Tudo sobre o PEC da ANCORD

PEC da ANCORD é o Programa de Educação Continuada da ANCORD e tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar periodicamente a capacidade técnica dos assessores de investimento. É, ainda, uma exigência para a renovação da credencial dos profissionais de assessoria de investimento e funciona por meio de pontuações em cursos e capacitações.

Escrito por

Compartilhe:

O mercado financeiro é altamente competitivo e meritocrático, mas requer do profissional grandes responsabilidades, uma vez que está em contato direto com a economia de empresas, famílias e, dependendo, também, do Estado.

Dentro desse ecossistema, o assessor de investimento é uma das profissões mais acirradas do mercado e possui grande impacto na cultura financeira dos investidores. Portanto, sua formação contínua e atualização do que abrange a sua competência é fundamental, principalmente, porque estamos, definitivamente, em momentos em que tudo muda o tempo todo.

Além de estar em constante evolução em conhecimento, o profissional que atualiza suas capacidades técnicas e sofistica o atendimento, alinhando-o às expectativas dos clientes está na direção das demandas do mercado, ou seja, diferenciando-se dos demais.

 Uma das formas de buscar constantemente o conhecimento, além das atualizações que o mercado exige dos profissionais é por meio do PEC, o Programa de Educação Continuada. Desse modo, com ênfase no PEC da ANCORD, você vai encontrar neste artigo:

  • O que é o PEC da ANCORD;
  • Como funciona o PEC da ANCORD;
  • Como estudar para pontuar no PEC da ANCORD.

O que é o PEC da ANCORD

Instituído pela CVM por meio da resolução 497/2011, o Programa de Educação Continuada (PEC) da ANCORD visa atualizar e aperfeiçoar as competências do assessor de investimento, assim como renovar seu credenciamento. Portanto, esse PEC é uma exigência para a renovação da credencial do profissional da assessoria de investimento.

Sendo assim, o PEC é um programa em que o profissional credenciado acumula pontos conforme for se atualizando ou adquirindo novos conhecimentos que abrange a sua competência enquanto assessor. Entretanto, é importante ressaltar que as atualizações e os cursos válidos para pontuação precisam ser aceitos pela própria ANCORD.

Essa exigência tem fundamento, pois o mercado financeiro está em constante evolução e requer cada vez mais ética, competência, idoneidade, responsabilidade, bem como as demais características de um excelente profissional. À vista disso, os principais objetivos do Programa de Educação continuada são:

  • Atualizar e aperfeiçoar periodicamente a capacidade técnica dos assessores de investimento;
  • Renovar o credenciamento do profissional;
  • Somar com os demais Programas de Educação Continuada observados pelos demais profissionais dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Como funciona o PEC da ANCORD

O PEC da ANCORD funciona por meio de uma acumulação de pontos, portanto o profissional precisa obter uma pontuação adequada para renovar a sua credencial em um dado espaço de tempo.

Primeiramente, o assessor credenciado terá até 5 (cinco) anos, 60 meses, que finda no mês do aniversário do seu credenciamento, para concluir os seus 150 (cento e cinquenta) créditos. Entretanto, a ANCORD obriga que esta pontuação seja de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo 70 (setenta) pontos por ano. Assim sendo, essa regra contribui também para a organização do tempo e para não perder o prazo.

Além disso, se o assessor não cumprir a pontuação no prazo, poderá renovar seu credenciamento realizando e sendo habilitado em Exame de Renovação do Credenciamento, a partir de 90 (noventa) dias antes da data de término do prazo de execução do PEC. Ou seja, basta fazer e ser aprovado no exame de renovação.

Finalmente, não alcançando a pontuação, não aderindo ao PEC ou não realizando o exame de renovação, o profissional estará impedido pela CVM de exercer as atividades. Portanto, o profissional terá que realizar um novo Exame de Certificação para um novo credenciamento.

