Posso tirar a CPA-20 antes do primeiro emprego?

A CPA-20 é uma certificação importante no mercado financeiro, concedida pela ANBIMA. É possível tirá-la antes do primeiro emprego com estudo adequado e estratégia bem elaborada.

Escrito por

Compartilhe:

A CPA-20 é uma certificação de extrema relevância no mercado financeiro. Instituída pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), essa certificação se destaca entre outras no setor. Através dela, profissionais têm acesso a oportunidades de crescimento e reconhecimento em suas carreiras.

Mas, surge a pergunta: é possível tirar a CPA-20 antes do primeiro emprego? Neste artigo, exploraremos essa questão e apresentaremos informações valiosas para os interessados em conquistar essa certificação sem experiência prévia.

Com as informação e estratégia de estudo bem elaborada, candidatos sem vivência no mercado financeiro têm chances de alcançar a CPA-20 antes do primeiro emprego.

Através deste conteúdo, você terá as ferramentas necessárias para compreender os passos para obter a CPA-20, mesmo sem experiência profissional anterior. Para tanto, vamos estudar os seguintes pontos:

  • O que é a CPA-20?
  • Benefícios da CPA-20
  • Requisitos para obter a CPA-20
  • Tirando a CPA-20 antes do primeiro emprego: É possível?

Valorize a sua carreira e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no mercado financeiro. Vamos começar esta jornada juntos!

O que é a CPA-20?

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 20, mais conhecida como CPA-20, é um importante certificado no mercado financeiro. Ela é concedida pela ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

anbimaA CPA-20 atesta o conhecimento e a expertise dos profissionais que atuam na oferta de produtos de investimento. Ela é voltada para quem trabalha em instituições financeiras, como bancos, e lida diretamente com clientes, fornecendo orientações sobre investimentos.

Com ela, os profissionais demonstram sua capacidade de compreender as necessidades dos clientes, fornecer informações adequadas e propor soluções que atendam aos objetivos de todos.

Essa certificação abrange diversos temas, incluindo ética, regulação do mercado financeiro, produtos de investimento e gestão de carteiras. Mas não só, ela aborda em suma todos os assuntos relevantes para o desempenho da atividade profissional no setor financeiro.

Portanto, a CPA-20 é uma conquista valiosa para quem deseja destacar-se no mercado financeiro e oferecer serviços de qualidade aos clientes. Atualmente, os bancos têm usado como filtro a CPA-20 em seus processos seletivos. Em outras palavras, quem não a possui, sequer é chamado para entrevistas.

Pode parecer exagerado, mas somente assim o mercado garante o crescimento e o atendimento adequado do cliente.

Mas a informação mais valiosa que podemos tirar é: obter a CPA-20 é um requisito necessário para adentrar neste maravilhoso mundo dos bancos e das corretoras.

Benefícios da CPA-20

Três mulheres estudando para a prova cpa20 antes do primeiro empregoA CPA-20 traz inúmeros benefícios para os profissionais do mercado financeiro. Com essa certificação, é possível alavancar a carreira e alcançar novas oportunidades. Ao obter a CPA-20, o profissional ganha reconhecimento no mercado e aumenta sua credibilidade perante clientes e colegas de trabalho.

Além disso, a certificação agrega conhecimentos fundamentais e atualizados sobre produtos de investimento, permitindo uma abordagem mais precisa e qualificada ao lidar com os clientes.

Com a CPA-20, surgem mais possibilidades de crescimento na carreira, seja por meio de promoções ou pela abertura de portas em outras instituições financeiras. Ela possibilita uma visão mais abrangente do mercado financeiro, o que é essencial para tomar decisões estratégicas e assertivas.

A CPA-20 também amplia o networking do profissional, conectando-o a outros colegas certificados e potenciais parceiros de negócios.

Em suma, a CPA-20 é uma poderosa ferramenta para quem busca excelência profissional e deseja destacar-se no ambiente competitivo do mercado financeiro.

Requisitos para obter a CPA-20

cubos de madeira com ícones de habilidades e uma pessoa, representando habilidades que um candidato da prova cpa20 deve adquirirA boa notícia é que para se obter a CPA-20 há apenas um único requisito: passar na prova.

É isso mesmo! Não é necessário ter curso superior, estar empregado ou ter qualquer outro tipo de diploma ou certificação. Tudo o que você precisa é passar na prova.

Mas surge uma pergunta interessante que devemos abordar aqui: pode ter o nome “sujo” para fazer a CPA-20? E a resposta é: pode! A famosa restrição de crédito, ou nome “sujo”, não é empecilho para tirar a CPA-20 e obter uma vaga no mercado financeiro.

Porém, muitas instituições não empregam pessoas com o nome com restrições de crédito. E isso faz todo o sentido, afinal, como instituições que ofertam crédito poderiam ter como atendentes pessoas com o nome “sujo” não é mesmo?

Por isso, ter o nome “sujo” não impede de tirar a CPA-20, mas dificulta muito a obtenção de emprego na área. Dessa forma, a nossa recomendação é: trace um plano para “limpar” o seu nome, e em paralelo estude para a prova.

Tirando a CPA-20 antes do primeiro emprego: É possível?

Conquistar a CPA-20 antes do primeiro emprego é uma meta viável para muitos candidatos. Com dedicação e estudo adequado, é possível obter a certificação mesmo sem experiência profissional prévia.

Para isso, o candidato deve estar ciente dos requisitos e conteúdos abordados no exame.

📰 Saiba mais:

Guia completo da certificação CPA-20

Curso preparatório para prova cpa20

 

Investir em cursos preparatórios e materiais de estudo relevantes é fundamental para se preparar adequadamente.

Com uma estratégia bem elaborada, é possível conquistar a CPA-20 antes do primeiro emprego e iniciar a carreira com um diferencial competitivo.

Portanto, não é apenas possível, mas também vantajoso tirar a CPA-20 antes do primeiro emprego e construir uma base sólida para o crescimento profissional no mercado financeiro.

Esperamos que com estes conhecimentos você esteja melhor orientado para tomar a sua decisão.

Continue com a gente. Continue com a MELVER!

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.