelho. O valor que você tiver negativado com o PIX você usa o limite do cartão de crédito para cobrir. Simples, não é? 

Dessa forma, o PIX em si não constará na sua fatura do cartão de crédito, mas o valor dele, sim. Aí, quando você pagar a fatura, o valor do PIX será coberto por você. 

Qual é a vantagem de se usar PIX com cartão de crédito? 

A grande vantagem de se usar o limite do cartão de crédito para cobrir o valor do PIX realizado é que você pode fazer um PIX mesmo sem ter dinheiro naquele momento. 

Você faz o PIX hoje, mas só cobrirá o valor realizado com o pagamento de sua fatura do cartão de crédito que pode ocorrer em até 40 dias. 

Mas, cuidado: enquanto o PIX “à vista” não cobra qualquer taxa de juros, o PIX com cobertura do cartão de crédito poderá cobrar as taxas do cartão para saque. 

Isso ocorre, pois fazer um PIX e cobri-lo com o cartão não é a mesma coisa que comprar diretamente usando o próprio cartão de crédito. Essa operação é mais similar ao limite de saque do seu cartão, que possui taxas. 

Dessa forma, as taxas que serão cobradas para cobrir o seu PIX com o seu cartão de crédito serão muito próximas daquelas que o seu cartão cobra para a realização de saque. E você já sabe: geralmente, essas taxas giram em torno de 10% ao mês. 

📰 Saiba mais:

Conheça o Pix saque e o Pix troco

Como o PIX está afetando o mercado financeiro brasileiro

Bancos que oferecem PIX com cartão de crédito 

Alguns bancos, via aplicativos, já permitem configurar a cobertura do valor do PIX por meio do cartão. Dessa forma, você não fica “negativo” no limite do cheque especial. 

Além disso, você não precisa fazer duas operações: o PIX e depois a transferência de valores para a sua conta corrente usando o cartão. Eles oferecem tudo em poucos cliques. 

Selecionamos cinco bancos que já oferecem essa conexão entre o PIX e o cartão de crédito, são eles: 

  • Digio;
  • PicPay;
  • Recarga PicPay;
  • Nubank;
  • Banco BV.

A seguir, listamos algumas observações sobre o serviço de Pix com cartão nos bancos que citamos acima.

Digio 

Na Digio é possível realizar o PIX com seu cartão, porém, você estará limitado em até 40% do limite do cartão para usar para fazer a operação. A taxa de juros é de 4,99% ao mês. 

PicPay 

O PicPay  também realiza o PIX com cartão. A taxa de juros é de 4,99% ao mês. 

Recarga PicPay 

No Recarga Pay, você tem o valor descontado diretamente em sua carteira e é possível dividir o valor em até 12 parcelas. Os juros mensais podem chegar a até 9,9%. 

NuBank 

A Nubank oferece a modalidade de PIX com cartão de crédito, porém, há a cobrança de juros de 3,99% mais o IOF. 

A vantagem da Nubank é que você pode parcelar a fatura com o valor do PIX em até 12 meses. Essa é uma ótima opção para aqueles que precisam fazer um PIX de valor alto e precisam honrá-lo em prestações. 

Banco BV 

O Banco BV não cobra qualquer taxa de juros para cobrir PIX com o cartão de crédito. É como se você estivesse fazendo uma compra com o seu cartão e fosse pagar normalmente a fatura em 30 dias sem juros. Só há uma condição: o cliente precisa ter o limite de R$ 1.000,00 no cartão para fazer PIX de até R$ 1 mil por dia. 

Apesar de não haver cobrança de taxas de juros e de serviços, você terá de honrar com o IOF. Dependendo do valor do PIX, esse tributo não terá um grande peso. 

Mas e aí, vale a pena fazer PIX com cartão de crédito? 

A resposta é: depende! 

Não se engane, pois o PIX com cartão é uma operação de empréstimo, portanto, deve ser feita com muito cuidado. 

Portanto, você deverá considerar: 

  1. O seu planejamento financeiro. Nem todo gasto deve se financiado, mas existem aqueles que possuem essa necessidade. Apenas você vai poder dizer se o gasto é digno do seu financiamento, ou não; 
  2. A taxa de juros. As instituições financeiras cobram taxas de juros para a realização de financiamento, logo, esteja ciente de que você vai pagar por isso. É importante que você opte pela taxa de juros mais barata; 
  3. Pagar o mais rápido possível. Quanto mais tempo em um financiamento, mais juros você paga. Dessa forma, sempre que entrar um dinheiro extra, use-o para amortizar o seu PIX com cartão. 

Seguindo essas dicas você poderá fazer um PIX e ter prazo para pagá-lo, e ainda poderá fazer com o conforto de que ele cabe no seu bolso! 

📰 Leia mais:

Curtiu o artigo? Acesse mais conteúdo navegando pelo blog da MELVER e conheça a maior escola do mercado financeiro. 

Veja mais

Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.
Descubra as métricas da assessoria de investimento para alcançar o sucesso. Conheça as estratégias comerciais diferenciadas e saiba como se destacar no competitivo mercado da assessoria.
Empréstimo ou financiamento? Este guia completo desvenda as diferenças entre essas opções, ajudando você a tomar decisões financeiras informadas. Compreenda taxas, prazos e cenários práticos para uma vida financeira mais segura e planejada.