📰 Saiba mais:

Como fazer credenciamento na ANCORD

ANCORD: guia completo da certificação mais procurada do mercado financeiro

CPA-20 vs. ANCORD: Comparando as Certificações Financeiras

Como registrar os pontos

Para registrar os pontos, os assessores devem inseri-los no Sistema de Credenciamento, na página da ANCORD, preenchendo o formulário de lançamento de créditos com todas as informações relativas aos pontos a serem acumulados ao longo do ano, referentes a realização de cursos, palestras, seminários e demais atividades, desde que acompanhados das devidas comprovações. Conforme o regulamento do PEC, o formulário exigirá basicamente as seguintes informações:

  • Identificação da entidade promotora do evento, curso, treinamento, seminário, palestras, bem como quaisquer outras atividades educacionais relacionadas;
  • Carga horária e/ou frequência mínima obrigatória, data de início e fim do curso, assim como evento similar para que a pontuação seja creditada de acordo com os critérios estipulados para cada tipo de atividade educacional;
  • Finalmente, quaisquer outras informações devidamente documentadas que possam  colaborar com a análise da ANCORD.

Para o passo a passo:

Página de credenciamento

Primeiramente, acesse o site de Credenciamento ANCORD. Você será direcionado para essa página:

Tela de login antes de cadastrar pontuação no PEC da ANCORD

Inclusão de pontos

Em seguida, dê um clique em “PEC – inclusão de pontos”, conforme a imagem abaixo ilustra:

página principal do programa PEC da ANCORD

Preenchimento do formulário

Preencha os campos de acordo com o que for pedido:

Página de inclusão de pontos no PEC da ANCORD

Termo de aceite

Em seguida, leia o termo de aceite e, se estiver de acordo, preencha o campo concordando com o termo e, por fim, clique em avançar.

Formulário de cadastramento de pontos

 

Envio de documentos

Agora é a etapa de anexar o seu certificado;

Finalmente, salve e envie para análise.

Pronto! Agora é só aguardar a ANCORD analisar e aprovar os seus pontos para computá-los. Para facilitar, a MELVER preparou um tutorial que você pode acessar pelo endereço e preencher quando concluir algum de nossos cursosComo incluir pontos no PEC. 

Como estudar para pontuar no PEC da ANCORD

O profissional tem uma dimensão de opções para estudar e acumular os pontos exigidos. Cursos, eventos, palestras, webinários, eventos presenciais, congressos, pós-graduação, entre outras. Entretanto, são possibilidades que o assessor já insere na sua rotina.

O próprio regulamento traz as opções válidas, assim sendo, o assessor poderá pontuar créditos referentes à:

  • Conclusão de curso superior de graduação, MBA, pós-graduação, Mestrado, Doutorado, com base curricular voltada ao mercado financeiro e de capitais, desde que seja durante o período do PEC;
  • Participação efetiva em atividades educacionais, que incluem cursos, palestras, eventos, webinário, congressos, workshop etc., realizadas por entidades qualificadas, credenciadas e não credenciadas;
  • Ter sido aprovado em Exame de qualificação aplicado pelo mercado, durante o período do PEC.

Pontuação e seu equilíbrio

Os pontos serão contabilizados da seguinte forma, segundo o texto do regulamento:

  • Atividades educacionais realizadas por entidades qualificadas: 3 (três) pontos a cada hora de efetiva participação no evento, sem limitação de pontos;
  • Cursos superiores de pós-graduação, MBA, Mestrado e/ou Doutorado relacionados às atividades do mercado financeiro e de capitais, concluídos no período: 50 (cinquenta) pontos;
  • Cursos superiores (graduação) relacionados às atividades do mercado  financeiro e de capitais, concluídos no período: 10 (dez) pontos por ano letivo aprovado dentro do prazo do PEC;
  • Atividades educativas realizadas por entidades credenciadas: 2 (dois) pontos a cada hora de efetiva participação no evento. Entretanto, a pontuação é limitada de acordo com a entidade, sendo essa limitação de 50 (cinquenta)  pontos no período por entidades credenciadas “não contratantes de AAI” e 30  (trinta) pontos para entidades credenciadas “contratantes de AAI”;
  • Atividades educativas realizadas por entidades não credenciadas: 1 (um) ponto, por hora de participação efetiva no evento, com limite máximo de 20 (vinte) pontos no período.
  • Certificações reconhecidas pelo mercado, sejam elas primeira certificação ou  recertificação, desde que voltadas às atividades de operações ou comercial, durante o período do PEC: 50 (cinquenta) pontos.

