Posso tirar a CPA-10 antes do primeiro emprego? Descubra aqui!

Saiba como usar a certificação CPA-10 como ferramenta para conseguir o primeiro emprego. Conheça a certificação mais procurada do mercado financeiro e saiba como usá-la a seu favor na conquista do primeiro emprego.

Escrito por

Compartilhe:

Se você está pensando em ingressar na área financeira e almeja trabalhar com produtos de investimento, já deve ter ouvido falar da CPA-10. Essa certificação é um importante diferencial no currículo e pode abrir portas para oportunidades de trabalho em bancos, corretoras e instituições financeiras.  Entretanto, surge a dúvida: é possível tirar a CPA-10 antes mesmo de conseguir o primeiro emprego?  

Esta dúvida é recorrente e pode realmente causar certa angústia em quem está pensando em ingressar no mercado financeiro. Portanto, neste artigo, vamos explorar essa questão e esclarecer os principais pontos sobre a CPA-10 e mostrar para você: 

  • O que é a CPA-10 
  • Para quem é destinada a certificação 
  • Quais são os pré-requisitos exigidos pela ANBIMA
  • É possível tirar a certificação antes do primeiro emprego? 

Se você é apaixonado pelo mercado financeiro e quer seguir carreira no segmento, leia o artigo até o fim! 

O que é a CPA-10?

A CPA-10 é a Certificação Profissional ANBIMA – Série 10, oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Ela é um importante selo de qualificação no mercado financeiro brasileiro. 

Essa certificação tem o objetivo de habilitar profissionais para atuar na oferta de produtos de investimento de varejo em instituições financeiras. Essas instituições podem ser bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários. 

O objetivo fundamental da CPA-10 é atestar que o profissional certificado possui o conhecimento necessário para prestar informações adequadas e éticas aos clientes. 

Para quem é destinada a certificação CPA-10?

A CPA-10 é uma qualificação bastante valorizada no mercado financeiro. 

Ela é um diferencial importante para profissionais que desejam construir uma carreira sólida no setor bancário e de investimentos. Além disso, órgãos reguladores algumas instituições financeiras exigem a CPA-10 como um requisito obrigatório para determinadas posições e atividades. 

É através da certificação CPA-10 que os profissionais demonstram que estão comprometidos com a atualização contínua de seus conhecimentos e práticas. Portanto, a certificação contribui para o aumento da confiança dos clientes nas instituições financeiras e na qualidade dos serviços prestados. 

A CPA-10 destina-se a todos os profissionais que trabalham ou desejam trabalhar na área financeira, especialmente na comercialização de produtos de investimento. É direcionada para cargos de assistentes de investimento ou profissionais que tenham contato direto com os clientes na oferta desses produtos. 

Quais são os pré-requisitos exigidos pela ANBIMA?

A boa notícia é que não há pré-requisitos de formação acadêmica ou experiência profissional para fazer o exame da CPA-10. Ou seja, o exame é válido para qualquer pessoa interessada em seguir carreira no mercado financeiro e atuar na comercialização de produtos de investimento. 

A ANBIMA não exige uma graduação específica ou experiência prévia na área financeira para a obtenção da certificação CPA-10. No edital não há nenhuma restrição nem quanto a idade do candidato. 

Portanto, estudantes, universitários, recém-formados e pessoas que desejam migrar de área têm a oportunidade de se qualificar para o mercado financeiro através dessa certificação. 

Estudantes em preparação para prova CPA-10

Porém, é importante lembrar que a ANBIMA recomenda que os candidatos à CPA-10 tenham conhecimentos básicos sobre o mercado financeiro e produtos de investimento. Por isso, é essencial se preparar adequadamente para o exame, estudando os conteúdos específicos que caem na prova. 

Como em qualquer outro exame de certificação, o candidato precisa se dedicar, estudar o conteúdo e, principalmente, ler com atenção o edital. 

Existem regras a serem cumpridas desde o momento da inscrição até o agendamento e realização da prova. Além disso, é importante ter em mente o custo da inscrição. Se você ainda não tem um salário, não se esqueça de se atualizar sobre os critérios de reembolso e cancelamento do exame. 

Se você pretende despender do valor da inscrição, comprometa-se a estudar o conteúdo por completo e aproveitar a oportunidade para se certificar. 

Profissional indo trabalhar após conseguir seu primeiro emprego depois de aprovação na prova CPA-10

Por fim, posso ou não posso tirar a certificação antes do primeiro emprego?

A resposta para a pergunta inicial é clara: sim, você pode tirar a CPA-10 antes do primeiro emprego! 

Essa certificação é uma excelente maneira de se destacar no mercado financeiro e aumentar suas chances de empregabilidade, mesmo sem experiência prévia na área. 

Qualquer pessoa interessada em ingressar no mercado financeiro e atuar na comercialização de produtos de investimento de varejo pode fazer a prova da CPA-10. 

Muitos estudantes universitários e recém-formados optam por obter a certificação CPA-10 para aumentar suas chances de empregabilidade e se destacar no mercado financeiro. Ter a CPA-10 pode ser um diferencial para candidatos a vagas de estágio ou trainee em bancos, corretoras e outras instituições financeiras. 

 Não se esqueça…

Ao obter a CPA-10, você demonstra aos empregadores seu interesse e comprometimento com a carreira financeira. Além disso, reforça que está preparado para atuar na oferta de produtos de investimento de varejo. 

Ou seja, você mostra para os contratantes que tem um caminho claro para seguir em sua trajetória profissional. Isso pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma vaga em bancos, corretoras e instituições financeiras. 

Assim, se você tem interesse em seguir uma carreira na área financeira e trabalhar com produtos de investimento, não espere para tirar a CPA-10. Inicie sua preparação, estude os conteúdos necessários e faça o exame. Tenha um cronograma de estudos e seja fiel à sua preparação. 

 

Porém, lembre-se: obter a certificação não é garantia de empregabilidade. A CPA-10 é um grande diferencial, mas você disputará uma vaga com outros candidatos. Portanto, é comum que haja diversas etapas durante um processo seletivo e você precisa estar atento a isso.  

Tenha em mente que pode haver profissionais mais bem preparados e talvez com mais experiência na área. Assim, respeite o seu momento e procure valorizar sua candidatura com outras habilidades. 

Pesquise a fundo os processos seletivos, procure conhecer as etapas de uma contratação e converse com profissionais que já estão atuando na área. Eles podem ser grandes aliados nesse início da sua jornada profissional. 

📰 Leia mais:

Conheça as principais certificações do mercado financeiro

Essa certificação pode ser o primeiro passo para uma trajetória de sucesso no mercado financeiro! 

Veja mais

Aprenda a contornar objeções em assessoria financeira. Descubra estratégias eficientes para lidar com clientes, prospects e leads. Alcance a alta performance com o MELVER Pro.
Aprenda a fazer prospecção ativa na assessoria financeira. Encontre leads qualificados e conduza-os pela jornada de vendas. Conheça as melhores estratégias com o MELVER Pro.
Conheça técnicas eficazes para captar clientes na assessoria financeira. Descubra como abordar, engajar e converter leads em clientes satisfeitos. Aperfeiçoe suas habilidades com o MELVER Pro.