Comprovante falso de PIX: Cuidado

O golpe do comprovante falso de PIX funciona quando o fraudador apresenta um comprovante de PIX falsificado. A vítima sem se atentar aos detalhes aceita o comprovante e conclui a negociação, o que, certamente, vai gerar desconforto, pois ela não receberá mais o pagamento.

Escrito por

Compartilhe:

O PIX é uma modalidade de pagamento que tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros. Porém, assim como em qualquer transação financeira, é importante tomar cuidados para evitar golpes e fraudes. Um dos golpes que vem sendo praticados é o comprovante falso de PIX, que consiste na apresentação de um comprovante de pagamento falso para enganar a vítima. 

O que é o PIX falso? 

máscara de óculos indicando que você deve ficar atento a fraude do comprovante falso de pix

O PIX falso é um golpe no qual o fraudador apresenta um comprovante de pagamento falsificado para a vítima, a fim de enganá-la e obter vantagem financeira. Portanto, fraudadores aplicam esse tipo de golpe em diversas situações, como compras on-line, vendas de produtos ou serviços, aluguel de imóveis, bem como várias outras situações. 

Funciona assim: imagine que você realize a venda de um produto para alguém, e que a forma de pagamento será o PIX. É claro que você vai entregar o produto apenas sob a comprovação de que o pagamento foi feito, certo? 

É aí que mora o perigo: no comprovante de PIX. 

No nosso exemplo, o fraudador apresentará um comprovante que é muito similar ao verdadeiro, mas que na verdade é falso. 

Diante desse comprovante, e do desconhecimento em identificá-lo como falso, você entrega o produto. Aí passam-se os minutos e você percebe que o dinheiro do PIX não foi creditado na sua conta e, finalmente, quando você liga para o banco descobre que o PIX nunca foi feito. 

Porém, neste momento, o fraudador está longe demais, e você já perdeu o produto e, portanto, o seu dinheiro. 

Mas como o comprovante é fraudado? 

Os bandidos são bastante engenhosos e simples em suas soluções fraudulentas. 

O fraudador, por vezes, realiza um PIX para a conta de quem precisa receber o dinheiro, porém, com um valor muito menor do que o combinado. 

Tenha atenção a possíveis alterações nos comprovantes. 

Em seguida, com o auxílio de um programa de edição, ele apenas adiciona alguns zeros e apaga a vírgula. Quando você olha o comprovante, percebe que todos os detalhes estão corretos, como as suas informações bancárias por exemplo. 

Portanto, você nem desconfia de que o número que representa o valor da transação foi alterado. 

📰 Saiba mais:

Cuidado com o golpe do Pix

Como identificar um pix falso? 

Para evitar cair em golpes com o PIX falso, é importante tomar alguns cuidados na hora de receber um comprovante de pagamento. Confira abaixo algumas dicas: 

  • Primeiramente, verifique se o valor da transação e o número da conta de destino conferem com os dados combinados na negociação. Se houver qualquer divergência, não aceite o PIX; 
  • Além disso, certifique-se de que o comprovante de pagamento tem a mesma aparência dos comprovantes emitidos pela sua instituição financeira. A sua instituição financeira sempre emite os papéis da mesma forma; 
  • Por fim, desconfie de comprovantes de pagamento que apresentem erros de ortografia ou gramática, ou que tenham sido enviados por e-mail de endereços suspeitos. Olhe sempre o endereço de e-mail que vem depois do “@”. Geralmente extensões diferentes dos habituais “.com”, “.com.br” e “.org.br” são indicativos de golpe. 

Sempre verifique sua conta para confirmar o recebimento do PIX. 

Verifique o status da transação na sua conta bancária antes de liberar qualquer produto ou serviço. Na dúvida, olhe sempre a sua conta bancária e só libere o produto depois de verificar o crédito na sua conta corrente. 

Denuncie às autoridades 

Imagem de telefone indicando que você deve denunciar possíveis fraudes

Os bandidos operam livremente, porque, muitas vezes, ninguém denúncia. É importante fazermos a denúncia quando estivermos diante de um golpe de PIX falso. 

Caso você esteja diante de uma possibilidade de golpe, não pense duas vezes: diga ao fraudador que você não aceita o comprovante, e que se ele quiser concretizar a transação terá de esperar você consultar o saldo em conta corrente. 

Sempre veja seu saldo. Caso note algo suspeito, entre em contato com a Polícia Civil do seu estado. 

Se ele não quiser esperar, então, trata-se de um golpe com certeza. E quando isso acontecer, entre contato com a Polícia Civil e faça um boletim de ocorrência no seu estado, ou se preferir, vá diretamente à delegacia mais próxima. 

Fui vítima de um golpe do PIX falso, o que fazer? 

Caso você já tenha entregado o seu produto ou realizado o serviço, e só depois descobriu que foi vítima de um golpe, não se desespere. 

Faça primeiro o boletim de ocorrência e em seguida entre em contato com a sua instituição financeira narrando todo o ocorrido. A instituição iniciará uma investigação para descobrir quem é o dono da outra conta. 

Caso eles não consigam cancelar a transação e evitar o seu prejuízo, procure um advogado de sua confiança. Existem escritórios de advocacia por todo o país especializados nesse tipo de fraude. 

📰 Saiba mais:

Como criar um Pix?

Como eu cancelo um pix?

O Pix é seguro?

E aí? Gostou do artigo? Esta é só uma parte de todo o material que a MELVER está disponibilizando para que você se mantenha informado sobre o universo bancário e sobre o mercado financeiro. Conheça a inovação no ensino. Conheça a MELVER. 

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.