O regulamento ainda demonstra duas notas explicativas sobre as atividades e sobre a pontuação: as atividades educacionais, que incluem cursos, palestras, eventos, webinário, congressos, workshop,etc., deverão ter base curricular voltada ao mercado  financeiro e de capitais; e, ao menos 15 (quinze) pontos das atividades educacionais, que incluem cursos, palestras, eventos, webinário, congressos, workshop etc., deverão ter base curricular voltada a assuntos de ética, conduta, compliance, prevenção a lavagem de dinheiro e congêneres.

Pontue no PEC da ANCORD com os cursos da MELVER

Você sabia que a MELVER possui diversos cursos que contabilizam pontos no PEC da ANCORD? E, o melhor, alguns deles são gratuitos. Abaixo, são eles:

Cursos gratuitos

  • Aprenda a investir em ETFs com carga horária de 9 (nove) horas e 18 (dezoito) pontos no PEC;
Curso gratuito da MELVER sobre investimentos em ETFs que valem pontos para o PEC da ANCORD
  • Desmistificando os COEs com carga horária de 4 (quatro) horas e 8 (oito) pontos no PEC;
  • ETFs que acompanham índices da Nasdaq no Brasil com carga horária de 11 (onze) horas e 22 (vinte e dois) pontos no PEC;
  • Carreiras no Mercado Financeiro com carga horária de 11 (onze) horas e 22 (vinte e dois) pontos no PEC.

Cursos pagos

  • O poder das opções com carga horária de 25 (vinte e cinco) horas e 50 (cinquenta) pontos no PEC;
  • Dominando a HP 12c com carga horária de 7 (sete) horas e 14 (quatorze) pontos no PEC;
  • Guia de introdução ao Excel e VBA com carga horária de 5 (cinco) horas e 10 (dez) pontos no PEC;
  • Matemática financeira com carga horária de 28 (vinte e oito) horas e 50 (cinquenta) pontos no PEC;
Curso gratuito da MELVER matemática financeira que valem pontos para o PEC da ANCORD
  • Dominando o LinkedIn com carga horária de 2 (duas) horas e 4 (quatro) pontos no PEC;
  • Tributação sobre renda variável com carga horária de 5 (cinco) horas e 10 (dez) pontos no PEC;
  • Gestão do tempo e organização com carga horária de 1 (uma) hora e 2 (dois) pontos no PEC;
  • Personal Branding com carga horária de 3 (três) horas e 6 (seis) pontos no PEC;
  • Matemática financeira com Excel e VBA com carga horária de 8 (oito) horas e 16 (dezesseis) pontos no PEC.

Formações e mentorias

Curso gratuito da MELVER matemática financeira que valem pontos para o PEC da ANCORD
  • Formação em Opções com carga horária de 93 (noventa e três) horas e 50 (cinquenta) pontos no PEC;
  • Mentoria “Na rota do MF” com carga horária de 55 (cinquenta e cinco) horas e 50 (cinquenta) pontos no PEC;
  • Mentoria: “Alta performance e Produtividade” com carga horária de 19 (dezenove) horas e 38 (trinta e oito) pontos no PEC.

Todos esses cursos, as formações e as mentorias você pode acessar diretamente no site da MELVER pelo endereço www.melver.com.br.

Veja mais

Neste artigo, mostramos um passo a passo para você acessar o site do Bacen e consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em seus mais diversos segmentos, do rotativo do cartão de crédito até o financiamento imobiliário.
Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.